Sistemas Operacionais

10/08/2015 09h00 - Atualizado em 10/08/2015 09h00

Lupa, narrador, legendas e mais dicas de acessibilidade no Windows 10

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem um menu de funções de acessibilidade, que podem ser usadas para diversos objetivos, seja para pessoas com algum tipo de deficiência, problemas em recursos básicos do computador ou melhorias de navegação em geral. O TechTudo listou os recursos e suas dicas.

Como forçar o download e a instalação do Windows 10 no seu computador

Primeiro pacote de atualização do Windows 10 deve sair em agosto (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Primeiro pacote de atualização do Windows 10 deve sair em agosto (Foto: Reprodução/Microsoft))Veja como ativar os recursos de acessibilidade do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Como acessar

Basta ir ao menu de configurações, que pode ser acessado pelo Menu Iniciar ou pela Central de Notificações de forma rápida, e selecionar a opção de “acessibilidade”.

Abra a opção de acessibilidade neste menu (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Abra a opção de acessibilidade neste menu (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Confira abaixo as funções de acessibilidade:

Narrador: Usado para que uma voz leia o conteúdo da tela. É possível usar uma voz masculina ou feminina, personalizar a velocidade e até que tipo de conteúdo ela vai narrar.

Narrador lê o conteúdo que está na tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Narrador lê o conteúdo que está na tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Lupa: Permite usar uma função de aumentar o zoom em cima de algum conteúdo na tela. O usuário pode definir o tamanho dela e ir clicando onde quer aplicá-la.

Lupa ajuda a aumentar tamanho de conteúdo na tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Lupa ajuda a aumentar tamanho de conteúdo na tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Alto contraste: Facilita a visualização de conteúdo para quem tem problemas de visão. Ele tem vários temas diferentes de alto contraste, como o da imagem abaixo.

Temas de Alto Contraste modificam visual do sistema (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Temas de Alto Contraste modificam visual do sistema (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Legendas Ocultas: Exibe legendas em conteúdos na tela. O usuário define em quais cores elas irão aparecer.

Opção de acessibilidade de legendas ocultas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Opção de acessibilidade de legendas ocultas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Teclado: É possível ativar o teclado virtual, muito útil para quem tem um dispositivo com tela sensível ao toque e não quer usar um teclado físico tradicional, por exemplo, além também de outras possibilidades de configuração de teclas.

Teclado virtual pode ser usado em diversas ocasiões (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Teclado virtual pode ser usado em diversas ocasiões (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Mouse: se você não tem um mouse ou ele parou de funcionar, pode configurar, neste menu, opções de acessa-lo pelo teclado. Além disso, pode definir também o tamanho usado no cursor.

Mouse também possui uma série de opções de acessibilidade (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Mouse também possui uma série de opções de acessibilidade (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Opções extras: Espessura do cursor, exibição de animações e transições do Windows são as funções restantes nesta janela.

Outras opções mostra conteúdo extra de acessibilidade (Foto: Reprodução/Thiago Barros)"Outras opções" mostra conteúdo extra de acessibilidade (Foto: Reprodução/Thiago Barros)



Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares