Sistemas Operacionais

29/07/2015 10h00 - Atualizado em 29/07/2015 10h00

Como editar o menu Iniciar do Windows 10 e deixá-lo perfeito

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Uma das novidades mais esperadas do Windows 10, o Menu Iniciar, que volta após ter sido removido no Windows 8, ganhou várias opções de personalização. Por padrão, ele ocupa o canto inferior esquerdo da tela e traz alguns blocos fixados, mas praticamente todas as suas configurações podem ser alteradas pelo usuário. Veja dicas para customizar o menu Iniciar do Windows 10.

Como ocultar ou bloquear updates de sistema e drives no Windows 10

windows-10-no-computador-final (Foto: Confira 10 dúvidas sobre o Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft))Saiba como editar o menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)


Blocos

Passo 1. Para remover ou editar um bloco fixado ao menu Iniciar, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele. No menu de contexto, você terá as opções de desativar a animação dinâmica, ajustar o tamanho ou tirá-lo do menu;

Personalizando tamanho do bloco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Personalizando tamanho do bloco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Por padrão, o menu Iniciar do Windows 10 traz alguns grupos de blocos. Clique sobre a barra logo acima do grupo, onde está o nome, para renomeá-los, adicionar ou remover um nome;

Renomeando grupo de blocos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Renomeando grupo de blocos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Os blocos e grupos de blocos também podem ser facilmente reposicionados: basta clicar e arrastar livremente para alterar a posição de um bloco ou movê-lo para outro grupo. Para mover um grupo de blocos, clique sobre o botão à direita de seu nome;

Movendo um grupo de blocos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Movendo um grupo de blocos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira acrescentar atalhos ao menu Iniciar, basta arrastá-los da lista à esquerda para dentro de um dos grupos – ou fora dos grupos existentes para criar um novo grupo;

Fixando atalhos no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Fixando atalhos no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Você também pode ajustar a largura e altura do menu Iniciar do Windows 10. Para isso, basta clicar sobre um dos cantos do menu e arrastar para esquerda/direita ou para cima/baixo;

Alterando o tamanho do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alterando o tamanho do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Outras opções

Passo 6. Além das personalizações feitas através do menu Iniciar, ainda é possível alterar alguns ajustes nas configurações do sistema. Para isso, abra o painel de controle do Windows 10, vá em “Personalização” e clique em “Iniciar”, na coluna à esquerda;

Configurações do menu Iniciar, no painel de controle (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurações do menu Iniciar, no painel de controle (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Desativar a opção “Mostrar aplicativos mais usados” remove a lista de aplicativos abertos com frequência, que fica localizado na coluna lateral esquerda do menu Iniciar – compare a imagem abaixo com as anteriores;

Menu Iniciar sem os apps mais usados (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Menu Iniciar sem os apps mais usados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Ative a opção “Usar tela inteira de Iniciar” para exibir o menu sempre em tela cheia, como era no Windows 8. Dessa forma, o Iniciar ocupará toda a área de trabalho, mesmo se o modo tablet estiver desativado

Menu Iniciar em tela cheia (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Menu Iniciar em tela cheia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Clique em “Escolher quais pastas são exibidas em Iniciar” para alterar os atalhos fixados na coluna à esquerda do menu Iniciar.

Por lá, você pode remover os itens “Explorador de Arquivos” e “Configurações”, que vêm ativados por padrão, e acrescentar outros, como “Músicas”, “Documentos”, “Imagens” e muito mais;

Menu Iniciar com atalhos à esquerda alterados (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Menu Iniciar com atalhos à esquerda alterados (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Caso não goste dos blocos dinâmicos, você pode remover todos eles e deixar o Iniciar apenas com os atalhos essenciais. Também é possível desativar o efeito de transparência para acelerar o carregamento do menu em computadores antigos.

Menu Iniciar sem nenhum bloco dinâmico (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Menu Iniciar sem nenhum bloco dinâmico (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá personalizar o novo menu Iniciar do Windows 10 e deixá-lo com a sua cara. Aproveite. 

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Tatuado
    2016-03-18T20:59:25  

    Boa noite, parabéns ao techtudo. Tenho um VAIO Touchscreen (a pior máquina que já tive em minha vida) e o iniciar através de blocos "sumiu". Seguindo as orientações do techtudo fui até configurações, Iniciar, Ativar blocos. O problema que esta opção não fixa e não consigo ter o menu de blocos para uso touch. Tenho um DELL "velhinho" dual core que o Win 10 funciona perfeitamente da maneira que quero. Alguma ideia do porque esta opção não permanecer "setada"? Abraços e obrigado

    recentes

    populares

    • Fernando Tatuado
      2016-03-18T20:59:25  

      Verifica se o seu Vaio Touchscreen não está iniciando no modo tablet

  • Bruno
    2015-07-29T17:12:46  

    Mais um sistema operacional da Microsoft que não vai vingar. Aqui na empresa não vamos mudar pois e um sistema complicado e chato de se trabalhar e o usuário não vai se familiarizar com essa cara nova.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-07-29T17:12:46  

      Bruno, entendo seu ponto de vista, realmente para empresas a migração seria difícil e aos poucos, mas fui usuário do Seven por 4 anos e meio e pulei o 8 (odiei ele) e com o 10 notei que ele é bem mais rápido... sim, não tem mais tema clássico, mudou completamente os menus e a interface, mas nada que o classic shell não traga o menu iniciar antigo de volta.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-07-29T17:12:46  

      Esta enganado mesmo, melhor windows que há, sério mesmo, confesso que o Windows 8 foi uma decepção mas este w10 veio com tudo. Superou minhas expectativas, muito rápido e prático.

  • Solemar
    2015-11-24T08:32:42

    aplicativos somem do menu iniciar e comandos aparecem mas não funcionam. há ainda muitos defeitos a serem corrigidos.por enquanto o win 7 é imbatível.

  • Vanessa Sousa
    2015-07-30T09:57:57  

    Instalei ontem, no dia lançamento, mas o menu iniciar não abre. O que posso fazer?

    recentes

    populares

    • Vanessa Sousa
      2015-07-30T09:57:57  

      voltar pro antigo

  • Pedro Macedo
    2015-07-31T08:58:58  

    Não funcionam mais: Email e Clima. Não "rodam". Após atualização para WIN10. Que trágico.

    recentes

    populares

    • Pedro Macedo
      2015-07-31T08:58:58  

      seu pc porque aqui temos 5 windows 10 todos rodam perfeitamente

  • Rhayan
    2015-08-17T16:59:04

    Aqui na minha empresa todos usamos windows 10 menos eu :v

  • Dustyn Hoffmann
    2015-08-04T17:16:12  

    Existe alguma pasta para o "Mais Usados" do menu iniciar do Windows 10, pois necessito colocar ali um atalho para o Excel onde possa ficar na "Setinha" os meus últimos documentos acessados

    recentes

    populares

    • Dustyn Hoffmann
      2015-08-04T17:16:12  

      Fixe na barra de tarefas. Depois clique com botão direito no ícone.

  • Bruno Mol
    2015-07-31T16:42:38  

    Gente quem souber me responde por favor, eu cliquei no aplicativo Google Chrome com o botão direito (ele estava no mais usados do menu iniciar), aí cliquei em não mostrar esse aplicativos aqui, agora fiquei arrependido e quero ele nos mais usados de novo, o que faço?

    recentes

    populares

    • Bruno Mol
      2015-07-31T16:42:38  

      Também queria saber colocar alguns itens ali, tipo um execel para apresentar os últimos documentos abertos... deve existir uma pasta onde fica esses atalhos.

  • Alessandro Oliveira
    2015-07-30T10:43:02

    Obrigado pela ajuda, os tutoriais tem ajudado bastante.

  • Weliton
    2015-07-29T15:05:46

    Essa praga de Dilma roubou tando que apareceu ate no menu iniciar do windows 10.

  • Paula Schmitz
    2015-07-29T10:17:33

    bem legal esse tutorial gostei!