Redes sociais

14/04/2015 08h01 - Atualizado em 19/07/2016 15h39

Telegram: veja como funciona o aplicativo mensageiro rival do WhatsApp

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Telegram é um aplicativo mensageiro gratuito, rival do popular WhatsApp. Para fazer frente ao concorrente, o app é incrementado com diversos recursos, sendo possível criar grupos, enviar imagens para seus amigos e demais configurações específicas. Quer saber como usar o Telegram? Então confira as dicas neste tutorial.

Videochamada, WhatsApp Plus e mais: lista traz boatos sobre o mensageiro

Criar uma conta

É bem simples criar uma conta no Telegram, já que é necessário apenas adicionar seu número do celular, como se fosse o WhatsApp, sem precisar de login e senha. Inicie o cadastro tocando no botão “Comece a conversar”, em seguida digite o número com formato código DDD +número do celular. O exemplo ficaria: 2199999-9999, para o Rio de Janeiro.

Inicie o cadastro no Telegram adicionando seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o cadastro no Telegram adicionando seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Não recebeu o código de verificação do Telegram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

Encontrar amigos

A primeira tela do Telegram mostra suas mensagens com os amigos. Mas antes disso é necessário encontrar os amigos que já tem instalado o app, e que podem conversar com você. Para isso toque no menu lateral com “três linhas”, na lateral esquerda, e acesse “Contatos”. O app faz a sincronização automática com o número de seus amigos.

Encontrando seus amigos no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontrando seus amigos no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Iniciando uma conversa: envie imagens, emoticons e mais

Para começar um bate-papo com seu amigo, clique no ícone azul com um “lápis”. Será aberta uma lista com todos seus contatos: toque naquele que desejar enviar uma mensagem. Basta digitar um recado em texto com o teclado digital e adicionar um emoticon engraçado para dar mais expressões na conversa. Para isso toque no ícone com uma “carinha feliz”.

Escreva mensagens e adicione emoticons engraçados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escreva mensagens e adicione emoticons engraçados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para enviar imagens, vídeos ou arquivos, toque no ícone de clipes e selecione o item na aba que abrir. O app vai te encaminhar para a Galeria do smartphone. Toque nas imagens ou mídias que deseja mandar e conclua em “Enviar”. Um recurso interessante é o envio de uma gravação em voz: para isso pressione o botão de “microfone” e fale o que desejar. Para enviar basta soltar o item.

Envie imagens, arquivos e recados em áudio pelo mensageiro (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Envie imagens, arquivos e recados em áudio pelo mensageiro (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Criar um grupo ou chat secreto

O Telegram permite montar grupos com seus amigos para enviar mensagens para todos e até iniciar conversas “secretas” com determinado contato, para manter sua privacidade. Para acessar toque no menu lateral com “três linhas” e selecione o tipo de grupo ou conversa que deseja iniciar. A conversa secreta é individual e basta tocar no icone com seu contato. No caso do grupo, você poderá adicionar até 199 pessoas para trocarem mensagens. Confirme no item de “check”, no topo direito.

Criando um novo grupo ou enviando uma mensagem secreta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Criando um novo grupo ou enviando uma mensagem secreta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Silenciar e excluir conversas

O Telegram permite silenciar e excluir conversas com seus contatos. Para excluir uma conversa basta tocar no menu do topo direito, indicado por “três pontos”. Depois basta confirmar em “Ok”. O modo para silenciar notificações de novos recados pode ser ativado pelo período de tempo em 1 hora, 8 horas ou 2 dias. No mesmo local é possível desativas.

Silenciar ou excluir conversas com contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Silenciar ou excluir conversas com contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Configurações e colocar em português

Para acessar as configurações mais específicas do Telegram, toque no menu no topo esquerdo e selecione o item “Configurações”. Será aberta uma tela com todos os ajustes. Nele é possível acessar os modos de “Notificações e Sons”. Na tela seguinte desative alertas, confirmação do recebimento de mensagens, ativar cor de LED para alertas, notificação pop-up e mais. Selecione as que preferir.

Configurações de notificações e sons no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configurações de notificações e sons no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Em “Privacidade e Segurança” bloqueie contatos, confirme quem pode ver o horário do seu último acesso, trocar senha, encerrar sessões ativas e mais. Para colocar o app em português, selecione “Idioma” e selecione a lingua que desejar.

Como restaurar as mensagens do WhatsApp? Veja no Fórum TechTudo

Configurações de privacidade e segurança além da troca de idioma para português (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configurações de privacidade e segurança além da troca de idioma para português (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para personalizar sua foto de perfil, role a mesma tela até o topo e toque no ícone de “câmera”. O app vai te direcionar para a Galeria de imagens: selecione a foto, corte e finalize em “Aplicar”.

Adicionando uma imagem nova de perfil (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicionando uma imagem nova de perfil (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora com essas dicas você vai poder aproveitar mais das funções do Telegram e conversar com seus amigos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jaciara Souza
    2016-08-21T20:52:37

    não consigo apagar conversas do grupo

  • Evandro Borges
    2016-03-08T15:38:11

    Muito boa todas as dicas. Porém ainda não consigo excluir "conversas do grupo", a dica de excluir só funciona com conversas entre contatos individuais.