29/07/2015 10h56 - Atualizado em 25/11/2015 14h41

Como forçar o download e a instalação do Windows 10 no seu computador

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 10 foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (29). Mas, conforme avisou a Microsoft, nem todo mundo está na dianteira da fila para atualização. Se esse for o seu caso, veja como forçar o download do novo sistema no seu PC, desde que você tenha realizado uma pré-reserva e, é claro, esteja usando Windows 7, 8 ou 8.1 originais. Confira o passo a passo para instalação o Windows 10.

Ele chegou! Saiba o que esperar do lançamento do Windows 10 nos PCs

Windows 10 Wallpaper criação (Foto: Reprodução/Microsoft)'Entre pela janela', 'fure fila' e instale o Windows 10 antes de todo mundo (Foto: Reprodução/Microsoft)


ATENÇÃO: Antes de prosseguir, é importante fazer um backup de todos os seus arquivos em uma mídia externa. Assim, você está a salvo caso haja qualquer imprevisto no meio do caminho – afinal, após forçar o download, a instalação do Windows 10 começa imediatamente e é inviável interrompê-la.

Passo 1. Abra o Windows Explorer e navegue até a pasta C:/Windows/SoftwareDistribution/Download;

Acesse a pasta de downloads do Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a pasta de downloads do Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione todos os arquivos contidos ali e apague-os da máquina. Se você vir uma mensagem pedindo permissão do administrador, clique em “Continuar” e insira sua senha;

Apague todos os itens da pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apague todos os itens da pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Abra o menu Iniciar e abra o Windows Update;

Acesse o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. De novo no menu Iniciar, dessa vez acesse o Prompt de Comando do Windows procurando por “cmd”;

Abra o Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. No Prompt, digite o comando “wuauclt.exe /updatenow” (sem as aspas). Cuidado, nesse momento você deve somente digitar SEM pressionar Enter;

Digite o comando ainda sem dar Enter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o comando ainda sem dar Enter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Vá até o Windows Update e clique no botão “Procurar Atualizações”. Rapidamente, volte ao Prompt e dê um Enter para inserir o comando;

Busque por atualizações do Windows e insira o comando do prompt (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque por atualizações do Windows e insira o comando do prompt (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. No Windows Update, você verá uma mensagem informando que o Windows 10 está sendo baixado.

Verifique o download do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Verifique o download do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora basta esperar pelo download dos pacotes de instalação e desfrutar do novo sistema em seguida. Tenha em conta que, em alguns casos, é necessário reiniciar o computador e procurar novamente por atualizações no Windows Update para que o download do Windows 10 seja efetuado.

Lembre ainda que, durante as primeiras horas em que o software “está no ar”, os servidores da Microsoft podem ficar superlotados com pedidos do mundo inteiro. Então, é importante ter paciência para obter o update sem bugs. Em alguns casos, o download demora vários minutos para sair de 0%.

Não conseguiu? Se não aguentar esperar tente fazer uma instalação limpa do Windows 10 no seu computador.

Veja também as novidades do Microsoft Edge; vídeo


Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Mendes
    2015-09-02T12:14:37  

    No meu computador não acontece nada -.-

    recentes

    populares

    • Henrique Mendes
      2015-09-02T12:14:37  

      O MEU TB

    recentes

    populares

    • Henrique Mendes
      2015-09-02T12:14:37  

      Não consigo instalar nada, diz que meu computador é compativel com Windows 10 mas antes de 100% da código de erro 0 x 00703ED. acontece mesma coisa quando tento com o DVD.

  • Nick Tarantini
    2016-02-18T12:37:13  

    aqui tbm nao funcionou, esses tutoriais nunca dao certos, ja deixei mais de uma hora tentando baixar o windows 10, mas nem começou a baixar

    recentes

    populares

    • Nick Tarantini
      2016-02-18T12:37:13  

      o meu fica no menu la baixe o windows 10 e fica la aquela mensage de quando termina ...reiniciar... que o dawload ta baixando o que eu faço coloquei 6 horas da manhan ja e 11

    recentes

    populares

    • Nick Tarantini
      2016-02-18T12:37:13  

      o meu tb tem esse problema

  • Luciano Soares
    2016-04-19T15:53:06

    Num computador novo que tenho instalei sobre o Windows 7 não original e deu certo. Já em outro aqui, não consigo instalar por nada. Foram 5 falando que estava instalando algo e desistir. O problema é que diz que está apagando algo que nem sei o que instalou e não sai disso, também.

