Produtividade

15/08/2015 11h00 - Atualizado em 15/08/2015 11h00

Como editar e aplicar filtros nas fotos com o app nativo do Windows 10

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Windows 10 recebeu alguns aplicativos que não estavam presentes nas versões anteriores. Na lista, está um completo programa de organização e edição de fotos. Conheça os recursos disponíveis no Microsoft Fotos e veja aonde encontrar essas ferramentas básicas de edição de imagens no seu PC.

Como forçar o download e a instalação do Windows 10 no seu computador

Acer anuncia Cloubook, aparelho que lembra o Chromebook, mas com Windows 10 (Foto: Divulgação/Acer) (Foto: Acer anuncia Cloubook, aparelho que lembra o Chromebook, mas com Windows 10 (Foto: Divulgação/Acer))Veja como editar fotos com o app do Windows 10 (Foto: Divulgação/Acer)

Passo 1. O Microsoft Fotos é o aplicativo padrão para visualização de imagens no Windows 10. Portanto, basta abrir qualquer imagem que as ferramentas de edição já estarão disponíveis. Clique no botão parecido com um lápis no canto superior direito;

Aplicativo Microsoft Fotos é leve e tem menu discreto (Reprodução)Aplicativo Microsoft Fotos é leve e tem menu discreto (Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Do lado esquerdo, aparecem as categorias de ferramentas disponíveis. E, no canto direito, você pode ver as funções de cada um desses grupos. Em “Correções Básicas”, você encontra a opção de recortar. Clique nela;

Todas as categorias de ferramentas estão disponíveis do lado esquerdo (Reprodução)Todas as categorias de ferramentas estão disponíveis do lado esquerdo (Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 3. Na tela seguinte, basta mover as bolinhas dos quatro lados do retângulo, até o corte necessário. Clique no botão “Aceitar”, como na imagem;

Basta arrastar as bolinhas para recortar a foto (Reprodução)Basta arrastar as bolinhas para recortar a foto (Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 4. De volta à área principal do programa, clique em “Filtros”. Em seguida, escolha o efeito de sua preferência no lado direito. Infelizmente, só existem cinco disponíveis. No final, clique em “Salvar”, ou “Salvar uma cópia” - neste caso, para preservar a foto original;

Infelizmente, Fotos traz apenas cinco filtros (Reprodução)Infelizmente, Fotos traz apenas cinco filtros (Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 5. Em “Luminosidade”, você será capaz de mexer nas propriedades de Brilho, Contraste, Realces e Sombras para fazer ajustes sofisticados na imagem;

Em Luminosidade estão os ajustes mais finos, ideal para fotógrafos (Reprodução)Em Luminosidade estão os ajustes mais finos, ideal para fotógrafos (Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 6. Já na opção “Cor”, é possível definir novos padrões de Temperatura, Tonalidade, Saturação e Explosão de Cores;

Esses recursos ajudam a ressaltar as cores das fotos (Reprodução)Esses recursos ajudam a ressaltar as cores das fotos (Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 7. No último recurso, chamado “Efeitos”, você encontra as ferramentas Vinheta e Foco Seletivo. Este segundo recurso cria um efeito que desfoca deixa toda a parte não selecionada da imagem, como mostra o print abaixo.

Na última categoria, apenas duas funções disponíveis (Reprodução)Na última categoria, apenas duas funções disponíveis (Reprodução/Pedro Cardoso)

Volte as telas anteriores e experimente os recursos. Enquanto não clicar no botão “Salvar”, a imagem original estará preservada, e você poderá fazer a alteração que quiser.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares