Celular

31/08/2015 07h01 - Atualizado em 31/08/2015 07h01

Celular travando? Descubra os principais motivos e saiba como resolver

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

Depois de algum tempo de uso, celulares costumam sofrer congelamentos repentinos. O travamento pode acontecer por falta de memória suficiente para rodar o volume de dados armazenado no aparelho ou significar que ele precisa de um upgrade no sistema. As atualizações dão aos smartphones condições de gerenciar melhor arquivos, aplicativos, fotos, vídeos e tudo mais que estiver guardado na memória.

Veja os cinco apps que mais consomem bateria, memória e dados no Android

Estes são apenas algumas motivos que podem fazer o seu celular travar constantemente. Ainda há telefones que param de responder por causa de aplicativos e até pela presença de vírus. Abaixo, confira alguns motivos e descubra as soluções para se livrar deste problema.

Galaxy S5 apresenta processador quad-core e 2 RAM de memória (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 apresenta processador quad-core e 2 RAM de memória (Foto: Luciana Maline/TechTudo)) Descubra os principais motivos que travam o celular e saiba como resolver (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Memória insuficiente

Há muitos aplicativos interessantes que facilitam o dia a dia e isso é motivo suficiente para que o usuário se renda a eles. Tantos apps cabem de forma apertada no celular, e isso costuma resultar em travamentos.

Aquela mensagem impertinente de “memória insuficiente”, exibida quando mais um aplicativo é barrado no telefone, é apenas um sinal de que tem coisa demais no telefone.

Para se livrar do problema desinstale os apps que não são mais usados. Também é indicado limpar o cache e os dados dos aplicativos que são usados com frequência. Estas medidas vão ajudar a liberar uma parte significativa da memória do aparelho.

Sistema operacional desatualizado

Atualização de sistema pode pôr fim a travamentos no telefone. Foto: Luciana Vieira/TechtudoAtualização de sistema pode pôr fim a travamentos no telefone. Foto: Luciana Vieira/Techtudo

Um sistema desatualizado também pode causar lentidão e travamentos, já que as atualizações servem para corrigir possíveis falhas. Para resolver, vá na seção de configurações, busque a opção “Sobre o telefone” e depois ”Atualizar Sistema”. Caso exista uma versão mais recente do gerenciador o seu celular será atualizado automaticamente.

Aplicativos de plano de fundo

Excesso de aplicativos em celular com pouca memória pode deixar aparelho travando. Foto: Luciana Vieira/TechtudoExcesso de aplicativos em celular com pouca memória pode deixar aparelho travando. Foto: Luciana Vieira/Techtudo

Muitos aplicativos agem em segundo plano ou em plano de fundo, como os papéis de parede e outros serviços que funcionam mesmo que o usuário não esteja com sua interface aberta, e podem ser o motivo para que o telefone dê algumas engasgadas.

Dependendo da quantidade, estes apps consomem muita memória e exigem mais atividade do sistema operacional de forma “escondida”. O sistema, então, não aguenta o tranco e para de funcionar. A solução: se não são importantes, delete-os.

Jailbrake (iOS) e root (Android)

A interferência no sistema operacional de forma alternativa é outro motivo para travamentos constantes no telefone. Fazer jailbrake e roots (veja para que para que serve o root) significa dar mais liberdade ao celular para realizar funções que ele normalmente não seria capaz.

Por outro lado, problemas podem aparecer. Com jailbrake e roots, aplicativos não-oficiais podem ser instalados, mas a entrada de vírus fica mais suscetível. Caso o usuário não saiba utilizar o recurso muito bem, ele pode desinstalar serviços cruciais que fazem o smartphone se manter “vivo” e deixá-lo inutilizável.

Reset

Atualizações de aplicativos também podem resultar em travamentos. Para eliminar o problema, basta resetar o telefone, reiniciando-o para que a atualização seja efetivada. Outra alternativa é desligar o telefone e aguardar por volta de cinco minutos para ligá-lo novamente.