  • Rubeilton Bahia
    2016-04-05T15:31:36

    kkk

  • Alexandre Giannini
    2015-08-27T09:43:58  

    Mais um tutorial que não funciona, do techtudo...

    recentes

    populares

    • Alexandre Giannini
      2015-08-27T09:43:58  

      Pessoal tem que esperar até que o windows update começe a realizar o download do windows 10. Leva em torno de 5 a 10 minutos para iniciar.

    recentes

    populares

    • Alexandre Giannini
      2015-08-27T09:43:58  

      Obrigado Renata, vou aguardar.

  • Renata Silva
    2016-01-04T16:35:42

    Valeu está dando certo.

  • Gabriel Panho
    2015-08-01T23:27:26  

    Tem chance de dar um erro ou não validar mesmo tendo feito reserva?

    recentes

    populares

    • Gabriel Panho
      2015-08-01T23:27:26  

      Faça esse procedimento uma vez. Se não deu certo, use o Media creation Tools.

    recentes

    populares

    • Gabriel Panho
      2015-08-01T23:27:26  

      Mesmo dando erro depois você consegue validar.

  • Renato Lombardi
    2015-11-05T21:52:27

    Meu amigo você deve trabalhar na Microsoft pois tentei tudo e nada e com sua orientação resolvi rapidinho Parabéns e muito Obrigado !!!!!! Abraços

  • Flavio Lopes
    2015-10-10T13:59:18

    Estava dando problemas ao mudar mas com este artigo pra mim resolveu. Obrigado!

  • Guto Nascimento
    2015-10-08T21:23:29

    Galera, boa noite. Tenho um Note 2x1 da Qbex com 16GB de memória interna e estou tendo problemas de espaço para instalar o W10. Não tenho nada além do Windows 8.1 instalado, há alguma maneira de liberar espaço interno para instalar o W10??

  • João Henrique
    2015-08-03T11:30:30

    OBSpra quem não esta conseguindo atualizar : um grande número de pessoas esta reclamando de dificuldade na instalação devido a falta de reconhecimento e suporte de hardware no windows 10. A solução que algumas pessoas encontraram foi retirar periféricos complexos(placa de rede wifi, placa de vídeo) e tentar instalar novamente o update, pra depois colocar novamente as peças. Infelizmente o windows 10 bloqueia a instalação ao menor sinal de hardware incompatível.

  • Flávia Rassi
    2015-09-14T16:39:59  

    Meu computador veio com o Windows 8.1 e com a atualização disponível. Atualizei para o Windows 10 normalmente, mas acabei pegando um vírus e fiz a restauração de fábrica. Voltei para o Windows 8 e não tem mais disponível a atualização para o 10. Já é a terceira vez que faço esse procedimento e não consigo. Aparece "baixando x atualizações" e pede para reiniciar. O que eu faço? Alguém me ajuda por favor :'(

    recentes

    populares

    • Flávia Rassi
      2015-09-14T16:39:59  

      Baixa o Media Creation Tool no site da MS para Windows 10, e selecione atualizar esse PC. Depoi só eperar a instalação começar. Tenha Certeza que está com Windows 8.1

    recentes

    populares

    • Flávia Rassi
      2015-09-14T16:39:59  

      precisa de chave?

  • Rodrigo Moreira
    2015-09-05T18:37:32

    Curioso que iniciei a seguir os passos descritos acima e assim que comecei a excluir os arquivos da pasta Downloads, surgiu uma notificação de que o Windows 10 estava sendo baixado. Mesmo sem executar o comando no CMD.

  • Marcel Freschi
    2015-09-03T16:07:35

    Pessoal. Fiz os passos acima mas tem uma atualização chamada SQL Server 2008 R2 Service Pack 2 que não instala. Só da erro e não deixa meu pc 100% atualizado. Meu windows é original, 7 - 64. Alguem pode me ajudar?

  • Mauricio Silva
    2015-09-02T16:32:59

    Paulo ola tudo bem? no meu ele faz tudo porem quando ele carrega os arquivos a tela fica azul com o simbolo do Windows e travada

  • Isabelly Montenegro
    2015-08-31T19:03:28  

    Sempre falta 1 atualização. Erro: 80070002. Quando tento instalar novamente, aparece o mesmo erro e isso me impede de instalar o Windows 10. O que faço?

    recentes

    populares

    • Isabelly Montenegro
      2015-08-31T19:03:28  

      O meu também deu esse erro ai tirei o espaço entre o wuauclt.exe /updatenow e deu certo

  • Nah
    2015-09-01T17:58:48

    Galera, apenas tirei o espaço entre "wuauclt.exe /updatenow" e deu certo :)

  • Felipe Corrêa
    2015-07-29T13:50:15  

    Galera é simples , tem que apagar tudo daquela pasta , pra funcionar , eu fiz tudo e deu certo ! , se alguem tiver duvidas , pede minha ajuda

    recentes

    populares

    • Felipe Corrêa
      2015-07-29T13:50:15  

      No meu PC fica

    recentes

    populares

    • Felipe Corrêa
      2015-07-29T13:50:15  

      Deixem seu windows atual completamente atualizado, assim irá funcionar.

  • Joao Aguiar
    2015-08-17T18:30:22

    já recebi o aviso para instalação , tenho Windows 7 mas esta dando erro 80240020 e 8007002c alguém sabe a que se refere

  • Antonio Afonso
    2015-08-07T12:19:53  

    Muito bem explicado... entretanto, não funciona... possivelmente este "caminho" tenha sido bloqueado pela Microsoft... ;(

    recentes

    populares

    • Antonio Afonso
      2015-08-07T12:19:53  

      Valeu TechTudo! Consegui hoje 14/08/15, com Windows 7 Professional Piratex mesmo... se não continuem tentando que vai. A dica do Glebson é válida, faça o processo de forma mais rápida que funciona.

    recentes

    populares

    • Antonio Afonso
      2015-08-07T12:19:53  

      ja atualizei para o win 10 mas ele esta com alguns proplemas

  • Pedro Henrique
    2015-08-14T10:39:42

    Tem vários tutoriais na internet com estes mesmos passos .... em todos eles só faltam dizer uma coisa: pra este procedimento funcionar, as configurações do windows update devem estar em "Instalar as atualizações Automaticamente (recomendado)". Ninguém comentou disso. Se não estiver configurado nesta opção não funcionará o o comando via prompt.

  • Otavio Pimenta
    2015-08-13T07:24:56

    Vcs vão nessas dicas daqui? SF !!! Deixa as atualizações dessa pasta intactas e aguarde a liberação "natural" do software

  • Thayrone Alves
    2015-08-10T17:30:21  

    Eu ja estava com o windows 10 na minha maquina com a atualização automatica.. tive alguns problemas resolvi formatar e voltar pro windows 8.1.. fiz todo o processo a cima mas ele diz que esta baixando as 155 atualizações... e não baixando o windows 10.. é normal isso.. ou a atualização pro windows 10 esta no meio dessas 155 ?

    recentes

    populares

    • Thayrone Alves
      2015-08-10T17:30:21  

      Fiz em 3 tentativas e deu certo.. !! tentem mais de duas que uma hora vai.. kkk, foi assim cmg.. vlw flw..

  • Anderson Souza
    2015-08-08T04:03:31  

    Comigo tá dando essa mensagem de erro: não podemos determinar se seu computador tem espaço suficiente para continuar a instalar o windows 10

    recentes

    populares

    • Anderson Souza
      2015-08-08T04:03:31  

      Tbm estou com o mesmo problema, vc conseguiu resolver?

    recentes

    populares

    • Anderson Souza
      2015-08-08T04:03:31  

      Libere o maior espaço em disco que conseguir, pois o Windows 10 vai consumir um bom espaço além de salvar alguns dados do SO antigo

  • Cláudio Carvalho
    2015-08-03T13:30:46  

    Comigo duas tentativas. Tudo parece ir normalmente conforme orientado no artigo (baixando windows 10, verificando requisitos, preparando a instalação. Ai... surge um erro de Código 80240020 - Ocorreu um problema no Windows Update. Alguém sabe se é possível contornar isso?

    recentes

    populares

    • Cláudio Carvalho
      2015-08-03T13:30:46  

      É só repetir a operação de apagar os arquivos, tentem fazer a operação mais rápido antes que os arquivos voltem. Comigo funcionou depois da terceira tentativa.

    recentes

    populares

    • Cláudio Carvalho
      2015-08-03T13:30:46  

      Funcionando 100% até agora? Pelo que pesquisei em alguns artigos, aparentemente, a Microsoft ou esta fazendo "vista grossa" ou houve um erro ao permitir a atualização de versões do windows pirata.