TV

10/07/2015 16h22 - Atualizado em 10/07/2015 16h22

Aprenda a melhorar a qualidade da imagem da sua TV digital

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Depois de comprar uma TV digital sempre esperamos a qualidade de imagem perfeita. Mas nem sempre ela chega, causando bastante frustração. Nesta lista, reunimos cinco dicas que podem ajudar a solucionar problemas de imagem na sua TV e garantir uma experiência digna da nova tecnologia.

Conversor ou receptor digital? Entenda as tecnologias e suas diferenças

SUHD TV (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Algumas dicas podem tornar as imagens da sua TV digital ainda melhores (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Sintonização automática de canais

Praticamente toda TV Digital conta com sintonização automática dos canais digitais, o que garante exibir as imagens em sua melhor definição. O procedimento exato varia conforme a fabricante, mas, no geral, é preciso entrar no menu principal da televisão e localizar a opção “sintonia automática de canais”. Na maior parte dos aparelhos, o menu principal é acessado através do botão “Home” do controle remoto.

Sintonização automática de canais está em quase toda TV digital (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Sintonização automática de canais está em quase toda TV com sinal digital (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Cor, brilho, contraste

Assim como nos aparelhos antigos, as TVs digitais permitem ajustar características como cor, brilho, nitidez e contraste. Cada um desses itens pode ser alterado individualmente, de acordo com as preferências de cada pessoa. Se preferir, porém, o usuário consegue fazer ajustes automáticos no menu principal. O balanço entre os diferentes ajustes irá mudar conforme o modelo e fabricante da TV.

Características como cor, brilho e contraste podem ser ajustadas automaticamente (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Características como cor, brilho e contraste podem ser ajustadas automaticamente (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Cabeamento

Os cabos são os responsáveis por transmitir o sinal digital da fonte para a TV. Portanto, se eles forem velhos e/ou não suportarem sinal digital, pode haver perda na qualidade da imagem.

Cabo HDMI oferece melhor qualidade de imagem (Foto: Divulgação/Multilaser)Cabo HDMI oferece melhor qualidade de imagem (Foto: Divulgação/Multilaser)

O ideal é usar um cabo HDMI. Se o seu aparelho não tiver essa entrada, a segunda melhor opção é o vídeo componente, também chamado de YUV ou YPbPr. Outra dica é jamais usar o cabo coaxial de 75 ohms (o branco com uma ponta de cobre) nas conexões digitais, pois ele representa grande perda de qualidade.

Antena

A captura do sinal digital é feita por antena UHF, que podem ser internas ou externas. Enquanto as primeiras não apresentam muita diferença entre si, as externas podem interferir muito na qualidade da imagem.

Antena UHF log periódica é a melhor para captura de sinal digital (Foto: Divulgação/DTV)Antena UHF log periódica é a melhor para captura de sinal digital (Foto: Divulgação/DTV)

O modelo mais recomendado de UHF externo é a log periódica. Ela precisa ser instalada em um lugar sem obstáculos próximos, tais como muros, prédios e árvores. Caso existam barreiras físicas, a antena deve ser colocada acima delas.

Decodificador

As TVs digitais normalmente vêm configuradas com a proporção 16:9 (widescreen), mas é comum que os decodificadores de TV a cabo ainda estejam definidos como 4:3. Essa diferença irá causar prejuízo para a imagem, o que pode ser solucionado alterando a proporção do decodificador. O passo a passo irá variar segundo o modelo do aparelho, mas a opção é facilmente encontrada no menu principal.

Qual Smart TV 3D comprar? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Coelho
    2015-07-11T09:54:53  

    FAÇA SEUS ÓCULOS NA ÓPTICA SÃO JOSE DO BOM RETIRO QUE VOCÊ TERA MAIS INSPIRAÇÃO PARA LER E ENTENDER O SIGNIFIFICADO DA TALENTOSA MATÉRIA...

    recentes

    populares

    • Jose Coelho
      2015-07-11T09:54:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leticia 14
    2015-07-10T21:31:26  

    *Corre que logo terá código novo Americanas-submarino ! Se perder, só mais tarde \o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador

    recentes

    populares

    • Leticia 14
      2015-07-10T21:31:26  

      *já tem - 10% para games e jogos

    recentes

    populares

    • Leticia 14
      2015-07-10T21:31:26  

      Consegui pegar um jogo, mas um outro não deu desconto, pq ?

  • Luciano Barbosa
    2015-07-12T01:21:17

    Techtudo: A arte de escrever muito para não dizer nada!

  • Aurelio Lima
    2015-07-11T12:45:58

    Que matéria é essa?? Ensinou o que??

  • Joel Tarciso
    2015-07-11T11:01:56

    Querem uma boa dica? Nunca leiam este tipo de matéria.

