Sistemas Operacionais

17/06/2015 16h33 - Atualizado em 17/06/2015 16h34

Saiba ativar o ‘Menu Iniciar’ secreto no Windows 8.1

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Windows 8 causou muita polêmica ao ser lançada por remover um recurso essencial e tradicional do sistema operacional: o menu Iniciar. O que muitos usuários não sabem é que a versão 8.1 do Windows possui funções que, embora não substituam, permitem simular a ferramenta com facilidade.

Como exibir todos os ícones do Painel de Controle do Windows

Menu Iniciar pode ser simulado no Windows 8.1 (Foto: Reprodução/Windows)Menu Iniciar pode ser simulado no Windows 8.1 (Foto: Reprodução/Windows)

Se você sente saudades do menu Iniciar e quer usá-lo novamente, acompanhe este tutorial:

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas. Em seguida, abra o menu “Barra de ferramentas” e clique em “Nova barra de ferramentas”.

Ferramentas permitem adicionar funcionalidades diferentes à barra de tarefas (Foto: Reprodução/Windows)Ferramentas permitem adicionar funcionalidades diferentes à barra de tarefas (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 2. Localize a pasta “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs” e, em seguida, clique em “Selecionar pasta”.

Fique atento durante este passo por que algumas pastas podem estar ocultas ou com o nome trocado, caso seu Windows esteja em português. Independente do idioma, você pode copiar e colar a localização na barra de endereços da janela para acessá-la mais rapidamente.

Atalho pode ser usado em qualquer idioma do Windows (Foto: Reprodução/Windows)Atalho pode ser usado em qualquer idioma do Windows (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 3. A nova barra de ferramentas será adicionada à barra de tarefas, próxima ao relógio. Clicando nela, você terá acesso a todos os seus programas de forma similar ao menu Iniciar antigo.

Barra de ferramentas é similar ao antigo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Windows)Barra de ferramentas é similar ao antigo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 4. Caso tenha mudado de ideia e queira remover a ferramenta, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas, selecione a opção “Barra de ferramentas” e clique em “Programas”.

Recurso pode ser removido a partir da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Windows)Recurso pode ser removido a partir da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Windows)

Via PC World

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monalisa Costa-souza
    2017-08-06T12:14:29

    Muito obrigada! Salvou!

  • Jorge Ferreira
    2016-01-02T18:27:15

    Ufa, muito obrigado !

  • Almir Canella
    2015-06-18T13:04:45

    Só deve funcionar no windows 8.1 pro, por que no meu windows 8.1 SL nao aparece opção de criar uma nova barra de ferramentas!

  • Isaias Freitas
    2015-06-17T18:40:58

    Muito legal.