Internet

26/05/2015 11h24 - Atualizado em 26/05/2015 11h24

Como acelerar o Firefox ativando a função HTTP Pipelining; veja dica

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você não está contente com a velocidade do Firefox e quer acelerar o navegador, confira como ativar o HTTP Pipelining e fazer outro pequeno ajuste que pode ajudar. Essa mudança irá reduzir a latência no carregamento das páginas web e, consequentemente, deixará sua navegação bem mais rápida.

Sete segredos da barra de busca do Firefox que vão agilizar sua vida

Descubra como ativar o HTTP Pipelining para deixar o Firefox mais rápido (Foto: Divulgação)Descubra como ativar o HTTP Pipelining para deixar o Firefox mais rápido (Foto: Divulgação)

Como o Firefox é um navegador multiplataforma, a mudança pode ser feita nele em qualquer um dos sistemas operacionais suportados pelo aplicativo que tenha essa configuração disponível.

Passo 1. Abra o Mozilla Firefox. Quando a janela do programa aparecer, digite o comando “about:config” (sem aspas) na barra de endereços e tecle Enter;

Acessando as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Será exibida uma mensagem de alerta. Para poder acessar as configurações do Firefox clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!” ;

Confirmando que será cuidadoso ao mudar as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando que será cuidadoso ao mudar as configurações do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. No campo “Localizar”, digite “network.http.pipelining”. A configuração padrão desse parâmetro é “false”, o que significa que ela está desativada. Clique duas vezes sobre o item para alterá-lo para “true”.

Ativando a opção ativando o HTTP Pipelining no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a opção ativando o HTTP Pipelining no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se a rede em que seu PC está conectado fica por trás de um proxy de algum tipo, é necessário fazer um passo adicional para que isso funcione.

Ainda na janela about:config, digite “network.http.proxy.pipelining” no campo “Localizar”. A configuração padrão desse parâmetro também é “false”, o que significa que ela está desativada.

Por isso, clique duas vezes sobre o item para alterá-lo para “true”;

Ativando a opção network.http.proxy.pipelining (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a opção network.http.proxy.pipelining (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Além de apenas ativar o HTTP Pipelining, você pode rapidamente tornar o Firefox um pouco mais rápido, forçando o seu navegador a utilizar o novo sistema de cache HTTP da Mozilla.

Para isso, acesse a janela about:config e digite “browser.cache.use_new_backend” no campo “Localizar”.

A configuração padrão desse parâmetro é “0″, o que significa que ela está desativada, por isso, clique duas vezes sobre o item para alterá-lo para “1″ e confirme, clicando no botão “OK”.

Ativando a opção browser.cache.use_new_backend no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a opção "browser.cache.use_new_backend" no Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Feitas essas mudanças, o Mozilla Firefox ficará bem mais rápido e você poderá navegar melhor e perder menos tempo. 

Qual é o melhor navegador? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares