17/06/2015 07h30 - Atualizado em 17/06/2015 07h30

Dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Já houve um tempo em que a bateria dos dispositivos móveis durava dias. Hoje, se precisarmos recargar apenas à noite já é um avanço. São muitas as causas do baixo desempenho da bateria do celular, porém, também existem inúmeras formas de melhorá-la. Muitas delas, que, provavelmente, você acredita fazer diferença, não passam de boatos. Mitos do começo do surgimento da tecnologia prevalecem até hoje, por isso, o TechTudo preparou esta lista, que vai te ajudar a desvendá-los.

Veja os cinco apps que mais consomem bateria, memória e dados no Android

iPhone 4S bateria carregando (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lista reúne dez mitos sobre a vida útil da bateria do seu smartphone  (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. A bateria só deve ser recarregada quando for usada até o final

Antigamente, as baterias corriam o risco de ficarem “viciadas”, caso o usuário recarregasse o celular antes de a carga acabar. Porém, com o avanço das tecnologias, esta ação não é mais necessária. Atualmente, as baterias são de polímero de íon de lítio, ou seja, dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Sendo assim, o usuário pode ligar o equipamento na tomada quando quiser, sem precisar usar a energia do aparelho móvel até o final.

2. Só se deve tirar o celular do carregador depois que a bateria estiver 100% cheia

Vale a mesma explicação acima. Assim que os smartphones foram criados, as baterias eram de níquel e isso exigia um ciclo completo de carga e descarga. Porém, isso não acontece mais com as atuais baterias de íon de lítio.

3. Colocar a bateria na geladeira ajuda a recuperar sua potência

Com certeza você já ouviu alguém falar para colocar a bateria no congelador para recuperar sua potência. Isso surgiu do fato de que o calor está relacionado ao funcionamento da carga, uma vez que, quanto mais quente, maior é o consumo de bateria. Porém, não é por isso que colocar a bateria na geladeira vai trazer algum benefício. Pelo contrário, especialistas alertam que essa ação pode até estragar o aparelho.

4. Baterias antigas duravam mais do que as novas 

Muitas pessoas acreditam que as baterias antigas eram mais potentes e duravam mais do que as novas, mas isto não passa de um mito. O que acontece é que os celulares antigos tinham inúmeras funções a menos que os atuais, e por isso eram menos utilizados, o que fazia com que a bateria durasse por mais tempo. Além disso, os aparelhos antigos consumiam carga continuamente, sem interrupção, já os atuais gastam energia conforme os recursos são utilizados, permanecendo em stand by nas outras horas.

Carregar o smartphone com o cabo USB prejudica a bateria? Veja no Fórum do TechTudo

5. Deixar o celular carregando a noite toda prejudica a bateria

Mentira. A partir do momento que a bateria do dispositivo estiver completamente cheia, o aparelho vai parar de “puxar” energia, por isso não prejudicará a bateria do celular. Isso vale também para laptops.

6. O ideal é que o dispositivo seja carregado desligado

Carregar o celular e usar ao mesmo tempo não compromete a eficiência da bateria. Você pode usar o aparelho a vontade. O único problema é que isto fará com que a bateria demore um pouco mais para carregar completamente.

7. A primeira carga do celular deve sempre durar mais

Já foi comprovado que isto não é verdade, sendo assim, não é necessário deixar seu celular durante horas na tomada. Porém, vale dizer que esta regra pode não valer para notebooks. Nesses casos, depende o que diz o manual de instruções.

Lista reúne dez mitos sobre a vida útil da bateria do seu smart (Reprodução/ Isadora Díaz)Hoje em dia, com as tecnologias modernas, não é mais necessário esperar o celular carregar 100%(Reprodução/ Isadora Díaz)

8. O smartphone não deve ser desligado

Enquanto umas pessoas acreditam que isto é prejudicial a vida útil do aparelho, e outras preferem o modo avião ou não perturbe, o ideal mesmo é, de tempos em tempos, desligar o aparelho. Isso porque, apesar de ser uma máquina, seu smartphone também precisa de descanso. Especialistas dizem que é interessante deixar o celular um tempo desligado ao menos uma vez por semana. A dica é fazer isto enquanto dorme ou durante algum momento do dia em que você vai estar ocupado.

9. Usar carregadores "genéricos" compromete a bateria 

Ainda há controvérsias sobre o assunto. Enquanto alguns julgam que a prática de usar carregadores de marcas desconhecidas pode prejudicar a bateria do celular, outros garantem que tudo não passa de um boato. Apesar da eficiência dos carregadores "genéricos" não ser tão boa, alguns especialistas dizem que eles não necessariamente prejudicam a vida útil da bateria.

10. Vibracall, Wi-Fi com sinal ruim e Roaming comprometem a performance da bateria 

Não é verdade que usar o celular no vibra, ou deixar o telefone no modo Wi-Fi, por exemplo, vai prejudicar sua bateria ao longo do tempo. Porém, de fato, usar estes recursos consumirá uma boa parcela de energia do seu smartphone, já que eles exigem mais desempenho do aparelho.

Via Mashable e Wonderful Engineering

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Junior
    2015-06-17T13:51:21  

    Triturar as baterias com defeito no liquidificador com água e pó de café e depois aguar as plantas elas se desenvolve 20x mais rápido e dão frutos com menos de 6 meses.

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2015-06-17T13:51:21  

      E as sequelas na cara sara em quantos meses depois da explosão?

  • Raphael Cruz
    2015-06-18T07:36:20  

    Acreditaremos mesmo que as baterias dos smartphones terão um grande salto quando elas durarem 1 mês !

    recentes

    populares

    • Raphael Cruz
      2015-06-18T07:36:20  

      Meu Ipad dura mais de 3 semanas a bateria.

  • Bruno Guerrero
    2015-06-17T18:00:40  

    Que idiota colocaria a bateria no congelador da geladeira? Será que isso foi só pra compor a matéria? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Guerrero
      2015-06-17T18:00:40  

      com pilha eu já fiz e realmente dá certo, já com bateria nunca soube dessa experiência...

    recentes

    populares

    • Bruno Guerrero
      2015-06-17T18:00:40  

      Eu já fiz com bateria de notebook uma vez ela não durava nem 10 min depois que fiz ela funcionou por mais uns 6 meses com carga durando uns 50 min depois pifou de vez que nem reconhecia mais, ai tive que comprar outra! kkkkkk

  • Nelio Alfieri
    2015-06-17T16:56:18  

    queremos a pena de morte no brasil para traficantes e crimes hediondos e penas mais duras a corruptos

    recentes

    populares

    • Nelio Alfieri
      2015-06-17T16:56:18  

      Pena de morte para traficante? Que bobagem... o futuro é a descriminalização das drogas, algo que já está ocorrendo em todos os países de primeiro mundo... Aliás, esse conceito de "drogas e bandidagem" só foi criado com a criminalização.. A maioria das grandes mentes dos séculos passados usavam "drogas"... Informe-se amigo.. nós que não usamos drogas não precisamos ser os grandes julgadores e determinadores dos costumes dos outros.. infelizmente nossa sociedade é muito hipócrita.. grande abraço!

    recentes

    populares

    • Nelio Alfieri
      2015-06-17T16:56:18  

      E o que tem a ver com bateria de smartphone?

  • Benedito Barbosa
    2015-06-17T09:11:39  

    Informações corretas parabéns.

    recentes

    populares

    • Benedito Barbosa
      2015-06-17T09:11:39  

      Cara ele tá vindo de jegue da bahia entao vai demorar.

    recentes

    populares

    • Benedito Barbosa
      2015-06-17T09:11:39  

      Ta vindo a pé do Japão. kkkkkkk

  • Pedro Brito
    2015-06-17T14:07:44  

    VALE A PENA DIZER AÍ EM CAIXA ALTA, GRIFADO E ATÉ MARCADO EM FONTE 200, BEM GIGANTE MESMO E COM ASTERISCOS POR TODA PARTE PRAS PESSOAS ENTENDEREM, ESSES 10 FATOS SÃO VÁLIDOS PARA BATERIAS ORIGINAIS, ORIGINAIS, OOOOORRRRIIIIIGGGGIIIINNNNAAAAAIIIIISSSS, PRA QUEM NÃO ENTENDEU, O-R-I-G-I-N-A-I-S, SE VC TEM UM CELULAR FURREBA FALSIFICADO COM BATERIA DE ISOPOR É LÓGICO QUE VAI VICIAR POR EXEMPLO SE NÃO CARREGAR TUDO, NINGUÉM MANDA FICAR COMPRANDO CELULAR FALSETA.

    recentes

    populares

    • Pedro Brito
      2015-06-17T14:07:44  

      Só comprar com amperagem e voltagem iguais

    recentes

    populares

    • Pedro Brito
      2015-06-17T14:07:44  

      Milena, o texto não fala em vida útil, fala em performance (o quanto é consumido naquele dia de uso dos recursos citados...)

  • Junior Ferreira
    2015-06-17T16:32:30  

    TENHO UM IPHONE SE MEXER MUITO DESCARREGA RAPIDO COMPREI EM NOVEMBRO

    recentes

    populares

    • Junior Ferreira
      2015-06-17T16:32:30  

      Não desgruda do celular, e ainda quer que dure pra sempre.

    recentes

    populares

    • Junior Ferreira
      2015-06-17T16:32:30  

      Kkkkkkkkkkkk

  • Raynerio
    2015-06-17T23:45:27  

    não vicia e??? e a porcaria da minha bateria do meu moto g 2 com 5 meses esta aqui inchada parece que vai explodi e só dura 5 minutos e já era, levei pra Motorola da paulista o laudo técnico falava que o excesso de carregamento por parte do consumidor causou danos (viciou) da bateria que a garantia não cobre. maravilha tehctudo!!!

    recentes

    populares

    • Raynerio
      2015-06-17T23:45:27  

      Bateria estufada é por excesso de calor, e não por excesso de carga. Não deixe seu celular exposto diretamente ao sol ou outra fonte de calor intenso.

    recentes

    populares

    • Raynerio
      2015-06-17T23:45:27  

      Raynerio seu vherme stop de aparecer seu bizarro!!! quer ganhar um trocado extra né seu danado? kkkkk

  • Etheny Lima
    2015-09-29T06:01:44  

    O ideal é comprar Baterias Moura, só é um pouco pesada, mais o resultado compensa. rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Etheny Lima
      2015-09-29T06:01:44  

      Muito boa essa, hen!

    recentes

    populares

    • Etheny Lima
      2015-09-29T06:01:44  

      vivendo e aprendendo kkkkkkk

  • Carlos Roberto
    2015-11-08T02:12:14

    Diminuir o brilho da tela ajuda a aumentar o tempo da bateria.

  • Sebastiana Matias
    2015-09-29T08:05:51

    carregador generico com amperagem diferente nao estraga a bateria ,pois a carga e gerencia pelo software e quanto voltagem mesmo diferente ,por ser em níveis muito baixo na o tem a capacidade de estragar a bateria. quanto ao item 10 estes recursos não danificam a bateria ,mas toda bateria tem uma quantidade de ciclos de recarga,quanto mais energia você usar menos tempo a bateria vai durar .se voce usar muitos recursos mais energia usada, menos tempo de vida útil a bateria tem

  • Felipe Bayer
    2015-06-23T18:18:35

    Utilizo o app "Du Battery Saver". Gerencia muito bem a energia do dispositivo. LG Optimus One- whit Google, antiguinho, mas ainda em forma

  • Thiago Stefani
    2015-06-17T12:01:05  

    Informações 1 e 2 são verdadeiras sim, trabalho com celular ja tem mais de 15 anos, as baterias de hoje em dia viciam sim, troco todos os dias baterias viciadas de Iphones, Galaxy, etc. É sempre importante deixar a bateria fazer o ciclo de carga correta, que é carregar quando esta quase acabando e deixar a bateria carregar 100%, as pessoas que fazem isso tem uma durabilidade maior de suas baterias

    recentes

    populares

    • Thiago Stefani
      2015-06-17T12:01:05  

      sE FOR ASSIM QUALQUE PESSOA QUE USA O CELULAR E CARREGA ELE UMA VEZ POR DI

    recentes

    populares

    • Thiago Stefani
      2015-06-17T12:01:05  

      Thiago, vc disse tudo "HA 15 ANOS" nesse tempo havia necessidade hoje pelas novas tecnologias NAO HÁ MAIS NECESSIDADE DISSO.

  • Jefferson Jesus
    2015-06-19T10:58:06

    Finalmente uma boa matéria parabéns

  • Neto
    2015-06-17T15:01:24  

    Gostaria de saber porque escrevem aqui com "caps lock," vocês precisam parecerem gritando para que alguém lhes deem atenção? aff.

    recentes

    populares

    • Neto
      2015-06-17T15:01:24  

      E mostra a falta de educação básica.

    recentes

    populares

    • Neto
      2015-06-17T15:01:24  

      Renato Santos , ow aparecido, enfia um abacaxi no. pra chamar atenção seu pequeno, no mínimo deve ser um daqueles enrustido.

  • Marcelo Cunha
    2015-06-17T12:27:23  

    Meu Lumia 930 chega ao final do dia ainda com uma grande quantidade de bateria. E olha que eu uso bastante. É um aparelho muito mais funcional do que qualquer IPhone, Galaxy e Xperia a quatro.

    recentes

    populares

    • Marcelo Cunha
      2015-06-17T12:27:23  

      Isso e verdade tenho o Lumia 640 xl tb nossa me surpreendo em usar o celular o dia todo com msg via whatsapp e ligações normais e via internet e quando chego a noite ainda resta de 40 a 30% de bateria sou usuário de android desde de seu lançamento do motorola milestone ja passei por s1, s2 e meu ultimo foi o S3 que nao durava nem meio dia de uso ja esta nos seus 15% de bateria.

    recentes

    populares

    • Marcelo Cunha
      2015-06-17T12:27:23  

      Meu Lumia 530 dá "Até logo" quase todo dia, mas uso bastante.

  • Diego Brito
    2015-06-17T12:27:15  

    Mas porque a bateria dura menos depois de algum tempo de uso do celular?

    recentes

    populares

    • Diego Brito
      2015-06-17T12:27:15  

      As baterias envelhecem, tem um tempo de vida útil.

    recentes

    populares

    • Diego Brito
      2015-06-17T12:27:15  

      As baterias se depreciam com o tempo e será necessário uma troca por uma nova , nada é eterno.

  • Ricardo Junior
    2015-06-17T17:04:23

    Isso tudo não serve pro iphone. 4s, 5 branco e agora o 6. Todos a bateria acaba rápido. Até uma dica pra quem for comprar um celular novo. Não compre Iphone, pelamor. Só usando em 2g para a bateria render um poooouco mais

  • Fernando Monteiro
    2015-06-17T16:10:19  

    Toda bateria tem um ciclo máximo de cargas (entre 300 e 500 aproximadamente). Após atingido, as cargas subsequentes duram cada vez menos. É o fim da vida útil delas.

    recentes

    populares

    • Fernando Monteiro
      2015-06-17T16:10:19  

      Esqueceram de mencionar a perda da capacidade da bateria em função da diminuição da intensidade de suas reações químicas.

  • Neto
    2015-06-17T14:57:36

    Gostaria de saber porque escrevem aqui com "caps lock," vocês precisam parecerem gritando para que alguém lhes deem atenção? aff.

  • Valter Alves
    2015-06-17T14:54:54

    Desnecessária...

  • Lucas Ferrari
    2015-06-17T14:33:10

    NUNCA COMENTEI POR AQUI MAS ESSA MATÉRIA MERECE UM COMENTÁRIO, OTIMA MATÉRIA .. MUITO INTERESSANTE!!

  • Felipe Rocha
    2015-06-17T14:16:07

    Falaram, falaram e não disseram nada..

  • Pedro Brito
    2015-06-17T14:09:41

    BATERIAS 100% ORIGINAIS NÃO VICIAM HOJE EM DIA, MAS NÃO VENHAM DIZER, "AAAIIIIINNNN MINHA BATERIA DO MEU SAMSUNG GALAXY S6 EDGE QUE COMPREI NA LOJA DO PARAGUAI VICIOOOOU, MINTIIIIIIIRA Q PODE TIRAR ANTES DE DAR CARGA COMPLETA" aí problema de quem comprou falsificado, baterias originais não viciam por qualquer coisa atualmente.

  • Leandro Aguiar
    2015-06-17T13:54:27

    Otima materia !