Câmera

27/08/2015 07h01 - Atualizado em 01/09/2015 09h38

5 dicas para você tirar fotos ‘perfeitas’ embaixo d’água e não errar

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Capturar boas fotos embaixo d’água é mais difícil do que parece. A água requer produtos especiais e o ambiente escuro muitas vezes torna as imagens pouco bonitas. Para obter o resultado perfeito, será necessário um investimento, mas com os itens certos e algumas técnicas simples é possível fazer fotos perfeitas.

10 dicas para fotografia: veja os melhores truques para fotos amadoras

Conheça abaixo algumas dicas para fotografar de baixo d’água e faça sucesso entre seus amigos com seus registros.

1. Capa à prova dágua

Capa protetora para mergulhar câmera SLR na água l(Foto: Divulgação/Tteoobl)Capa protetora para mergulhar câmera SLR na água l(Foto: Divulgação/Tteoobl)

Para tirar uma foto perfeita embaixo d’água você precisa, naturalmente, mergulhar sua máquina na água. Por isso, a primeira coisa a fazer é comprar uma capa protetora com esta finalidade. Se você tem uma câmera SLR, este modelo da Tteoobl é uma ótima solução.

Case universal tem espaço para lente de 14 cm de comprimento (Foto: Divulgação/Tteoobl)Case universal tem espaço para lente de 14 cm de comprimento (Foto: Divulgação/Tteoobl)

Com vedação tripla, a proteção aguenta até 20 metros submersa. Ela tem compatibilidade universal, funcionando para a maior parte dos dispositivos da Nikon, Canon ou Sony. A case tem 17,5 cm de comprimento e 18 centímetros de largura, e o espaço para a lente mede 14 cm de extensão por 9 cm de diâmetro. Pelo AliExpress, que entrega no Brasil entre 20 e 60 dias, o preço é de cerca de R$ 68.

2. Fotos subaquáticas com o celular

Otterbox Preserver Series transforma iPhone e Galaxy em smarts à prova dágua (Foto: Divulgação/Otterbox)Otterbox LifeProof Series transforma iPhone e Galaxy em smarts à prova d'água (Foto: Divulgação/Otterbox)

Apresentada na Eletrolar 2014, a Otterbox LifeProof Series é uma solução parecida com a anterior, mas voltada para quem quer tirar fotos com seu smartphone. Ela suporta ficar embaixo d’água por 30 minutos, a uma profundidade de até 2 metros, o que é suficiente para registrar ótimos momentos com família e amigos.

Modelo em nas cores preto, branco, rosa e verde (Foto: Divulgação/Otterbox)Modelo em nas cores preto, branco, rosa e verde (Foto: Divulgação/Otterbox)

A super capa está disponível para iPhone e Galaxy. Ela vem em versões preta, branca, verde e rosa e, como era de se esperar, também é resistente a quedas e poeira. No Brasil, o produto é encontrado por aproximadamente R$ 200 nas lojas virtuais.

3. Efeito aquário

Dome dá efeito aquário às fotos de baixo dágua (Foto: Divulgação/Knekt)Dome dá efeito aquário às fotos de baixo d'água (Foto: Divulgação/Knekt)

Caso você seja profissional e esteja disposto a investir em material de ponta, o Dome pode te ajudar. O gadget trabalha junto com a Go Pro e cria fotos com “efeito aquário”, em que a linha d’água é afastada da lente da câmera, ficando visível na imagem.

Exemplo de foto tirada com ajuda do Dome (Foto: Divulgação/Bbezerra84)Exemplo de foto tirada com ajuda do Dome (Foto: Divulgação/Bbezerra84)

O modelo acima é fabricado pela Knekt, tem compatibilidade com a Hero3+ e Hero4 e custa US$ 299,99 (cerca de R$ 1.050, pela cotação atual). As lentes são indicadas de acordo com o tipo de onda; as de 120 e 140 mm são para ondas médias, as de 160 mm para as grandes e as de 90 mm servem para ambas.

4. Desembaçador de lente

Desembaçador de lente para GoPro garante fotos mais nítidas (Foto: Divulgação/GoPro)Desembaçador de lente para GoPro garante fotos mais nítidas (Foto: Divulgação/GoPro)

Outro acessório feito para quem é dono de uma Go Pro é o desembaçador de lente. Como o título já entrega, ele impede que a lente da action cam fique embaçada, garantindo fotos mais nítidas e perfeitas. Para funcionar, basta colocar o produto dentro da caixa de proteção. O pacote com 12 desembaçadores tem preço de R$ 89.

5. Use flash

Flash extra ajuda na iluminação do ambiente marítimo (Foto: Divulgação/Viltrox)Flash extra ajuda na iluminação do ambiente marítimo (Foto: Divulgação/Viltrox)

Se estiver usando câmera profissional ou semi-profissional de baixo d’água, é sempre recomendável lançar mão do flash. Isso porque o ambiente aquático tem muito menos luz, sobretudo em maiores profundidades. Você pode comprar um dispositivo universal, como este da Viltrox, ou um específico para o modelo da sua câmera. O apresentado aqui é o Speedlite, que custa R$ 450 no varejo nacional.

Traseira do flash universal Speedlite (Foto: Divulgação/Viltrox)Traseira do flash universal Speedlite (Foto: Divulgação/Viltrox)

Dicas gerais

Além de se munir de acessórios próprios para a fotografia embaixo da água, é importante seguir algumas dicas para garantir bons registros. Ficar perto do objeto ou pessoa a ser fotografado é umas das principais recomendações, caso contrário haverá muita água e sua imagem ficará opaca.

Também é interessante usar o contraste para garantir cores mais vivas, já que os tons ficam naturalmente ‘frios’ quando a câmera está submersa. Mirar de baixo para cima também ajudará na captura, uma vez que você irá aproveitar a luz solar.

Quais são as melhores câmeras digitais semi-profissionais do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Lima
    2015-08-27T11:47:42

    e cadê as dicas mesmo?

  • Paulo Neto
    2015-08-27T13:13:46  

    Viaja, tira mil fotos, volta da viagem e não aproveitou nada.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2015-08-27T13:13:46  

      As pessoas ficam preocupadas em mostrar para outros que foi no local. Aí ficam sequelados tirando fotos sem parar e o passeio rolando a vontade.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2015-08-27T13:13:46  

      Bacana o forum estar aberto até hoje....

  • Flavia Mergulhão
    2015-08-28T11:14:52

    Este tipo de flash não é o mais adequado para se conseguir LUZ no ambiente marinho.Aliás totalmente inapropriado para fotografias molhadas,uma vez que se molhar, queima. A bolsa estanque de plástico também não é a melhor opção para se colocar uma câmera SRL ou DSRL. Muita atenção para as informações prestadas ao público leigo.

  • Fernando Melo
    2015-08-28T11:02:16

    A típica reportagem em que quem lê pensa: qualquer pessoa pode ser fotógrafo. O mais engraçado é que mandam usar essas cases xing-ling que nem protegem a câmera e mandam usar um flash externo, sendo que essas cases nem tem espaço para o flash... Nem precisa entender de fotografia pra saber que tem algo errado nessas recomendações. Estudem um pouco antes de ficarem dando dicas furadas, principalmente recomendando materiais de baixa qualidade que podem danificar o equipamento.

  • Julio Souza
    2015-08-28T10:20:59

    Não tenho redes sociais estou liberto desta matrix

  • Augusto Valente
    2015-08-27T21:16:03  

    Este tipo de reportagem é uma irresponsabilidade. Achar que é possível fazer fotos maravilhosas subaquáticas usando somente estes cases de plásticos é enganar o publico leitor. Este tipo de case pode ajudar a proteger de eventuais ida a praias ou passeios de barcos e piscina, mas não muito mais do que isso. Deveriam ter se informado melhor antes de postarem esta matéria no mínimo tendenciosa as marcas indicadas.

    recentes

    populares

    • Augusto Valente
      2015-08-27T21:16:03  

      Já danifiquei uma maquina fotográfica utilizando esse tipo de case. E olha que não passou de 1 metro de profundidade. Entraram algumas gotículas de água na câmera que foram o suficiente pra danificar o equipamento.

  • Waldir Zeca
    2015-08-28T08:31:12

    Este negócio de tirar fotos e enviar pra tv não era brega, coisa de pobre, o que aconteceu?

  • Fabio Freitas
    2015-08-27T18:24:15

    A matéria é no mínimo irresponsável, uma câmera DSLR dentro de um "case universal"é um risco eminente de alagamento da mesma, será que a jornalista que escreveu esse texto colocaria uma maquina de $400 - $500 nesse "case"? Além disso a matéria está totalmente equivocada quanto ao uso do flash, ao menos poderia ter se informado e escrever a matéria de forma coerente. Realmente lamentável esse tipo de matéria, da próxima vez tente pesquisar antes de escrever esse tipo de desinformação ao público.

  • Renato Cezar
    2015-08-27T17:11:55

    Curioso... A regra é sempre "para impressionar os outros". Êta geração EGO!

  • Regina
    2015-08-27T16:14:22  

    eu prefiro fazer outras cositas debaxo da agua ;p

    recentes

    populares

    • Regina
      2015-08-27T16:14:22  

      hahahaha koé tia, fica muito seco

  • Lucas M.c.
    2015-08-27T16:10:51

    Caramba ... O que eu mais quero nessa vida é tirar fotos incríveis debaixo d'água pra impressionar meus amigos

  • Bruno Nardini
    2015-08-27T16:25:24

    Tabloide de fofoca italiana tem mais credibilidade que esse techtudo.

  • Erika Beux
    2015-08-27T15:21:15  

    Que horror sugerir que as pessoas coloquem uma DLSR num saquinho pra mergulhar 20 metros e achar que vai tirar fotos lindas! A pessoa tem que ser insana se fizer isso! Indicar um flash que nem é à prova d'água foi gafe total! Quem quiser dicas de equipamentos de foto subaquática, técnicas de tirar fotos "perfeitas" pode pesquisar em sites especializados a que seguir os conselhos dados.

    recentes

    populares

    • Erika Beux
      2015-08-27T15:21:15  

      disse tudo!

  • Tamara Silva
    2015-08-27T15:30:17  

    As melhores imagens ficam sempre na nossa memória.. Pode ser a maquina que for.. sem mais....

    recentes

    populares

    • Tamara Silva
      2015-08-27T15:30:17  

      cadê as fotos perfeitas? 1 foto........Cada uma viu.......

  • Jonatas
    2015-08-27T15:39:17

    é só colocar camisinha no celular... ai ele vira aprova d'água

  • Suzana Nascimento
    2015-08-27T14:55:21

    Não entendo porque na "chamada" para a reportagem usaram o apelo de "para impressionar os amigos". Ter a satisfação de fazer uma boa foto não basta mais?? Achei apelativo, desnecessário.

  • Rua Nabuco
    2015-08-27T15:15:27

    Já dizia Renato Russo " vamos celebrar a estupidez humana" é mais importante hoje querer mostrar aos outros do que fazer as coisas para se sentir bem. Por isso tanta gente adoecendo.

  • Rua Nabuco
    2015-08-27T15:12:53

    É a mídia ajudando na estupidez humana, foto não é para guardar momentos bons? ou é para impressionar os outros? parabéns a mídia por tornar as pessoas estupidas e alienadas e parabéns as pessoas que vão na onda da mídia e se tornam ...

  • Alguém
    2015-08-27T14:45:30  

    São os valores atuais... tudo é status, é fazer inveja, ser melhor... que decadência.

    recentes

    populares

    • Alguém
      2015-08-27T14:45:30  

      Falou tudo parceiro

  • Luana Mara
    2015-08-27T13:02:29  

    Compra uma capinha a prova d'agua no camelô que da o msm efeito!! Tenho uma e custou 30 reais... Na piscina fica top, ja em mares, rios e lagos ai vai do tom da água.

    recentes

    populares

    • Luana Mara
      2015-08-27T13:02:29  

      Dica incrível: pare de viver de aparências. Hoje as pessoas se preocupam mais em parecer ser algo do que realmente ser algo. Pare de postar fotos e esperar likes e vai ser feliz......

  • Cumpadi Washington
    2015-08-27T14:09:13

    5 dicas 5 coisas 5 ideias Impressionar amigos... Tsc tsc

  • Luiz Cassino
    2015-08-27T13:46:49  

    Desculpe, mas essa matéria não contribui em nada com aqueles que querem fazer fotos subaquáticas. Em geral o ambiente subaquático não é escuro; é impossível fazer fotos "perfeitas" com os equipamentos mencionados; eu nunca colocaria uma DSLR nessa "capinha"; a função de uma "dome port" não é a que foi apresentada; e os flashes citados não servem para o ambiente subaquático. A repórter deveria se informar melhor sobre o assunto!

    recentes

    populares

    • Luiz Cassino
      2015-08-27T13:46:49  

      Luiz tome o meu respeito.... colocação perfeita!

  • Claudio Barbosa
    2015-08-27T12:04:52  

    brazzill país da ostentação sem poder ostentar ...ridículo

    recentes

    populares

    • Claudio Barbosa
      2015-08-27T12:04:52  

      valeu

    recentes

    populares

    • Claudio Barbosa
      2015-08-27T12:04:52  

      Maria, ontem vcs levaram ferro!!!

  • Roberto Nascimento
    2015-08-27T13:55:04

    Faltou o link para as dicas.

  • Isabelle
    2015-08-27T12:54:43

    PARA OS QUE COMEM MORTADELA E ARROTAM PERU!!!