Internet

30/04/2015 13h58 - Atualizado em 30/04/2015 13h58

Como reduzir o consumo de memória do Firefox

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Se o seu Mozilla Firefox está mais lento do que o normal, ou apresentando falhas e travamentos, sua memória pode estar comprometida. Isso acontece porque algumas vezes ele usa mais memória RAM do que deveria. Veja dez dicas para ocupar menos espaço e melhorar o desempenho do browser.

As 23 funções ocultas e os easter eggs mais curiosos do Mozilla Firefox

Firefox Logo (Foto: Reprodução/Firefox)Veja como ocupar menos espaço e melhorar o desempenho do Firefox (Foto: Reprodução/Firefox)




Atualização da versão: A versão mais recente do navegador costuma incluir melhorias no uso da memória, então mantenha seu navegador sempre atualizado.

Extensões e temas: Extensões e temas podem fazer com que o navegador consuma mais memória que o normal. Para saber se esse é o caso, inicie o Firefox em modo de segurança e observe o uso da memória. Se o desempenho do navegador melhorar, considere desinstalar os plugins. 

Conteúdo intrusivo: Muitas páginas da web possuem conteúdos desnecessários que acabam consumindo muita memória. Para evitar isso, existem duas extensões indicadas: Flashblock e NoScript.

Plugins: Plugins para exibir conteúdos especiais podem consumir grande espaço no navegador. Para impedir que isso aconteça, atualize seus plugins e, se o problema persistir, desative-os.

Aceleração de hardware: É importante verificar se a aceleração de hardware do Firefox está ativada, pois ela facilita o uso da memória caso exista alguma placa gráfica com memória dedicada.

Reiniciar o Firefox: O desempenho do navegador pode piorar caso ele seja usado por um longo período de tempo. Por isso, é aconselhável reiniciar o Firefox periodicamente. Lembre-se que é possível configurá-lo para salvar as abas e janelas abertas e restaurar a sessão anterior.

Menos abas:  Quanto mais abas estiverem abertas, mais memória será consumida, podendo fazer com que o desempenho do navegador caia. Uma dica é selecionar "adicionar abas" em "Favoritos", marcar um conjunto de guias como favorito e acessá-las facilmente somente quando necessário. 

Aplicativos: Ter muitos aplicativos rodando ao mesmo tempo no computador pode causar lentidão. Procure encerrar aqueles que não forem essenciais.

Ferramenta de solução de problemas: A página "about:memory" permite identificar e solucionar problemas bem específicos da memória. Ainda, o botão "Minimizar o uso da memória" pode reduz imediatamente o uso e ajudar a melhorar o desempenho do browser.

Adicionar RAM: Se você executou todas as dicas deste tutorial e o problema persiste, talvez a melhor opção seja investir em mais memória para o seu dispositivo. Não é caro e irá melhorar muito o desempenho da sua máquina.

Via Mozilla

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares