Mouse

31/05/2015 06h00 - Atualizado em 23/10/2017 17h28

Pendrive não reconhece? Veja como resolver o problema no seu Windows

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Um erro bastante comum em relação a pen drives é o Windows não reconhecer o dispositivo. A causa pode ter origem em diversas situações, mas a correção é bem mais simples do que se pensa. Veja este tutorial e saiba como fazer o sistema voltar a ler seu pen drive. O procedimento pode ser reproduzido no Windows 7 e 8.

Aprenda a criptografar o pen drive e aumente a segurança de seus dados

pen-drive-sandisk-para-smarts (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Resolver problema de não leitura de pen drive pelo Windows não é complicado (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Passo 1. Clique no menu “Iniciar” e selecione “Painel de Controle”;

Caminho para Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para "Painel de Controle" do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Digite “ferramentas administrativas” na caixa de busca, localizada no canto superior direito. Clique no link que aparecer na janela, conforme indicado na imagem abaixo;

Destaque para link das ferramentas administrativas do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para link das ferramentas administrativas do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Localize a opção “Gerenciamento do computador” e dê um duplo clique sobre ela;

Opção Gerenciamento do computador selecionada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opção "Gerenciamento do computador" selecionada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na barra lateral esquerda, clique sobre “Gerenciamento de disco” e aguarde alguns segundos. Em seguida clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do pen drive e selecione “Alterar letra de unidade e caminho”;

Por que meu pen drive não pode ser formatado? Comente no Fórum do TechTudo.

Janela de gerenciamento do computador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de gerenciamento do computador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Na caixa que será aberta em seguida, aperte o botão “Adicionar”;

Caixa Alterar a letra e os caminhos da unidade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caixa "Alterar a letra e os caminhos da unidade" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Selecione “Atribuir a seguinte letra de unidade” e escolha outra letra, tomando cuidado para não ser alguma já usada em outro diretório. Clique em “OK”;

Nova letra atibuída à unidade do pendrive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Nova letra atibuída à unidade do pendrive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Confirme a operação clicando em “Sim” e seu pen drive já terá mudado de letra. Com esse procedimento, o Windows já deve ter voltado a ler a memória flash.

Unidade de pendrive com letra alterada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Unidade de pendrive com letra alterada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Zancheta
    2017-11-28T10:22:42

    Vlw deu certinho a unica coiza que fiz antes foi fazer uma formatação lenta ! ai foi de boa !

  • Dara Alyce
    2017-09-13T20:24:51

    boa noite eu fiz tudo e na hr alterar letra o meu ta inativo

  • Antonio Mattar
    2017-09-08T11:21:06

    Comigo não deu certo...O que eu fiz foi ejetar o pen drive e novamente plugá-lo, aí sim funcionou.

  • Gabriel Trigo
    2017-06-09T15:52:51

    Funcionou perfeitamente comigo. Eu tinha feito algo de errado na hora de bootar um pendrive pelo cmd e o Windows havia parado de reconhecer o pendrive

  • Leandro Wagner
    2016-12-06T23:31:09  

    No meu caso não funcionou, o pen drive não aparece..

    recentes

    populares

    • Leandro Wagner
      2016-12-06T23:31:09  

      obsolescência programada

    recentes

    populares

    • Leandro Wagner
      2016-12-06T23:31:09  

      E quando a letra não aparece?

  • Ivan Novo
    2017-05-09T03:23:00

    Mas antes de realizar este procedimento, alguém ou o dono da postagem, pode me dizer se acaba formatando o pen drive ou não perco nenhum documento importante que tem nele, pois ele deu problema depois que eu levei para um cara tirar uma impressão de um documento.

  • Cassiana Fernandes
    2016-09-06T09:54:35  

    Muito Obrigada!!! Resolveu o problema ...

    recentes

    populares

    • Cassiana Fernandes
      2016-09-06T09:54:35  

      Ola

  • Luciane Goulart
    2015-11-17T20:51:15  

    PERFEITO!! Parabéns. Voltou a funcionar na hora. Muito obrigada!!!

    recentes

    populares

    • Luciane Goulart
      2015-11-17T20:51:15  

      Parabéns. Voltou a funcionar. Muito obrigado!! está tentando todos os métodos e esse funciona vlw

    recentes

    populares

    • Luciane Goulart
      2015-11-17T20:51:15  

      o MEU NÃO funcionou...por favor...

  • Rita Gois
    2017-03-30T09:51:24

    obrigada! conseguir!

  • Fabio Santos
    2017-02-24T09:39:47

    OBRIGADO!

  • Rita Bem
    2017-01-12T14:15:14

    Parabéns a equipe ! Sempre que estou com problemas venho aqui e consigo resolve-lo!

  • Wesley Rodrigues
    2016-11-30T18:57:03

    Techtudo, para de passa vergonha e faz só comentário de jogo.

  • José Maria
    2016-10-10T11:07:47

    não ajudou em nada, nem o pendrive apareceu ...

  • Rafael Oliiveiira
    2016-09-10T12:20:57

    Obrigado, tentei de varias outras maneiras, mas a unica que funcionou foi essa

  • Camila Romao
    2016-08-19T19:19:31

    nao ajudou em nada oxeee,perca de tempo :/ :/ :/

  • Giulia Menezes
    2016-08-08T22:46:10  

    no meu isso não funcionou, nem o pen drive apareceu....

    recentes

    populares

    • Giulia Menezes
      2016-08-08T22:46:10  

      No meu também não aparece.

  • Mateus Paaiva
    2016-07-20T19:49:20

    obg! Funcionou...

  • Maurício Brancco
    2016-06-29T21:15:01  

    Lamentavelmente o procedimento acima não resolveu meu problema para meu pc ler o pen drive. Se puderem ajudar de outra forma ficarei muito grato, visto que no mesmo contém documentos importantes e que não posso perder. O mesmo funcionou até colocar o avast para fazer uma varredura já q usei em uma lan house e logo em seguida não foi mais reconhecido pelo PC. Já segui alguns passos vistos no youtube e mesmo assim, sem sucesso. Pela atenção, desde já agradeço. Att Maurício

    recentes

    populares

    • Maurício Brancco
      2016-06-29T21:15:01  

      Maurício, qual é seu Windows? o meu é o 10 e tbm não consigo utilizá-lo. No Windows 7 e 8, roda normalmente.

  • Fabio Eric
    2016-03-17T18:02:59

    cara meu pendrive não aparece no passo 4, o que eu faço ?

  • Eslaynne Trindade
    2016-03-21T13:41:42

    Quando vou escolher a nova letra da que todas já estão sendo usadas, o que faço?

  • Raquel
    2016-01-12T18:33:37  

    O meu (32 Gb) lia normalmente, e agora nem aparece nos dispositivos quando clico em "Gerenciamento de Disco". Será que queimou?

    recentes

    populares

    • Raquel
      2016-01-12T18:33:37  

      to na mesma, 128gb pro limbo

    recentes

    populares

    • Raquel
      2016-01-12T18:33:37  

      o meu tbm está assim e NGM responde.