Sistemas Operacionais

24/06/2015 16h36 - Atualizado em 24/06/2015 16h36

Como esvaziar a Lixeira no Mac OS X e excluir os arquivos para sempre

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Quando apagamos arquivos no OS X, o sistema operacional da Apple simplesmente leva os seus dados para a Lixeira. Por causa disso, para conseguir realmente excluir arquivos de forma permanente, é preciso fazer algo mais. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira como esvaziar a Lixeira no Mac e excluir arquivos de forma permanente, além de fazer um ajuste que torna a operação mais rápida.

Problemas no Mac? Saiba encontrar informações de suporte no OS X

Veja como usar emojis no mac (Foto: Divulgação/Apple)Aprenda a esvaziar a Lixeira no Mac OS X e excluir arquivos de forma permanente (Foto: Divulgação/Apple)

Antes de usar esse recurso, saiba que se você tiver o Time Machine ou algum outro programa de backup em execução na sua máquina há chances dos arquivos continuarem existindo. 

Passo 1. Pressione a tecla “Command” e depois clique com o botão direito do mouse na Lixeira. No menu que aparece, clique na opção “Esvaziamento Seguro do Lixo”;

Fazendo a exclusão permanente via menu de contexto da Lixeira (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo a exclusão permanente via menu de contexto da Lixeira (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Se quiser, você também pode esvaziar a Lixeira no Mac OS X e excluir arquivos de forma permanente usando o menu do Finder e clicando na opção “Esvaziamento Seguro do Lixo…”. A vantagem dessa opção é que você não precisa pressionar nenhuma tecla e ela funciona em qualquer janela do Finder;

Fazendo a exclusão permanente pelo menu do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo a exclusão permanente pelo menu do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em ambos os casos, ao executar a exclusão, será exibida uma tela alertando para a o fato de que os arquivos serão eliminados definitivamente. Confirme clicando no botão “Esvaziamento Seguro do Lixo”;

Confirmando a exclusão permanente dos arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a exclusão permanente dos arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ativando a opção de exclusão de arquivos de forma permanente sem a tecla Command

Se você não quer segurar a tecla “Command” cada vez que você esvaziar o seu lixo de forma segura, então você pode habilitá-lo como padrão permanente.

Passo 1. Abra as preferências do Finder e depois na opção “Preferências”, ou usando a combinação da tecla “Command” com a vírgula “ , ”;

Acesando as preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acesando as preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2.  Em “Preferências”, clique na aba “Avançado”;

Acessando aba Avançado nas preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando aba "Avançado" nas preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Já na aba “Avançado”, marque a caixa ao lado de “Empty Trash segurança”.

Ativando a opção Esvaziar Lixo com segurança nas preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a opção "Esvaziar Lixo com segurança nas preferências do Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! De agora em diante, sempre que você esvaziar a lixeira, ele não indicará que é um apagamento seguro até que você realmente inicie o processo. A partir daí ele irá exibir o aviso mencionado anteriormente.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares