Roteador

15/06/2015 06h00 - Atualizado em 15/06/2015 06h00

Como mudar o número de conexões simultâneas em um roteador wireless

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Um roteador sem fio é feito para garantir que vários aparelhos possam se conectar simultaneamente à Internet, mas nem sempre suas configurações de fábrica são as ideais para essa necessidade. Caso a precise conectar muitos computadores e celulares ou mesmo restringir o acesso para poucos dispositivos, saiba que é possível configurar o número de conexões direto do navegador. Veja:

Qual é o roteador Wi-Fi ideal para sua casa? Veja dicas e descubra

Com a CPE

A forma mais fácil de configurar o número de conexões de um roteador é se ele oferecer configuração de CPE. Para saber se o seu aparelho é compatível, você terá que verificar se há essa opção nas preferências de DHCP.

Passo 1. Acesse o seu roteador digitando o IP dele na barra de navegação do computador. Por padrão, o mais comum é que seja 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, embora possa haver variações;

Acesse o roteador pelo IP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o roteador pelo IP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Entre com login e senha, cujos padrões também variam conforme o modelo do seu roteador;

Passo 3. Encontre as configurações de DHCP no seu roteador, que podem estar nas seções “Setup”, “Lan Setup”, entre outras dependendo do modelo do seu aparelho;

Passo 4. Encontre a opção CPE e coloque no campo o número de conexões que você deseja autorizar, sejam mil ou somente uma.

Ache as configurações de DHCP do seu roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ache as configurações de DHCP do seu roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Delimitação da faixa de IP

Outra forma de realizar a mesma tarefa é por meio da delimitação de IPs gerados pelo roteador, algo que qualquer aparelho oferece.

Passo 1. Faça login com usuário e senha no IP do seu roteador;

Passo 1. Encontre as configurações de DHCP em “Setup”, “LAN setup” ou outras seções correlatas, que mudam conforme o modelo do seu roteador. Em um roteador D-Link, por exemplo, a seção de DHCP se chama “DHCP Server Settings”;

Acesse as configurações de DHCP no seu roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de DHCP no seu roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ative a função DHCP, caso ainda não esteja ligada. Em seguida, delimite a faixa de IPs que serão gerados pelo seu roteador, ou seja, a quantidade de dispositivos que poderão se conectar à sua rede.

Como repetir o sinal do roteador? Veja no Fórum do TechTudo.

Lembre-se de usar IPs semelhantes ao do seu roteador, como o 192.168.0.100 para início e 192.168.0.199 para o fim – nessa configuração, você poderá conectar até 100 aparelhos simultaneamente. Para autorizar somente um computador ou celular de cada vez, coloque o mesmo IP nos dois campos.

Ative o servidor DHCP e delimite a quantidade de IPs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o servidor DHCP e delimite a quantidade de IPs (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora basta salvar as configurações e, por precaução, reiniciar o seu roteador para garantir que as alterações serão realizadas. A partir de então, a sua rede Wi-Fi só permitirá a conexão de dispositivos até a quantidade delimitada por você, seja pela geração de IPs específicos ou pelo recurso CPE.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares