Fone de ouvido

23/06/2015 07h00 - Atualizado em 10/08/2015 13h20

Cinco informações fundamentais para a saúde de quem usa fone de ouvido

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Os fones de ouvido são acessórios indispensáveis para os fãs de música e não há nada como colocá-los no ouvido e “esquecer” do mundo em volta. Porém, o uso errado deste utensílio pode ocasionar problemas na audição dos usuários. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco informações importantes para os que não vivem sem seus fones, mas não querem prejudicar o ouvido.

Veja doze funções que o fone de ouvido da Apple tem e você não sabia

O risco de problemas na audição é genético e varia de pessoa para pessoa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Veja cinco dicas para não prejudicar sua audição com fones de ouvido (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


1. Evite usar os fones em situações barulhentas 

Devido ao barulho em volta, é comum que os usuários de fones de ouvido coloquem o som ainda mais alto. O problema é que ouvir música alta com estes aparelhos é uma das principais causas de perda de audição em jovens. Por isso, quando for usar seu MP3 Player, tente não escutar uma música acima de 60% do volume máximo do aparelho e não mais do que 60 minutos de cada vez.

Outra dica interessante para quem não abre mão de ouvir suas músicas na rua ou em transportes públicos, por exemplo, é trocar os fones de ouvido por headphones. Isso porque estes aparelhos proporcionam melhor qualidade de som em um volume mais baixo.

Como resolver problema no fone de ouvido do Galaxy S3? Participe no Fórum do TechTudo.

2. Não use o fone por muito tempo seguido

Hoje em dia o fone de ouvido é cada vez mais usado para realizar diferentes atividades como: ir na academia, andar de transporte público, trabalhar ou até mesmo para dormir. O grande problema deste comportamento é que já somos expostos diariamente a muitos tipos de barulho, como o de máquinas nas obras, carros passando na rua, entre outros. Isso faz com que estes ruídos altos por períodos prolongados de tempo, aliados ao uso continuo do fone de ouvido, prejudiquem a audição das pessoas. Fique atento, já que a exposição prolongada a níveis de ruído acima de 85 decibéis é considerada prejudicial.

Veja cinco dicas para não prejudicar sua audição com fones de ouvido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Uma dica interessante é deixar os fones de ouvido de lado as vezes, para que descansar a audição (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

3. Deixe seus ouvidos descansarem

Como vimos, não são só os fones de ouvido que podem prejudicar nossa audição, somos confrontados com ruídos externos o dia todo. Por isso, é muito importante deixar que seus ouvidos descansem. Segundo os especialistas, para cada 45 minutos com fones de ouvido, faça uma pausa de 15 minutos sem eles.

4. Cuidado ao ouvir àquela música que você adora

Quem nunca aumentou o volume do som quando toca àquela música especial? Os especialistas alertam que, quando ouvimos uma música que gostamos, a tendência é escutá-la em doses cada vez maiores e por mais tempo. Porém, esse comportamento pode ser muito prejudicial a saúde dos seus ouvidos. Por isso, tente se policiar para não colocar a música em um volume tão alto.


Acabamento do fone chama a atenção por onde passa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O risco de problemas na audição é genético e varia de pessoa para pessoa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

5. O risco de problemas na audição não é igual para todos

Ainda não existem exames que permitam avaliar os riscos de perda de audição para os indivíduos, mas já se sabe que cada pessoa pode ter uma fragilidade maior ou menor nos ouvidos. Por isso, o importante é sempre estar atento às pistas que seu corpo dá e respeitar o limite dos seus ouvidos. Cada vez mais, jovens apresentam problemas auditivos, por isso lembre-se sempre de se proteger e usar fones de ouvido na altura recomendada.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Lima
    2015-06-23T12:39:18  

    Por isso, quando for usar seu MP3 Player???? Quem ainda usa mp3? Hoje existem celulares

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2015-06-23T12:39:18  

      eu não disse que estava errado, eu me referi aos clássicos tocadores de mp3 que pareciam um pen drive senhor aurelio

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2015-06-23T12:39:18  

      Vc é um Mané senhor lima