Sistemas Operacionais

05/05/2015 09h00 - Atualizado em 05/05/2015 09h00

Como ativar o recurso Auto Completar do Prompt de Comando do Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Para agilizar a digitação no prompt de comando, o Windows permite que você use a tecla TAB como atalho para o recurso AutoCompletar, que preenche nomes de comando e pastas automaticamente. Porém, em alguns casos, uma configuração pode impedir a funcionalidade. Confira como resolver.

Como desativar o prompt de comando no Windows

Ative o autocompletar do Prompt de Comando do Windows e acelere sua digitação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ative o autocompletar do Prompt de Comando do Windows e acelere sua digitação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Clique no menu Iniciar e digite “regedit” para aparecer a opção do Editor do Registro. A seguir, clique com botão direito sobre ele e selecione a opção “Executar como administrador” e autorize a execução do programa;

Executando o registro do Windows pelo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o registro do Windows pelo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Lembre-se de fazer um backup do registro do Windows, o que pode ser feito clicando no menu Arquivo e escolhendo a opção “Exportar…”;

Fazendo um backup do registro do Windows  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo um backup do registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Command Processor.

Acessando HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Command Processor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Command Processor" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Dê um duplo clique sobre a chave “CompletionChar”. Na janela que aparece, substitua o valor existente pelo número “9″, para definir a tecla TAB como atalho para o recurso.  Se quiser definir a tecla Ctrl + D substitua o valor existente pelo número “4″. Caso queira usar Ctrl + F, digite “6″ no campo de dados. No final, clique no botão “Ok” para salvar as alterações.

Modificando a chave CompletionChar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando a chave "CompletionChar" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Dê um duplo clique sobre a chave “PathCompletionChar”. Na janela que aparece, substitua o valor existente pelo número “9″ para definir a tecla TAB como atalho para chamar o recurso.  Se você quiser definir a tecla Ctrl + D como atalho substitua pelo número “4″ ou se quiser usar Ctrl + F, digite “6″ como o valor do valor campo de dados. Quando terminar, clique no botão “Ok” para salvar alterações.

Modificando a chave PathCompletionChar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando a chave "PathCompletionChar" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Certifique-se ambas as chaves que foram editadas nos dois últimos passos tenham os mesmos valores. Caso contrário, a configuração não funciona como deveria. 

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Romariz
    2015-05-05T14:35:32

    Útil, mas pra mim continua não funcionando... =/

  • Ivan Junior
    2015-05-05T09:30:11

    Aleluia! Um artigo útil para nossas vidas! Parabéns ao Edvaldo Brito.