Formatação

Assim como acontece no computador, uma formatação pode eliminar arquivos problemáticos e aplicações desnecessárias no celular. Antes de formatar, é indicado fazer um backup para garantir que nenhum dado seja perdido.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Lux
    2016-08-14T02:20:30

    Eu uso um Lg - L Prime E ele as vezes simplesmente trava a tela,eu aperto na tela mas ela n responde Mas quando ela volta ao normal,tudo que eu havia pressionado quando a tela estava congelada, digamos q e apertado tudo ao msm tempo Ou as vezes quando eu estou digitando,quando ele trava,o botão que eu havia pressionado,continua sendo pressionado ate a tela voltar a o normal Eu gostaria de saber se o problema estar no Android,ou no sistema Ou o problema e a tela dele Me ajudem por favor

  • Rafael
    2015-08-31T18:52:45  

    Tenho um Android há 3 anos e nunca travou.

    recentes

    populares

    • Rafael
      2015-08-31T18:52:45  

      Mentirosão esse Rafael... rs

  • Gilcé Júnior
    2015-08-31T11:40:38  

    Por isso amo IOS, nunca trava..

    recentes

    populares

    • Gilcé Júnior
      2015-08-31T11:40:38  

      Então vocês não devem atualizar seus celulares meus caros.. Meu Plus não trava não, e olha que eu tenho uma porrada de aplicativo. Tinha um 5s e não sei o porque, não travava também.. Talvez vocês ficam com 10 atualizações sem fazer e reclamam do celular.. é preciso saber mexer também..

    recentes

    populares

    • Gilcé Júnior
      2015-08-31T11:40:38  

      eu tinha uma iphone travava demaaaaais , e so voltava qd acabava a bateria e ele desligava completamente e ligava de novo!!! uma bosta!!!

  • Daniel Aguiar
    2015-08-31T22:51:26  

    Travar? Meu iPhone 6 nunca travou! Isso é coisa dos androids da vida.

    recentes

    populares

    • Daniel Aguiar
      2015-08-31T22:51:26  

      Meu amigo, pegue a capacidade do seu celular, seja ele 8.. 16gb, baixe aplicativo até encher 100%. Depois conversamos. Só cuide, pois depois disso, capaz de você nem conseguir mais comentar nada aqui na página. Defensores de android's anônimos.

    recentes

    populares

    • Daniel Aguiar
      2015-08-31T22:51:26  

      vixi o cara da garantia que o ios nao trava em 20 dias kkkkkkkkk

  • João Ninguém
    2015-09-22T20:19:18  

    Ahhh vá... tão travando? Imagina... é muito simples o motivo: Android.

    recentes

    populares

    • João Ninguém
      2015-09-22T20:19:18  

      meu zenfone 2 nao trava

    recentes

    populares

    • João Ninguém
      2015-09-22T20:19:18  

      Um dos principais problemas hoje dos aparelho que travam, não e problema do android ou do aparelho em si, mas sim a grande quantidade de novos aplicativos e celulares principalmente de baixo valor, que exigem mais desempenho, com diferença da apple que faz basicamente 1 modelo por ano, podendo mais facilmente assimilar novas tecnologia, sendo que, maioria custa valores altos que por si devem ter ótimo desempenhos pelos valores cobrados...

  • Linguador
    2015-09-21T12:40:36

    Principais motivos para travar: Android e celular asiático.

  • Gidevaldo Franco
    2015-08-31T13:55:48  

    Ai, ai, meu WP não tem esse problema.... Só lamento. E uso tudo que usava no android.

    recentes

    populares

    • Gidevaldo Franco
      2015-08-31T13:55:48  

      Eu fui irônico, pena que vocês não perceberam. Eu prefiro o Windows Phone ao iOS.

    recentes

    populares

    • Gidevaldo Franco
      2015-08-31T13:55:48  

      Já possui todos mencionados aqui... e a minha opinião é essa. . 1 .Apple 2.Android 3.Windows Phone

  • Ali Sept
    2015-08-31T11:11:53  

    Celular de baiano é lento mesmo!

    recentes

    populares

    • Ali Sept
      2015-08-31T11:11:53  

      Renato, realmente deve ser a mesma coisa comprar um celular que custa metade do preço da "maça carissima". Em geral Androids e WPs tem metade da vida útil de um Apple... Haja vista a quantidade de iPhones 3GS que ainda existem rodando por ai. Colocar a culpa no preço é no minimo recalque de quem não tem grana pra bancar.

    recentes

    populares

    • Ali Sept
      2015-08-31T11:11:53  

      Pablo, vcs sempre vem com essa de que "não tem grana pra comprar". Meu dinheiro vale e muito, não preciso gastar uma fortuna pra ter um smar com a mesma qualidade e com as mesmas funções. Se vc gastou uma fortuna, parabéns. Faça bom proveito.

