Sistemas Operacionais

10/08/2015 08h00 - Atualizado em 10/08/2015 08h00

Aprenda como usar o Windows 10 para gravar gameplay de jogos

Cássio Barbosa
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem uma ferramenta capaz de gravar vídeos de games por meio da barra de jogos integrada ao aplicativo do Xbox One e Xbox 360. Deste modo, usuários que migraram para o novo sistema operacional da Microsoft podem compartilhar os melhores momentos das partidas. Confira os detalhes para aprender o processo e começar a gravar também.

Como corrigir o erro 0x803F7003 da loja do Windows 10

Barra de Jogos do Windows permite gravar vídeos com o toque de um botão (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)Barra de Jogos do Windows permite gravar vídeos com o toque de um botão (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Para gravar vídeos

Quando um aplicativo é aberto no Windows 10, o usuário pode acessar a barra de jogos, que oferece a possibilidade de gravar vídeos do programa em execução. Para isso, basta usar o atalho Win + G, ou pressionar o botão central do joystick, caso o jogador use o controle de Xbox 360 ou Xbox One.

A barra consiste em cinco botões diferentes:

1) Atalho para o aplicativo Xbox;

2) Gravar Isso (grava os últimos 30 segundos de jogo, caso a opção de gravação em plano de fundo esteja ativada. Atalho: Win + Alt + G);

3) Realizar uma captura de tela (Atalho: Win + Alt + PrtScn);

4) Iniciar/Parar uma gravação de vídeo (Atalho: Win + Alt + R);

5) Configurações de gravação.

Com isso, basta selecionar o botão de iniciar gravações ou usar o atalho Win + Alt + R, para começar ou interromper o processo. Se a configuração de filmagem em segundo plano estiver ligada, é possível também usar o comando Win + Alt + G para salvar capturas com os últimos minutos de game. Os vídeos serão automaticamente transferidos para a pasta de gravações, localizada, por padrão, em C:\Users\[nome de usuário]\Videos\Captures.

A barra também pode ser usada em outros aplicativos, como seu navegador (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)Gravando jogos no Windows 10: a barra também pode ser usada em outros aplicativos, como seu navegador (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Normalmente, o sistema reconhece aplicativos que são games e os tornam compatíveis com a barra. Em alguns casos, no entanto, a janela será aberta com a pergunta “Você quer abrir a barra de Jogos?”, quando o atalho Win + G for utilizado. Basta selecionar "Sim" para que o Windows faça com que o programa passe a ser compatível. Isso também funciona para gravar vídeos de outros tipos de softwares.

Para configurar a gravação de vídeos

Antes de começar a gravar as partidas, é interessante configurar a captura de vídeos. Para isso, abra o app do Xbox e, à esquerda, selecione a última opção, de cima para baixo, para visualizar o menu de configurações. Em seguida, escolha a aba “DVR de Jogos”.

É possível configurar detalhes da gravação por meio do app do Xbox (Foto: Reprodução/Càssio Barbosa)Gravando jogos no Windows 10: é possível configurar detalhes da gravação por meio do app do Xbox (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Neste menu, é possível encontrar as seguintes opções:

Atalhos de teclado: Além de oferecer os atalhos para os comandos de gravação, o jogador também pode customizá-los para os seguintes comandos:

Comando – Atalho padrão

Abrir barra de Jogos: Win + G

Gravar isso: Win + Alt + G

Começar/parar gravação: Win + Alt + R

Capturar tela: Win + Alt + PrtScn

Mostrar/ocular timer: Win + Alt + T

Gravar isso: Com a opção, o usuário define se quer realizar gravações em plano de fundo. Caso seja ativada, você pode usar o atalho Win + Alt + G para gravar clipes dos últimos momentos do jogo. Apesar de interessante, esta função pode afetar o desempenho dos games.

Clipes: Nesta opção, o usuário define o tempo máximo das capturas. Quando o arquivo atingir a duração estipulada, o clipe será salvo automaticamente. A duração padrão é de uma hora, mas o jogador pode alterar para 30 minutos ou duas horas, se preferir.

É possível alterar algumas configurações a partir da barra de jogos (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)É possível alterar algumas configurações a partir da barra de jogos (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Salvar capturas: Mostra a pasta em que os arquivos de vídeo e capturas de tela são salvos. O local padrão é C:\Users\[nome de usuário]\Videos\Captures. Infelizmente, não é possível alterá-lo por meio do aplicativo do Xbox.

Codificação de vídeo: Nesta opção, o jogador pode definir a qualidade e a resolução das gravações. Infelizmente, as duas únicas opções para as duas categorias são “Normal” e “Alta”, sem maiores especificações.

Áudio: Define se as capturas terão áudio. Se sim, o jogador pode escolher a taxa de bits do áudio em 96, 128, 160 ou 192 kbps. Esta opção é ativada por padrão.

Durante o jogo, estas configurações podem ser alteradas diretamente a partir do quinto botão da barra. 

Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2015-08-10T09:36:59  

    Ótima dica. Poderia também gravar toda área de trabalho.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-08-10T09:36:59  

      porque não grava a área de trabalho

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2015-08-10T09:36:59  

      olha queria entender gravar o xbox nao o computador não ajudou em nada