Sistemas Operacionais

18/08/2015 14h28 - Atualizado em 18/08/2015 14h28

Como apagar apps nativos do Windows 10 e economizar espaço no HD

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Um dos grandes diferenciais do Windows 10 é a quantidade bem maior de aplicativos desenvolvidos pela Microsoft. Os apps podem oferecer diversas vantagens, mas trazem um efeito em comum: ocupam espaço no HD. Se você precisa liberar alguns gigabytes, veja como se livrar das ferramentas nativas.

Como usar o gravador de tela para registrar aplicativos no Windows 10

Windows-10-Redacao-3 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Veja como apagar aplicativos nativos do Windows-10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Passo 1. Antes de começar, é indicado criar um ponto de restauração do Windows 10;

Passo 2. Depois isso, procure pelo Windows Powershell na barra de buscas;

Procure pelo Windows Powershell (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Procure pelo Windows Powershell (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse e execute o aplicativo como administrador;

Execute o app como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Execute o app como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Confirme a escolha na tela seguinte;

Clique sim para abrir o shell com direitos de administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique sim para abrir o shell com direitos de administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Agora, você deve inserir um comando específico para excluir um aplicativo. Nesse exemplo, vamos deletar 3D Builder.

Para isso, insira o comando:

Get-AppxPackage *3d* | Remove-AppxPackage

Depois, pressione Enter;

Digite o comando de exclusão do app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o comando de exclusão do app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Aguarde a execução do comando e, em seguida, cheque se o aplicativo ainda está instalado na máquina;

Aguarde a exclusão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aguarde a exclusão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para excluir outros apps, basta usar o mesmo comando, substituindo o nome da ferramenta entre os asteriscos, no formato Get-AppxPackage *nome-do-app* | Remove-AppxPackage.

Pronto. Ao terminar cada comando, busque pelo aplicativo no campo de buscas do Windows 10 para ter certeza de que foi excluído. Caso se arrependa, é possível reverter para um ponto de restauração realizado anteriormente, conforme recomendado no Passo 1 e ter tudo de volta, como era antes.

Via Thomas Vanhoutte


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares