Celular

08/03/2015 08h50 - Atualizado em 25/11/2015 15h19

Como saber se um iPhone 6 é original? Veja dicas para não cair em golpes

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O iPhone é um dos aparelhos mais pirateados do mundo, devido ao grande interesse entre os usuários, especialmente no Brasil. Tentando levar vantagem no grande interesse que a Apple desperta em usuários do mundo todo, muitas empresas fabricam réplicas, clones praticamente perfeitos dos iPhones, mas com preço muito mais barato e, logicamente, com especificações inferiores. Veja como descobrir se um iPhone 6  é original ou falso e evite golpes.

Dicas e truques do iPhone 6: confira lista com dez funções 'escondidas'

iPhone 6 capa (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Saiba como identificar se um iPhone 6 é falso ou original (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


 Identificando por meio da caixa

A caixa original do iPhone 6 não traz nenhum desenho no telefone na sua face superior. A única coisa que vemos é o formato do próprio iPhone em alto relevo. Portanto, se a caixa do iPhone 6 que você estiver pretendendo comprar possuir algum desenho do celular na parte de cima, você já sabe que ela é falsa.

caixa-iphone-6Caixa original do iPhone 6 não apresenta nenhuma imagem no topo (Foto: Divulgação)

Na parte inferior da caixa do iPhone 6 verdadeiro a Apple coloca várias inscrições, tais como a capacidade do aparelho e uma série de letras miúdas que trazem informações técnicas do aparelho. Essas informações ocupam praticamente toda a parte inferior da caixa. Os iPhones piratas não apresentam nenhuma informação nesta parte da caixa. Assim, é interessante observar esse aspecto também.

O nome “iPhone”, gravado num dos lados da caixa, é na cor do aparelho, ou seja, Cinza, Prata ou Dourado. Já nas caixas dos iPhones falsos, geralmente essa cor vem sempre em dourado, independente da cor do aparelho. E nunca da mesma tonalidade do dourado da Apple, é sempre mais chamativo.

Ao se abrir a caixa do iPhone 6 original, percebemos que a primeira tampa plástica, que fica logo abaixo do aparelho, possui um orifício para a câmera traseira. Nos modelos falsos essa tampa plástica não possui o orifício para a câmera traseira, como na imagem acima.

No envelope que se encontra dentro da caixa do iPhone 6 autêntico, encontramos o clipe para a remoção da gaveta do SIM card. Já no iPhone 6 ilegítimo esse pequeno clipe metálico vem já dentro da caixa, escondido sob o carregador. Às vezes ele nem chega a ser incluído no pacote.

No envelope do iPhone 6 pirata percebemos claramente, por meio do manual que vem nele, que se trata de um aparelho falso. A documentação que vem na caixa original é mais completa e de mais bom gosto, com desenhos e um material mais sólido, além de uma cartela com dois adesivos da Maçã.

Por fim, dentro da caixa, vemos que o verdadeiro da Apple possui três espaços: um para os fones de ouvido, outro para o carregador e o último para o cabo Lightning. Já na caixa do aparelho falso só encontramos dois espaços: um para os fones de ouvido, na parte de cima e outro para o carregador. O cabo fica abaixo da fonte de alimentação. Ou seja, bem diferente do design apresentado na caixa original.

Observe os fones de ouvido. Os fones originais possuem controle de volume e microfone. Alguns modelos pirateados só possuem microfone, sem o controle de volume.

Identificando diretamente no aparelho

A forma mais fácil de saber se um iPhone 6 é original ou não, é testando o seu sensor de digitais, chamado de Touch ID. Os modelos originais apresentam esse sensor no Home Button, por meio de um anel metálico. Ele permite que você cadastre as suas digitais e desbloqueie o aparelho por meio delas. Já as versões falsos não apresentam essa tecnologia, pois ela é muito avançada e até agora só a Apple possui uma tão eficiente e rápida.

touchid (Foto: touchid)iPhones 6 piratas não contam com Touch ID (Foto: Divulgação)

Se você puder comparar os dois, veja na parte traseira o nome “iPhone” bem como as informações referentes aos órgãos governamentais, tais como FCC, Anatel e outros. A do iPhone original se encontra bem mais perto da borda inferior. Os dos modelos piratas ficam mais próximos do centro.

A logo do aparelho original, ou seja, a tradicional maçã mordida que vem em todos os aparelhos da Apple, é menos reflexiva, mais opaca. Já nos aparelhos ilegítimos ela atua muito mais como um espelho, refletindo um número maior de objetos.

Também é muito simples identificar um aparelho original de um pirata por meio do flash da câmera. O flash dos aparelhos falsos é bem mais amarelado que o do verdadeiro. Nos iPhones 6 originais, o flash assume um tom de amarelo misturado com rosa. Isso por que ela é um flash de três tons. Portanto, se o iPhone 6 que você tiver em mãos possuir um flash amarelo, ele certamente é falso.

iphone-6-camera (Foto: TechTudo)O flash do iPhone original é o conjunto de três cores (Foto: TechTudo)

Nas laterais os dois aparelhos são exatamente idênticos, bem como na parte inferior, onde vemos a entrada do fone, os alto-falantes e a entrada para o cabo Lightning. Porém, podemos diferenciar um iPhone 6 falso de um original ao se apertar os botões de Power e os de volume. No iPhone original eles dão um feedback sonoro, como um pequeno “click” ou “tic”. Já no aparelho não falso não vemos isso, parece que os botões são um pouco mais afundados.

Identificando através do software

O software é bem parecido, mas podemos notar algumas inconsistências. Por exemplo, ao se ligar a tela, a frase “deslize para desbloquear” no iOS original tem um efeito de luz, que fica percorrendo toda a frase. Já no iOS pirata a frase é sólida, sem qualquer efeito.

Em alguns modelos falsos o indicador de porcentagem da bateria, que se encontra na parte superior direita, é azul. No iOS original ele é branco. A fonte também muda, nos modelos ilegítimos é uma fonte maior e mais grossa.

Ao deslizar para desbloquear vemos claramente que o iPhone não original apresenta um lag, ou seja, uma travada bem grande para exibir a animação. Já no iPhone 6 verdadeiro isso não acontece, o sistema é bem fluído.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Veja no Fórum do TechTudo

Outra dica legal para se identificar um aparelho pirata é tocar duas vezes no botão Home. Nas versões originais, isso faz com os apps que se encontram no topo da tela desçam para o meio. Esse é um recurso para facilitar o uso do iPhone 6 com apenas uma mão. O iOS falso não conta com este recurso.

Abra os apps nativos, tais como Clima, Bolsa de Valores e outros. Se você já usou um iPhone original com certeza vai notar de cara a diferença. Os apps nativos do iOS pirata só são iguais no ícone, mas internamente são diferentes.

iPhone-6-mão (Foto: Anna Kellen/TechTudo)O iPhone original possui certos apps que vem de fábrica (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Abra a App Store. Se for o iPhone 6 original você vai para a loja de apps da Apple. Agora, se for um modelo falso, ou você vai parar na Google Play ou então em alguma loja de apps chinesa, inclusive com vários, senão todos, os caracteres em chinês. Essa também é uma ótima maneira de se identificar um iPhone falso.

E, por fim, como dica final, veja a versão do sistema operacional. Vá em Ajustes, Geral e depois em Atualização de Software. Lá você verá a versão do seu sistema. Se for o iOS 8.x.x há grandes chances de ser um iPhone real. Mas se lá informar que a versão do sistema é Android, pode ter certeza que você tem em mãos um aparelho falso.

Então é isso. Apesar dos aparelhos falsos serem bem parecidos com os originais, através dessas dicas você conseguirá identificar de várias maneiras se um iPhone 6 é falso ou original.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nikelly Dantas
    2017-09-28T14:06:24

    Como faço pra descobrir se o aparelho é remold? Aconteceu isso comigo. o aparelho veio como problema de fabrica e acabei ficando sem garantia.

  • Bernardo Amaral
    2015-03-09T08:31:05  

    SE FOR IPHONE VERDADEIRO ELE DOBRA NO BOLSO IGUAL UM BUMERANGUE. CELULAR DE VERDADE SE CHAMA GALAXY NOTE 4, S6 E NEXUS 6, SEM MAIS!

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2015-03-09T08:31:05  

      iPHONE é o melhor de todos , não mudo por nenhum ! IOS mil vezes melhor que android .

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2015-03-09T08:31:05  

      Fanboys são engraçados... Hahaha

  • Ubiraney Mendes
    2015-03-08T12:40:04  

    Desculpem me,mas se as diferenças forem estas informadas aqui.Será melhor comprar a réplica com o preço bem mais em conta...

    recentes

    populares

    • Ubiraney Mendes
      2015-03-08T12:40:04  

      O proprio steve jobs disse que o iphone é só para quem pode pagar pelo seu preço

    recentes

    populares

    • Ubiraney Mendes
      2015-03-08T12:40:04  

      KKK COMPREI UM NA 25 DE MARCO MUITO MELHOR QUE O COMPRADO EM MINHAS FERIAS EM NY. - 25th Ave, Queens, NY, USA

  • Guilherme Ferrari
    2016-06-01T12:50:47  

    Muito obrigado, vocês são nota 10, desmascarei uma vendedora pedindo pra testar o sensor de digitais hahahahahahaha quase que me lasco

    recentes

    populares

    • Guilherme Ferrari
      2016-06-01T12:50:47  

      kkkkkkk reagiu rápido soldado

  • Fabiana Ribeiro
    2016-08-27T09:39:17

    Sempre achei estranho essas pessoas que vendem original com quase dois mil de diferença ninguém é tão bonzinho assim

  • Pierre Cruz
    2015-10-21T16:42:05  

    Entao... hj eu peguei um iPhone 6 Plus que um cara veio me oferecer aqui na costa do Marfim por 250 dólares.... comparei tudo, absolutamente tudo com o que está aqui e era TUDO igual, até o fingerprint funcionou, m m entrei no siri, e estava escrito íris que é do android ... Hahahahhahaha os falsificadores estão fica bons ou quase...

    recentes

    populares

    • Pierre Cruz
      2015-10-21T16:42:05  

      vai nessa, tem replicas q são extremamente fieis, sensores funcionam muito bem, e não vem com Play Store e sim uma loja visualmente semelhante a App Store mas apenas com apps mais usados. No final fica quase idêntico, difícil um usuário leigo perceber que é replica.

    recentes

    populares

    • Pierre Cruz
      2015-10-21T16:42:05  

      Kkkkkk

  • Gabrielle Andrade
    2016-01-21T08:41:50

    É por isso que so compro iphone em loja de confiança

  • Hugo Cunha
    2015-03-08T20:20:48  

    a maioria das pessoas que compram o falso já sabem que é falso !!!! resumindo materia inutil

    recentes

    populares

    • Hugo Cunha
      2015-03-08T20:20:48  

      Entao pq vc veio nessa materia ?

  • Gabriel
    2015-03-08T16:18:24  

    Fanboys iludidos pela apple, compra um celular mais caro que um galaxy, e que ainda não faz nem a metade das funções de um samsung, só compram pq esta na moda, se liga povo !

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-03-08T16:18:24  

      O problema e que tem gente que não tem dinheiro pra comprar um aparelho considerado pelo mercado um aparelho de luxo. Beijinho do ombro pra vocês.

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-03-08T16:18:24  

      Veja a lista dos smarphones com mais reclamações. De 10, só tem dois iphones, todo o resto é android em 90% e 10% da windows phone.

  • Ney Costa
    2015-06-19T12:55:42

    alguem me ajuda :( ? as duas camera do meu iphone na0 ta pegando tudo escuro , so que eu troquei as duas cameras , e nao funciona acho q e problema de palca . tem concerto ? alguem sabe me dizer ?

  • Linguador
    2015-03-08T13:45:21  

    Vocês já repararam que existem milhares de celulares com Android, mas não tem nenhum presta?

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-03-08T13:45:21  

      "mas so algumas milhares de retardadas pagam 4 mil num iphone que nem é a prova de agua??? pode???? kkkkkkkkkkkkkkkkkk" Detalhe, tão amado galaxy S6 de vcs também não é a prova d'agua e custa mais caro que o iphone. e pagar 4.000 reais em um aparelho ja é difícil, com android ainda, é sacanagem.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-03-08T13:45:21  

      O mercado de luxo ainda está a todo vapor, mesmo as pessoas não tendo nem o que vestir, comer, querem comprar luxo, deixem isso para quem pode, para os ricos. Os políticos podem comprar.

  • Gustavo Rangel
    2015-03-08T11:44:33  

    É fácil descobrir as falsificações! Os iPhones falsos vem escrito "Samsung".

    recentes

    populares

    • Gustavo Rangel
      2015-03-08T11:44:33  

      Marcio Viterbo Existe algo chamado Jailbreak que libera o motor dessa Ferrari, procure se informar mais.

    recentes

    populares

    • Gustavo Rangel
      2015-03-08T11:44:33  

      Wagner Andrade BELO COMENTÁRIO MEU AMOR, HJ TEM 69, VC ME PROMETEU

  • Tiago Iphone
    2015-03-09T10:28:36

    COMPROVADO, O IPHONE É O PREFERIDO PELAS MULHERES E CLASSE GLS,,FATO. EM QUAL DESSAS CLASSES VC ESTA???????

  • Mario Castro
    2015-03-09T09:27:19  

    Tento imaginar o quanto $$$$ a Apple esta pagando, todo dia tem reportagens da marca no site Market puro...

    recentes

    populares

    • Mario Castro
      2015-03-09T09:27:19  

      O TechTudo tem feito tantas reportagens da Samsung quanto da Apple, e se eles estiverem pagando pelas reportagens isso se chama publicidade e não marketing...

  • Tiago Iphone
    2015-03-09T10:30:40

    NOS EUA ATE UM FAXINEIRO TEM IPHONE, ATE UM VARREDOR DE RUA,,LA É XING LING,,AGORA AQUI A APPLE PRATICA EXTORSÃO (4.500,00) E OS TROUXAS SE MATAM PRA COMPRAR,,E AI VEM AQUI DAR UMA DE RICOS E INTELIGENTES..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BRASILEIRO É BURROOOOOOOOOO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Tiago Iphone
    2015-03-09T10:27:07

    SE VC GASTAR 4 MIL NUM IPHONE SO PARA ENTRAR NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TIRAR FOTINHAS E ALGUEM TE CHAMAR DE BURRO NÃO LIGUE,,,,POIS SO PARA FAZER ISSO, ATE UM CELULAR DA ALCATEL SERVE. POVO BURRO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Cláudio
    2015-03-09T10:25:32

    E a bateria consertaram? ou ainda está durando 3 horas em stand by?

  • Luiz Eduardo
    2015-03-09T10:09:17

    Android já superou o iOS á muito tempo, eu não sei o que vocês tem pra fala do Android, o tradutor do iOS e do Google, o GPS e do Google (Google Maps), a maioria aqui baixa o Google Chrome de Navegador, então povo faz favor né, nas ultimas atualizações copiaram o teclado Swype do Android, e só no iOS 8 que saiu o temporizador de foto, quem tem iphone 4S pra baixo não consegue por time nas fotos, coisa que já tinha no Android 2.3, iPhone de Smart não tem nada, deveria se chamar de ControllerPhone, ele transforma em zumbi as pessoas que os possuem. FATO!!!

  • Paulinho Gogo
    2015-03-09T09:31:26

    O governo federal tinha que financia o iphone assim como faz com o minha casa minha vida...

  • Paulinho Gogo
    2015-03-09T09:26:37

    O governo federal tinha que financia o iphone pra população,assim como faz com o minha casa minha vida.

  • Diana Silva
    2015-03-09T09:17:46

    o Samsung é tão bom que a última versão é IDÊNTICA ao iphone.

  • Valderi Silva
    2015-03-09T09:12:09

    Simples, é só entrar em configurações avançadas e procurar por algum caractere chinês. Se os há, já era.

  • João Caminhão
    2015-03-09T09:09:36

    Apple é Apple, o resto é resto.

  • Alisson Neri
    2015-03-09T09:06:51

    Não precisa de nada disso. É só entrar na App Store. Se for original, é fácil reconhecer. só existe uma, se for falso, abrirá a Play Store do Google, ou algo similar. Rápido e simples.

  • Manoel Martins
    2015-03-09T09:06:48

    comprei meu iphone 6 em vegas na loja da apple engraçado nao veio com o clipe pra abrir a gaveta só por isso é falso ?? e pra quem fala do galaxy é pq nunca teve iphone