Computadores

10/08/2015 07h00 - Atualizado em 10/08/2015 07h00

Aprenda como recuperar o HD corrompido de um Mac

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Forçar o desligamento do Mac pode fazer com que o disco rígido seja corrompido. As consequências disso são arquivos que não podem ser abertos, impossibilidade de esvaziar a lixeira do OS X e falhas de gravação no HD. Para resolver o problema, o próprio sistema da Apple conta com uma ferramenta embutida que pode ser usada para verificar e, se necessário, reparar falhas. Confira como usá-la.

Como mudar o DNS no Mac? Aprenda passo a passo

Passo 1. Inicie o Mac em modo de recuperação. Para isso, reinicie e mantenha as teclas “Command + R” pressionadas. Caso o seu Mac não possua uma partição de recuperação, você deverá criar um pendrive de instalação do sistema e dar boot usando a unidade USB;

Inicie o Mac em modo de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Inicie o Mac em modo de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Nas opções de recuperação do Mac, selecione “Utilitário de Disco” e clique em “Continuar”;

Abra o utilitário de disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o utilitário de disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na barra lateral esquerda do Utilitário de Disco, selecione a partição que você deseja verificar por erros e, à direita, clique em “Verificar Disco”;

Verificando integridade do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando integridade do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. A partição será verificada e, após alguns minutos, o diagnóstico será dado. Se necessário, clique em “Reparar Disco” e aguarde. Caso também queira aproveitar para verificar e, se necessário, reparar as permissões do disco, use os botões à esquerda;

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Descubra no Fórum do TechTudo.

Reparando disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reparando disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, reinicie o Mac normalmente. Para isso, acesse o menu da maçã e clique em “Reiniciar”.

Reinicie o Mac em modo normal (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Reinicie o Mac em modo normal (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Os problemas de leitura e gravação devem ser corrigidos. Caso o seu Mac apresente travamentos constantes ou não ligue, pode ser que algum arquivo importante do sistema esteja comprometido. Nesse caso, talvez seja necessário formatar e reinstalar o OS X. Se não resolver, procure a garantia ou assistência técnica autorizada da Apple.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares