Sistemas Operacionais

02/09/2015 09h00 - Atualizado em 27/04/2017 19h59

Aprenda a limpar o cache dos aplicativos e libere espaço no Android

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Android gera arquivos temporários que são usados para acelerar o carregamento das aplicações e armazenar dados. Com o passar do tempo, o cache dos aplicativos pode ocupar um espaço considerável na memória interna do seu smartphone. Para evitar que isso aconteça, confira como usar a ferramenta nativa do sistema do Google para limpar o cache e os dados dos aplicativos e, assim, ganhar mais espaço de armazenamento no smartphone.

Celular travando? Descubra os principais motivos e saiba como resolver


Passo 1. Acesse as configurações do Android, deslize a tela até a seção “Dispositivo” e toque em “Aplicativos”;

Abra as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Selecione o aplicativo do qual você gostaria de apagar o cache. Por fim, escolha “Limpar cache”. Repita o procedimento com os demais aplicativos;

Apagando cache do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apagando cache do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Você também pode clicar em “Limpar dados” para liberar mais espaço. Nesse caso, as informações armazenadas pelo aplicativo, como conta, configurações e progresso de jogos serão apagados. Toque em “OK” para confirmar.

Limpando os dados do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Limpando os dados do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Com essa dica simples, você poderá apagar o cache dos aplicativos do seu celular Android e liberar espaço na memória interna do aparelho.

Qual é o melhor celular bom e barato? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlene Desouza
    2017-09-12T09:19:26

    Fiz a limpeza do cache dos aplicativo conforme instruções, mas o percentual do armazenamento não baixou, continua em 96%

  • Paulo Pekeno
    2017-03-22T16:42:04

    no meu caso eu apaguei o cache do whatsapp e perdi todos meus contatos . alguém pra me ajudar ?

  • Robson Silva
    2015-09-03T11:10:13  

    Pensei que para limpar era só passar um pano...

    recentes

    populares

    • Robson Silva
      2015-09-03T11:10:13  

      Kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Robson Silva
      2015-09-03T11:10:13  

  • Camila Fernanda
    2017-01-26T21:21:12

    no meu cel agora ta cortano na alta velho

  • Nelson Silva
    2015-09-02T19:05:54  

    Revelaçao do ano,fiz isso e meu celular está voando pro Egito agora.

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2015-09-02T19:05:54  

      Séééééérioooo!!!..... tão perto assim? O meu, ta voando pra Júpiter.

  • Elaine Rodrigues
    2015-09-04T17:57:56  

    Eu apaguei meus contatos tudinho com isssssoooo ...cuidado pode apagar arquivos

    recentes

    populares

    • Elaine Rodrigues
      2015-09-04T17:57:56  

      sério?? Eu uso um app bem bom e completo no meu cel que se chama psafe! faz a limpa e ainda tem cofre e rastreio!!!

    recentes

    populares

    • Elaine Rodrigues
      2015-09-04T17:57:56  

      Ah! meu Deus! Não li os comentários e fiz elogios. Ainda bem que não comecei a configuração.

  • Maria Vieira
    2015-09-29T21:56:23

    Adorei esses tutoriais. Principalmente agora que estou configurando meu moto e. mande mais. obrigada.

  • Robson Soares
    2015-09-04T14:46:06

    boa dica ajudou e muito.

  • Tiago Santana
    2015-09-02T15:53:37  

    Mudou minha vida.

    recentes

    populares

    • Tiago Santana
      2015-09-02T15:53:37  

      Com certeza......kkkkkk....

  • Bruno Cruz
    2015-09-02T15:55:50  

    Vocês estão me zuando que fizeram uma matéria dessa né...

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2015-09-02T15:55:50  

      Próxima manchete vai ser: Aprenda a utilizar o Touch-screen usando apenas os dedos.... O Tech tufo tem uns estagiários meio retardados... Só pode!

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2015-09-02T15:55:50  

      É nada cara, ninguém tá te zuando, Techtudo Comédia é super sério, pode acreditar.

  • Leonardo Silva
    2015-09-02T18:55:36  

    Esse techtudo é brincalhão, é uma matéria mais hilária que a outra.

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2015-09-02T18:55:36  

      Fala sériooooo!!!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2015-09-02T18:55:36  

      O nome deveria ser, " Techtudo Comédia ", porque só faz me rir. Kkkkkk.....

  • Zaim Talib
    2015-09-03T09:11:23

    Sei...deixar seu smart voando para o lixo mais próximo...parem de enganar a galera pessoal...nada disso adianta..quando fica lento pode restaurar quantas vezes quiser....já era !

  • Mario Vincenzi
    2015-09-03T08:42:31

    cai no conto do techtudo

  • Paulo Medeiros
    2015-09-03T02:25:34

    Qui discubrida que vosê fazeu!

  • Julio Souza
    2015-09-03T00:06:35

    Quer limpar jogue na lata do lixo

  • Bragadista Socorrita
    2015-09-02T23:31:04

    Tópico inútil

  • Dilminha
    2015-09-02T20:32:20

    Ta de sacanagem .

  • Erol Green
    2015-09-02T20:14:19

    Só dicas inúteis desse techtudo. Só bola fora. Queremos msm saber dessa porcaria da atualizacão do Android 5.1 que está bugando milhares de usuários, e ninguém se manifesta. Tô quase vendendo meu S4 para comprar um Iphone. ..

  • Adecio Mascarenhas
    2015-09-02T19:32:29

    só baixar o clean master, muito bom

  • Fagner Santana
    2015-09-02T16:38:01

    prefiro usar o PSafe Total que faz isso por mim.rsrsrssrs

  • Zaim Talib
    2015-09-02T16:34:09

    Esqueceram de passar água sanitária para matar os germes...

  • Marcio Moraes
    2015-09-02T16:23:58

    BOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!LITERALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!