Notebook

13/07/2015 06h00 - Atualizado em 13/07/2015 06h00

O jogo fica lento quando notebook está carregando? Veja causa e solução

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Ao usar o notebook, algumas pessoas se deparam com um problema bastante estranho. Ao conectar o equipamento na tomada, o desempenho cai drasticamente. A quantidade de FPS (frames por segundo) em jogos também diminui consideravelmente, para cerca de 15 fps. Porém, quando desconectado da tomada, ele volta a funcionar normalmente. Quais são os motivos para isso ocorrer e como resolver? Descubra lendo os próximos parágrafos.

Notebook gamer: lista reúne as opções ‘baratinhas’ da Asus

Notebook gamer (Foto:  Pedro Zambarda/TechTudo)Seu notebook está dando problema ao carregar? Veja como resolver (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Configuração de energia do Windows

Os notebooks possuem dois modos de configuração de energia, ou seja, formas de lidar com os recursos disponíveis para a máquina. Quando está funcionando somente na bateria, ele tende a poupar recursos e desligar algumas funções. Quando ligado na tomada, a configuração padrão é que ele trabalhe no máximo desempenho.

Como resolver o problema de driver de dispositivo na formatação? Comente no Fórum do TechTudo.

Mas, às vezes, por algum motivo, essa configuração pode estar errada e quando você o liga na tomada, ele continua preservando recursos e deixando as ações mais lentas. Aprenda como resolver esse problema seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 1. Clique no ícone da bateria, que fica na área de notificação, ao lado do relógio e, em seguida, clique em “Mais opções de energia”;

Acessando as configurações de energia do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acessando as configurações de energia do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Clique em “Mostrar planos adicionais” e, em seguida, marque a opção “Alto desempenho”, para que o notebook priorize o desempenho sem se preocupar com o consumo energético;

Selecionando o Modo de Alto Desempenho (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Selecionando o Modo de Alto Desempenho (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Com o plano “Alto desempenho” marcado, clique  em “Alterar configurações do plano” e na janela seguinte clique em “Alterar configurações de energia avançadas”;

Acessando as configurações de energia avançadas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acessando as configurações de energia avançadas (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Uma janela popup vai se abrir, mostrando várias opções, como Suspender, Configurações USB, PCI Express e assim por diante. Expanda cada item e vá deixando as configurações no máximo, para que o notebook possa usar todo o seu poder computacional;

Fazendo ajustes finos nas configurações de energia (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Fazendo ajustes finos nas configurações de energia (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Após terminar com os ajustes, clique em “Ok” e pronto.

Vale lembrar que esta configuração extrairá o máximo desempenho do notebook, ao mesmo tempo em que consome muita energia. Portanto, ative-a apenas quando for jogar. Depois de terminar, volte para o modo Equilibrado ou Economia de energia.

Faça um Cold Reset

cold-reset (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Um Cold Reset no seu notebook pode resolver (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)


Se a dica acima não deu certo e seu notebook continua apresentando desempenho sofrível quando ligado na tomada, você pode tentar fazer um Cold Reset. Essa técnica realiza uma redefinição de hardware, descarregando toda a energia estática acumulada no hardware do seu notebook e que, consequentemente, pode solucionar alguns problemas, como esse.

Para fazer um cold reset você deve desligar completamente o notebook, desconectar o cabo de força e retirar a bateria. Faça o mesmo com mouses, teclados e cabos de impressora, se estiverem ligados às portas USB do seu aparelho. Depois, pressione o botão Power por 40 segundos. Após isso, ligue novamente o computador e veja se o problema foi resolvido.

Com essas duas dicas você poderá resolver este incômodo problema e voltar a aproveitar seus jogos favoritos com o desempenho máximo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Araujjo
    2017-11-25T13:53:31

    Queria tentar fazer o Cloud Reset no meu notebook U41 Lenovo, mas como fazer se a bateria dele é interna.?

  • Matheus Almeida
    2017-04-01T02:52:49

    Testei em um dos jogos funcionou !

  • Artur Camapum
    2016-07-05T14:32:57  

    meu notebook ocorre justamente isso fica excelente quando na bateria e mais lento quando ligado na tomada, tentei realizar esses passos e não resolveu... o que eu faço? meu notebook e ASUS

    recentes

    populares

    • Artur Camapum
      2016-07-05T14:32:57  

      meu tambem esta com lentidao aposto que todos nós estamos usando o windows 10

    recentes

    populares

    • Artur Camapum
      2016-07-05T14:32:57  

      Galera, queria deixar meu relato: Tenho um notebook DELL e a alternativa do COLD RESET FUNCIONOU pra mim! Estava apavorado com este problema e um simples procedimento resolveu tudo! Valeu!

  • Lucas Vilanova
    2016-04-03T15:18:02

    Olá pessoal do TechTudo, queria tirar uma dúvida. Olha só o meu caso : quando o meu notebook esta ligado na tomada ele tem alto desempenho e quando não esta, ele fica bem lento. Em relação a essa oscilação, é normal ? Porque vejo muitas pessoas reclamando o contrário. Gostaria que me ajudassem. Desde já, grato!