  • Tudomeu
    2015-07-11T10:45:57

    Comprem um PS4,a imagem de qualquer TV fica ótima. :)

  • Welington Santos
    2015-07-11T09:39:47

    Cabo vídeo componente? Que mundo vocês da globo vivem? Se querem melhorar a imagem de sua tv e deixá-lá perfeita, não vá nesta idéia de "cabo ídeo componente", começe comprando um Cabo Hdmi Monster M2000hd. Assim você vai ver uma "BIG" diferença de imagem até mesmo se comparado a outros cabos HDMI. além de aumentar também a qualidade do som. Só esta dica vai lhe ajudar muito e é, sem dúvidas muito melhor que a dica do "techtudo".

  • Admir Rosa
    2015-07-11T09:33:52

    Meu Deus, me permita não precisar ler mais coisas assim. Amen!

  • Neide Duz
    2015-07-11T09:06:19

    Cade as dicas?!!!!!!

  • Mateus Moraes
    2015-07-11T00:44:10  

    Resumindo compre uma Tv Lg !

    recentes

    populares

    • Mateus Moraes
      2015-07-11T00:44:10  

      Que matéria tosca.... Maldito estagiário...

  • Jorge Carvalho
    2015-07-11T05:45:28  

    Com todo respeito srta: pode nos explicar com atenuar o nível ortodoxo das capacitancias paralelas no ajuste de contraste da tv digital. Faltou isso.

    recentes

    populares

    • Jorge Carvalho
      2015-07-11T05:45:28  

      de acordo com as esputrancias das decoronecias inplantiaveis sugiro que complaticornio todos inmbridiguangulos com medidas esfigmomanometro

  • Sincero
    2015-07-11T07:53:35

    Tem gente comprando tv 4k mas se esquecem que no brasil so tem sinal hd......

  • Cesar Mengão
    2015-07-11T01:04:27

    compre um tv que seja full hd e use um cabo hdmi de primeira qualidade e terás a imagem em alta definição !!!!

  • Rafael Venson
    2015-07-11T00:44:29

    Peeeeeer favor Raquel Freire, honre sua assinatura! TechTudo, honre-se antes que seja tarde demais!

  • Hábner Costa
    2015-07-10T23:57:41

    Será que só eu vi que o propósito aqui não é ensinar, mas fazer propaganda de uma marca?

  • Marcos Polla
    2015-07-10T20:06:14  

    q bela bosta, agora fala alguma coisa que eu não sei

    recentes

    populares

    • Marcos Polla
      2015-07-10T20:06:14  

      Kkkkkk

  • Websurf
    2015-07-10T21:25:12  

    Só faltou falar que pra iniciar tem que ligar na tomada.

    recentes

    populares

    • Websurf
      2015-07-10T21:25:12  

      Kkkkkkkkk gente tô rindo muito....kkkkk

  • Abson Lima
    2015-07-10T21:41:23  

    Resumindo 2 + 2 = 4

    recentes

    populares

    • Abson Lima
      2015-07-10T21:41:23  

      Kkkkkkk

  • Juliano Gervazoni
    2015-07-10T23:43:20

    kkkkkkkk olha gente tenho que falar essas dica nao serve nem para o cachorro aqui de casa fala serio kkkkk

  • Vitor Ribeiro
    2015-07-10T17:08:12  

    Ensinou o que, faça-me o favor e mude o titulo da materia e troque o estagiario...

    recentes

    populares

    • Vitor Ribeiro
      2015-07-10T17:08:12  

      Eu não sabia a respeito do cabo, e justamente o cabo que não pode, é o que uso, se vcs puderem me dar mais algumas dicas, pois minha tv sempre que nubla, chove mesmo que seja fino a globo e a Record sai do ar e se a chuva for mais forte ai sai tudo!! Por favor me ajudem!!!

  • Petronio Oliveira
    2015-07-10T21:41:45

    Comprar ou não o conversor digital?

  • Gilson Melo
    2015-07-10T21:30:03

    É sério que o estagiário criou essa matéria? Essa matéria foi tão importante quanto o gol de Oscar no 7X1 pra Alemanha.

  • Leov7
    2015-07-10T20:44:34

    Minha avó deu um joinha!!!

  • Rodrigo Izaias
    2015-07-10T16:46:51  

    Não aprendi nada ,não ensinou nada!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Izaias
      2015-07-10T16:46:51  

      tindi nada

    recentes

    populares

    • Rodrigo Izaias
      2015-07-10T16:46:51  

      Traduzindo...X+Y=Z

  • Marry Oliverrah
    2015-07-10T20:35:09

    Imagem perfeita para assistir aos canais abertos?? Não vale a pena. Prefiro minha tv de tubo colorida, com a tv a cabo e várias opções de canais.