  • Jônatas Rocha
    2015-08-31T18:19:31  

    Abri o artigo só para dar risada das justificativas insanas dos usuários do Android. Desculpe, mas não canso de relembrar que o Windows Phone não trava. Aliás, gostaria de dizer aos desinformados que qualquer Lumia permite a instalação de aplicativos no MicroSD (que pode ser de até 128 GB) por padrão, sem "root" ou babaquices similares. Ah, e antes que me digam que a Windows Store não tem aplicativos, peço que se atualizem. Comam poeira!

    recentes

    populares

    • Jônatas Rocha
      2015-08-31T18:19:31  

      E, com toda a certeza, se esqueceu de mencionar que você não precisa se preocupar com o espaço ocupado pelo seu antivírus já que coisas supérfluas assim só em SOs de outro mundo (alô, Android?).

    recentes

    populares

    • Jônatas Rocha
      2015-08-31T18:19:31  

      Kkkkk......primeiro REALMENTE FAÇA USO profissional de aplicativos de edição de mídia (fotos, vídeos) e de textos (PDF e EPUB) para depois poder falar que se os aplicativos de WP prestam. Os do iOS e Android são muito superiores sim, infelizmente!

  • Jônatas Rocha
    2015-09-01T18:12:44

    None.

  • Linguador
    2015-08-31T12:00:23  

    Celular com Android é assim mesmo, nego compra essa porcaria de sistema e ainda coloca a culpa no PT.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-31T12:00:23  

      Linguador, nego, branco e amarelo... compram a porcaria de Android.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-08-31T12:00:23  

      kkkkkkkk

  • Matheus Soares
    2015-08-31T21:49:43

    Falam que o Android não presta, mas é porque não viram ele rodando em um moto maxx ou em um Nexus, tiram conclusões pelos aparelhos médios da Samsung. Eu sei que não é um sistema que roda lisinho mas eu sempre usei o Android puro e o da Motorola e eles nunca me deixaram na mão.

  • Rafael Silveira
    2015-08-31T17:30:05

    Eu acho legal das grandes marcas de smarts que eles conseguem colocar um SO horrível no aparelho delas. Vc "rootea", coloca uma custom rom, e o aparelho fica mais rápido e com mais recursos!

  • Frederico Ozanam
    2015-08-31T16:26:51

    ANDROID = TRAVAMENTO. Sem mais, abraço.

  • Gilberto Filho
    2015-08-31T11:45:31  

    celular de 300 reais é assim mesmo, nego abre um monte de aplicativo e ainda coloca a culpa no sistema

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-08-31T11:45:31  

      kkkkkk os cara compram um de 300 querem q ele opere na mesma qualidade que um de 1k ai tbm não né

  • Zaim Talib
    2015-08-31T14:02:12  

    Não adianta nenhum desses procedimentos...já tive android e o lance é vender e partir para outro WP ou IOS

    recentes

    populares

    • Zaim Talib
      2015-08-31T14:02:12  

      É o que tds meus colegas tão fazendo. Os que tem mais verba compra iphone, os outros WP

  • André Callazzans
    2015-08-31T14:03:46  

    "Fazer jailbrake e roots (veja para que para que serve o root) significa dar mais liberdade ao celular para realizar funções que ele normalmente não seria capaz.", que isso heim, ta sabendo muito! É cada bobagem que escrevem por aqui.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2015-08-31T14:03:46  

      Pois é... dentre elas... desinstalar apps inúteis que as benditas operadoras colocam na ROM original do Aparelho.

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2015-08-31T14:03:46  

      Pois é... dentre elas... desinstalar apps inúteis que as benditas operadoras colocam na ROM original do Aparelho.

  • Dilminha
    2015-08-31T15:17:20

    Faça que nem eu , compre um Smart um pouco mais cara , não se iludam .

  • Renato
    2015-08-31T14:59:38

    Quer deixar seu smart voando? Joga ele pro alto.

  • Jose Scodino
    2015-08-31T14:41:12

    As atualizações dão aos smartphones condições de gerenciar melhor arquivos. Mentira. São justamente as atualizações que acabam com os smarts.

  • Zaim Talib
    2015-08-31T13:58:53

    Não adianta fazer nada disso, quando fica lento so colocando fogo mesmo...o lance é windows Phone ou Iphone

  • Marcus Damasceno
    2015-08-31T13:00:22

    O problema é que as pessoas compram celular com pouca memória RAM e enchem de jogos, papéis de paredes animados, temas e outras inutilidades, além de não fazer em nenhuma manutenção e depois não sabem o porque de estar travando. Quero ver se o meu trava!

  • Víctor Santos
    2015-08-31T11:59:33

    "Jailbrake"?? Só eu vi isso???

  • Guilherme Coelho
    2015-08-31T11:53:10

    pq não tem maçã !

  • Regis Alves
    2015-08-31T11:24:53

    legal.....bela dica