Mouse

06/04/2015 08h00 - Atualizado em 06/04/2015 08h00

PC gamer: como escolher mouse e teclado ideais para jogar?

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Mouses e teclados podem parecer itens indiferentes na hora de jogar em computadores, mas não são. Um PC gamer precisa que todos os detalhes estejam corretos para aproveitar ao máximo a experiência dos jogos. Pensando nisso, o TechTudo preparou algumas dicas para te ajudar na compra de seu mouse e teclado gamer.

Confira dicas de como escolher um HD para montar um PC gamer

pessoa jogando (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Mouses e teclados também são importantes itens na hora de jogar em PCs (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Como escolher um mouse

1. Resolução

Responsável pela sensibilidade do mouse, a resolução é medida por DPI (Dots Per Inc, ou pontos por polegadas, em português). Quanto maior for o seu valor, mais sensível o mouse será.  Mas para os gamers, o ideal é que se tenha um periférico que possa ter opção de configuração de DPI, uma vez que cada jogo precisa de uma sensibilidade diferente. Um game FPS (First Person Shooter), por exemplo, precisa de um DPI muito alto, já que é necessário ter alta sensibilidade para atirar nos oponentes.

Mouse gamer G502 Proteus Core, da Logitech (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Mouse gamer G502 Proteus Core, da Logitech (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Para se ter noção do número de DPI, um usuário comum precisa somente de 400 ou 600 DPI. Já aquele que utiliza o computador para trabalhar com imagens precisará de um DPI mínimo de 800. Os mouses gamers podem chegar até 3.000 DPI.

2. Taxa de Captação

Também chamada de tempo de resposta, a taxa de captação trabalha diretamente com a sensibilidade. Isso porque ela se refere à capacidade do mouse de trocar informações com o computador. Ou seja, quanto maior o valor, mais rápido seu computador responderá ao comandado dado.

Medida por Hertz (ciclos por segundo), em geral os mouses gamers têm taxa de captação com configurações que variam entre 125, 250, 500 e 1.000 Hz. O jogador pode mudar esse valor conforme seu gosto e necessidade para cada game.

3. Anatomia

A anatomia do mouse dependerá das mãos de quem estiver o utilizando. No mercado, há diferentes tamanhos e tipos de periféricos. Só para se ter ideia, existem três tipos de “pegadas”: Palm Grip, Tip Grip e Claw Grip. O primeiro é o mais popular, deixando a palma da mão inteira sobre o mouse, sendo normalmente o mais confortável.

Mouse Razer (Foto: Divugação/Razer)Alguns mouses oferecem a possibilidade de ajustar as suas medidas (Foto: Divugação/Razer)

Porém, o mais indicado para quem irá jogar é o Claw Grip. Com ele, a mão fica mais arcada e os dedos com menos contato no mouse, como se fosse uma garra. Esse periférico traz mais agilidade e precisão ao controle.

A opção Tip Grip faz com que o mouse fique nas pontas dos dedos. São mouses mais leves e ágeis e, portanto, mais velozes. Porém, a precisão não fica tão boa, já que é mais difícil controlá-lo.

4. Layout

O layout e a anatomia andam lado a lado. Isso porque os mouses possuem diferentes botões que podem interferir na anatomia. Por exemplo, não é possível comprar um mouse muito pequeno com diferentes funções.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

O peso também pode diferenciar na experiência do jogo. Mouses muito pesados podem prejudicar os movimentos, enquanto leves demais podem diminuir a estabilidade. Por isso, muitos mouses já possuem pesos que podem ser colocados ou removidos para ficar no valor ideal para cada jogador.

Como escolher um teclado

1. Tempo de Resposta

Assim como com os mouses, um dos quesitos mais importantes em teclados gamers é o tempo de reposta. A grande diferença é que a medição tem dois diferentes padrões: taxas de relatórios e tempo de resposta. Ambos são medidos em Hz, mas as taxas de relatórios devem ser cada vez maiores e o tempo de respostas cada vez menores.

Teclado gamer razer (Foto: Divulgação/Razer)Tempo de resposta dos teclados também interfere nas jogadas (Foto: Divulgação/Razer)

2. Informações Instantâneas

Um dos problemas mais comuns nos teclados é o ghosting. Ele ocorre quando o periférico não consegue responder ao comando de diversas teclas sendo pressionadas ao mesmo tempo. Isso acontece, normalmente, quando mais de três teclas são usadas ao mesmo tempo.

Os fabricantes especializados em games têm, então, diferentes técnicas para acabar com o ghosting. Existem teclados que podem chegar a registrar 20 diferentes comandos de uma vez.

Teclado Razer Black Widow (Foto: Divulgação)Configurações ajudam acabar com ghosting (Foto: Divulgação/Razer)

3. Funções

Diferentes funções e atalhos podem ser cruciais para os jogadores. Muitos teclados possuem diferentes atalhos já programados, como aumentar e diminuir volume e brilho da tela. Eles podem ser ainda mais tecnológicos, como memória interna e teclas programáveis para cada perfil de jogador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Igoor Liima
    2015-04-06T08:58:36  

    Os da Razer são os melhores para jogos de Tiro FPS

    recentes

    populares

    • Igoor Liima
      2015-04-06T08:58:36  

      eh....nao

  • Luiz Felipe
    2015-04-09T14:41:16  

    Com relação aos mouses ta ok a matéria, agora o teclado ....., teclado para jogos são teclados mecânicos e fim de papo. Outra coisa, Razer é só marca e pouca qualidade, são poucos os produtos que valem a pena mas o preço é extremamente abusivo tendo outras opções bem melhores e bem mais em conta

    recentes

    populares

    • Luiz Felipe
      2015-04-09T14:41:16  

      Rodrigo Silva: Compra Mouse Logitech e teclado mecânico

    recentes

    populares

    • Luiz Felipe
      2015-04-09T14:41:16  

      mouse logitech g403 e teclado redragon kumarara (k552) ou ck104/108

  • Gabriel Soares
    2016-10-17T19:21:05

    Na verdade jogadores profissionais (pelo menos de fps) usam mouses com dpi BAIXA, e não ALTA. Usam em torno de 400 a 600 dpi

  • Alex Bachini
    2016-05-05T17:00:46

    "Um game FPS (First Person Shooter), por exemplo, precisa de um DPI muito alto, já que é necessário ter alta sensibilidade para atirar nos oponentes." Nossa cara! QUE BESTEIRA! Perdendo totalmente a credibilidade na matéria

  • Denis Furtado
    2015-09-23T17:45:10

    Teclados nunca serão iguais. Altura da tecla, resposta, e mesmo distancia entre teclas (anatomicidade), darão todo um valor diferencial. Fora o ghosting...