Celular

21/06/2015 06h30 - Atualizado em 21/06/2015 06h30

Celular gasta crédito sozinho? Veja como resolver o problema

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Alguns donos de celulares pré-pagos sofrem com um problema bem incômodo: o gasto não autorizado dos créditos. Quando a pessoa precisa fazer uma ligação importante ou usar a Internet pelo 3G, recebe um aviso de créditos insuficientes para efetuar a ação. Aprenda a identificar o problema e resolvê-lo.

Carregadores sem fio: entenda como funcionam e se vale a pena investir

Assinatura de pacotes de SMS

Pacotes de dados SMS podem consumir seus créditos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Mensagens de "sorte do dia" podem estar consumindo seus créditos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Consciente ou inconscientemente, alguns usuários assinam, junto à operadora, um pacote de mensagens SMS. De tempos em tempos, será cobrado um valor específico para ter direito a enviar um determinado número de mensagens SMS naquele mês.

Acontece que a maioria dos planos das operadoras trata estes pacotes de mensagens como serviços de renovação mensal. Mesmo que o cliente tenha esquecido ou não se dê conta, todo mês um valor específico será debitado dos seus créditos.

Se isso estiver acontecendo com você, basta ligar para a sua operadora e falar com um atendente. Explique o problema e diga que quer cancelar o pacote de mensagens. O atendente explicará como você deve proceder.

Há casos em que o pacote assinado sem saber não é para enviar SMS e sim para receber mensagens de "sorte do dia", resultados de jogos, versículos bíblicos etc. Esse serviço é pago, debitado diretamente dos créditos colocados no celular. Se você recebe esse tipo de mensagem com frequência, ligue para a operadora e peça o cancelamento.

Conexão de dados habilitada

Ativando ou desativando o 3G no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando ou desativando o 3G no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

Um problema parecido pode acontecer com a Internet móvel, mais conhecida como 3G ou 4G. Muitas operadoras, nos planos pré-pagos, cobram o uso da Internet móvel por dia que usar. Assim, no dia que você não usa, você não paga nada. Porém, muitos usuários se queixam de que gastam créditos mesmo nos dias que não usam o plano de dados.

Isso acontece por que a conexão de dados está habilitada no seu celular. Alguns aplicativos necessitam de atualização constante em segundo plano e acabam por usar a rede 3G automaticamente. A operadora identifica que houve uma acesso à sua rede móvel daquele celular e procede com a cobrança.

Para resolver este problema, você precisa manter a sua conexão de dados 3G ou 4G desligadas. Para fazer isso no Android, você precisa acessar as configurações do celular, depois ir em “Uso de dados” e, por fim, desligar a opção de “Dados móveis”. No iOS, você deve ir em “Ajustes”, depois em “Celular” e desligar a opção “Dados celulares”. Já no Windows Phone, acesse a opção “Rede celular + SIM” nas “Configurações” e desative a conexão de dados.

Vírus

Aplicativos e links podem contar vírus e roubar dados (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Aplicativos e links podem contar vírus e roubar dados (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Smartphones estão cada vez mais expostos à vírus (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Alguns programadores criam vírus destinados a enviar SMS em massa e, consequentemente, gastar seus créditos. Quando o celular está infectado, a ação mais comum é que o vírus envie SPAM para os mais diversos números por meio de mensagens SMS, utilizando os seus créditos.

Para se livrar das pragas virtuais, é necessário baixar um antivírus para o seu celular e fazer um escaneamento. Se mesmo assim o problema persistir, talvez a única solução seja restaurar o aparelho, se livrando de todos os dados e aplicativos já instalados.

A melhor maneira de se prevenir desse tipo de infecção é só baixar aplicativos de lojas confiáveis, como App Store, Google Play e Windows Store. Desta forma, você diminui bastante as chances de infectar o celular.

Ficando atento a estes três problemas, dificilmente, você gastará créditos sem estar ciente disso. Em caso de dúvidas, entre em contato com a operadora e pergunte sobre seus direitos. Em alguns casos, o usuário tem direito ao reembolso do valor debitado indevidamente. Vale à pena ficar atento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Iara Marllon
    2016-09-11T08:28:05  

    Infelizmente nada disso resolveu, consegui a solução em um fórum na internet! Tenho Um Samsung J5 mesmo com os dados desligados se nas configurações de rede móveis a seleção de banda estiver selecionada LTE/WCDMA/GSM (conexão automática) que corresponde ao 4G vai descontar sozinho seus créditos. É preciso desativar essa opção de conexão automática.

    recentes

    populares

    • Iara Marllon
      2016-09-11T08:28:05  

      Olá! Para desativar devo deixar somente para uso GSM?

  • Eluir Schamne
    2016-07-23T12:52:33  

    Te duas soluções para acabar com uso de dados: 1) desabilitar APN e VPN, a primeira em ponto de acesso e a segunda em Mais Redes, para Galaxy Gran Duos; 2) Colocar um chip fora de uso no slot 2 e manter o 1 desligado, conferir sempre que ligar e desligar aparelho o uso de dados quando for usado o slot 1. Finalmente, desinstale alguns aplicativos que começara a dar esse problema e confira quando usa a câmera fotográfica.

    recentes

    populares

    • Eluir Schamne
      2016-07-23T12:52:33  

      o problema é consegui falar com atendente a minha operadora é a oi só tem atendimento automático