11/08/2015 06h00 - Atualizado em 17/10/2016 15h30

Aprenda a fazer um projetor de holograma 3D barato usando o celular

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Para quem gosta de projetos criativos e baratos, o projetor de holograma 3D para celular é bem interessante. O molde pode ser feito usando materiais encontrados em casa, como uma caixa de CD, régua, estilete e uma caneta. O projeto é colocado na tela do smart e mostra imagens como se “saísse” do display. Curioso? Então confira como montar o seu.

Conheça as tecnologias que ‘nasceram’ no cinema e já são realidade

Veja o projeto em ação no vídeo abaixo:


Passo 1. Primeiro reúna o material necessário para a montagem. Você vai precisar de papel gráfico para ajudar nas medidas, aquele com os quadradinhos (é fácil encontrar modelos para imprimir na Internet ou pode ser encontrado na papelaria custando centavos). Separe também uma caixa de CD, com tampa transparente, régua, estilete, caneta ou lápis e uma fita (serve durex);

Separe o material que você vai precisar para fazer o projetor 3D (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Separe o material que você vai precisar para fazer o projetor 3D (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Inicie o projeto no papel gráfico montando o desenho de um trapézio, com as medidas de 1 cm no topo, 3,5 cm de altura em cada lado e 6 cm na base. Para ajudar confira a imagem. Inicie pelo topo, sempre usando uma régua. As marcações no papel ajudam nessa etapa também. Para se guiar faça uma linha mais afastada indicando a altura;

Faça o desenho do molde no papel (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Faça o desenho do molde no papel (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 3. Marque a base em 6 cm totais (3 cm para cada lado) e por fim ligue cada ponta do topo até a base, formando um trapézio;

Resultado do projeto do trapézio no papel (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Resultado do projeto do trapézio no papel (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 4. Recorte o molde com a ajuda do estilete. É ideal usar uma mesa de corte ou superfície mais sólida para o processo. Coloque o trapézio de papel em uma das tampas do CD e marque as bordas com uma caneta. Para isso desmonte a caixa e remova cuidadosamente as bordas;

Use o molde de papel para marcar a caixa do CD  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Use o molde de papel para marcar a caixa do CD (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 5. Por fim recorte a capa do CD com o estilete e faça 4 trapézios iguais;

Corte a caixa do CD e monte quatro trapézios iguais (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Corte a caixa do CD e monte quatro trapézios iguais (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 6. Agora é só montar. Recorte pequenos pedaços de fita ou durex e vá juntando as laterais dos modelos, deixando sempre a base com o lado de 1 cm. Para ajudar na etapa final, faça uma concha com uma das mãos e finalize a montagem;

Inicie a montagem do projetor colocando pedaços de fita nas bordas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Inicie a montagem do projetor colocando pedaços de fita nas bordas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 7. Faça o mesmo procedimento juntando com as 4 peças até que o modelo fique sólido e completo;

Projeto completo precisa estar sólido no resultado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Projeto completo precisa estar sólido no resultado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 8. O projetor de holograma 3D está pronto. Agora é só acessar posicionar o molde na tela do smartphone, em um local plano e acessar em tela cheia um dos vídeos do YouTube com nomes como “HOLHO 4 Faces Pyramid” e “Pyramid Hologram Screen”.

Coloque o projeto no celular com tela desligada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Coloque o projeto no celular com tela desligada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

É importante que o vídeo de base seja feito com as 4 imagens e o centro marcado com um “X”: coloque o projetor bem no centro da marcação;

Passo 9. Ponto. Estão disponíveis vídeos com imagens animadas da lua, animais e mais. Veja como fica o resultado;

Resultado do projetor de hologramas 3D para celular com materiais caseiros  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Resultado do projetor de hologramas 3D para celular com materiais caseiros (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Se  preferir fazer um modelo maior, para tablets, basta dobrar todas as medidas.

Qual o melhor projetor para PS3? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Machado
    2015-08-12T08:52:41  

    Vão peidar n'água pra soltar borbolha...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Machado
      2015-08-12T08:52:41  

      Faz holograma tb? kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Machado
      2015-08-12T08:52:41  

      Depende do que a pessoa comeu....

  • Caroline Bitencourt
    2015-08-16T13:31:15  

    Meus filhos adoraram !!! Fica mais fácil fazer com folha plástica. (Aquelas que ficam em frente a embalagem de brinquedos ). Capa de CD é horrível de trabalhar !

    recentes

    populares

    • Caroline Bitencourt
      2015-08-16T13:31:15  

      blister

  • Rodrigo Santos
    2015-08-11T18:28:59  

    Eu fiz, ficou muito legal!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2015-08-11T18:28:59  

      use um cortador de formica....voce nao vai ter nenhuma difcudade

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2015-08-11T18:28:59  

      Usar garrafa pet de refrigerante lisa e transparente também dá, eu fiz e o resultado foi d+. Além de ser bem mais fácil de cortar, usei durex para juntar as partes.

  • Simone Silva
    2015-12-25T14:17:33  

    Uhuu!!! Deu certo!!! Utilizei tampa de embalagem de bolo, é mais fácil de cortar

    recentes

    populares

    • Simone Silva
      2015-12-25T14:17:33  

      Que sabor de bolo ?

    recentes

    populares

    • Simone Silva
      2015-12-25T14:17:33  

      eu tenho uma, mas não quero ter todo trabalho e ter risco de dar errado, mas o bolo era sem recheio, serve?

  • Elias Junior
    2015-08-11T16:04:37  

    A Nasa ja tem um projeto blue beam ...

    recentes

    populares

    • Elias Junior
      2015-08-11T16:04:37  

      Mais isso Blue bebam se trata do q?

  • Fabio
    2015-10-09T12:36:59  

    Fantástico!!!! Vou tentar e depois comento se deu certo!!!!! :)

    recentes

    populares

    • Fabio
      2015-10-09T12:36:59  

      Deu certo sim!!! MUUUITO legal! Mas é BEM trabalhosa a parte de cortar o CD!!! Não precisei desse papel quadriculado não, só régua e papel comum. E usei durex em vez de fita crepe. O resultado é muito bacana!

  • Vanessa
    2015-08-12T18:23:33  

    muito dificil cortar a capa do cd! nas duas tentativas quebrei :/

    recentes

    populares

    • Vanessa
      2015-08-12T18:23:33  

      Vou anotar todas essas dicas e tentar! quero muito fazer !! Obrigada

    recentes

    populares

    • Vanessa
      2015-08-12T18:23:33  

      Eu usei aquela folha plástica de embalagem de brinquedo. Foi mais fácil e deu super certo. As crianças adoraram !!

  • Helton Lidio
    2015-08-13T18:50:03

    Samsung até tenta inovar, mas jamais será...

  • Osimar Nascimento
    2015-08-12T08:06:04  

    Usem uma serra, dessas que cortam cano que facilitará muito na confecção.

    recentes

    populares

    • Osimar Nascimento
      2015-08-12T08:06:04  

      opa, vou tentar!!!

  • Darlan Rosa
    2015-08-12T15:36:06

    Bom, esperava poder girar em torno do objeto para ver o efeito holográfico 3D.

  • Raphael
    2015-08-12T12:31:30

    É muito mais fácil fazer com uma transparência e o efeito é o mesmo. Outra coisa é fazer uma planificação da pirâmide, e colar só um dos lados com fita transparente. Fica bem melhor. O mesmo pode ser feito para um tablet, mas é necessário aumentar as medidas.

  • Davi Chave
    2015-08-12T10:38:15

    Eu fiz também. Ficou muito maneiro

  • Ériton Guidi
    2015-08-11T18:29:17  

    Coisa Inútil

    recentes

    populares

    • Ériton Guidi
      2015-08-11T18:29:17  

      é o que da entrar site alem do seu QI

    recentes

    populares

    • Ériton Guidi
      2015-08-11T18:29:17  

      KKKKKKKKKKKKKKK

  • Jefferson Carvalho
    2015-08-12T10:15:04

    Você pode fazer maior e colocar na sua tv de 50"

  • Raposão Marrento
    2015-08-11T11:02:37  

    Para que mesmo gastar esse tempo todo ?

    recentes

    populares

    • Raposão Marrento
      2015-08-11T11:02:37  

      Pode-se fazer a "piramide" maior e colocar na tela do notebook.

    recentes

    populares

    • Raposão Marrento
      2015-08-11T11:02:37  

      Apagaram minha mensagem daqui seus plagiadores!Techtudo na verdade é plagiatudo!

  • Mente Prelevejeada
    2015-08-11T22:14:01  

    nos eua isso é feito por uma crianssa de 5 anos a çéculos

    recentes

    populares

    • Mente Prelevejeada
      2015-08-11T22:14:01  

      há séculos*

    recentes

    populares

    • Mente Prelevejeada
      2015-08-11T22:14:01  

      Página fake e escreve errado de propósito, galera...

  • Yunc
    2015-08-12T05:42:28

    Holograma de xer3ca here we go

  • Tiago Rodrigues
    2015-08-12T00:43:41

    A terra é um holograma, somos uma ilusão.

  • Brunno
    2015-08-11T19:09:54  

    Copiou do DX

    recentes

    populares

    • Brunno
      2015-08-11T19:09:54  

      É claro que o TechTudo não cria nada, né, isso daqui é um jornal online.

  • Rafael Vinicius
    2015-08-11T20:18:09  

    Tem algum lugar pra baixar os videos já prontos?

    recentes

    populares

    • Rafael Vinicius
      2015-08-11T20:18:09  

      Sim. Na própria matéria tem. You Tube. Dá uma olhada la.

    recentes

    populares

    • Rafael Vinicius
      2015-08-11T20:18:09  

      isso, entra no youtube e testa...

  • Gustavo Escobar
    2015-08-11T19:10:02

    Até que enfim uma matéria legal. Gostei. Dá pra brincar!

  • Comentador Franco
    2015-08-11T17:53:15

    Hahah, que massa!

  • Rodrigo
    2015-08-11T17:49:58

    Legal! favoritei e vou tentar depois. Essa matéria faz parte dos 2% de matérias úteis do techtudo.

  • Dmitri Khvorostovsky
    2015-08-11T14:59:43  

    só pra avisar ai quem tiver iphone não dá pq entorta a tela

    recentes

    populares

    • Dmitri Khvorostovsky
      2015-08-11T14:59:43  

      Verdade !

  • Tiago Ferreira
    2015-08-11T16:10:39

    Copiaram do manual do mundo, coloca os créditos galera!