Media centers

18/09/2015 07h00 - Atualizado em 27/06/2018 12h11

Chromecast não conecta? Confira as possíveis causas e soluções

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Chromecast permite assistir filmes, ver fotos e mais usando apenas um smartphone ou PC e a saída HDMI da TV. Dessa forma, vários aplicativos podem ser utilizados, como Netflix, YouTube e até alguns jogos.

No entanto, alguns problemas podem interromper a conexão entre os dispositivos. Confira algumas dicas de como resolver os erros mais comuns.

Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Usuários reclamam de dongle do Google



1) Dispositivos no mesmo Wi-Fi

Para que se estabeleça uma conexão entre o celular ou computador com o Chromecast é fundamental que os aparelhos estejam conectadas na mesma rede Wi-Fi. Só dessa forma será possível fazer a configuração e sincronização de conteúdo. Caso não estejam, poderá ser exibida uma mensagem de erro, com falha na conexão.

Mantenha os dispositivos conectados na mesma rede Wi-Fi (Foto: Divulgação/Chromecast)Mantenha os dispositivos conectados na mesma rede Wi-Fi (Foto: Divulgação/Chromecast)

Solucionar o problema é simples: basta selecionar o mesmo Wi-Fi nos aparelhos, com código de acesso idêntico. Caso queira usar o smart de um amigo sem dar a senha da rede, o mais interessante é usar o “Modo Convidado”, que funciona apenas em aparelhos Android com 3G/4G.

2) Problema na configuração

Está com o Chromecast e o dispositivo ligado no mesmo Wi-Fi? Então vale prestar atenção na configuração do dongle. O processo é simples mas precisa ser seguido à risca, digitando de forma correta o código de confirmação exibido na tela.

Faça a configuração do Chromecast de forma correta para evitar falhas de conexão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Faça a configuração do Chromecast de forma correta para evitar falhas de conexão (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Caso esses passos não sejam seguidos, haverá falha na conexão. Configurou errado ou o aparelho não está funcionando direito? Tente resetar o Chromecast para as configurações de fábrica e repetir o processo de configuração.

3) Problema para detectar o Chromecast

Depois que o Chromecast é instalado e corretamente configurado é possível que aconteça algum erro na conexão. Assim, o usuário não vai conseguir iniciar o streaming do dispositivo na TV. Quer resolver? Então o primeiro passo é reiniciar o Chromecast pelo celular ou PC. Esse processo não apaga dados nem remove ajustes programados.

Problemas para reconhecer o Chromecast depois de configurado (Foto: Divulgação/Chromecast)Problemas para reconhecer o Chromecast depois de configurado (Foto: Divulgação/Chromecast)

Para garantir, reinicie também o equipamento, desligando e ligando o smart ou computador. Quando o Chromecast voltar a ser ativado, tente repetir o processo de streaming. Caso o erro continue, vale voltar as atenções para o roteador Wi-Fi: desligue e reative o equipamento após alguns segundos para tentar resolver o erro. Em seguida tente usar o app desejado.

O nome da rede Wi-Fi deve ser exibido no canto esquerdo da TV para funcionar de forma correta. Um dado importante: o Chromecast se conecta com redes Wi-Fi 802. 11 b/g/n de 2,4 GHz e não vai listar as redes de 5 GHz.

4) O aplicativo não mostra o ícone de streaming

É comum haver falha na conexão entre o celular ou computador com o Chromecast, principalmente com o uso de apps que façam streaming, como Netflix e YouTube. Caso o ícone de streaming do topo não seja exibido, a solução mais simples é reiniciar o Chromecast e os dispositivos para tentar novamente.

Problemas com transmissão de streaming com apps e o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Problemas com transmissão de streaming com apps e o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No celular, caso o ícone ainda não apareça, tente fazer a conexão pelo app do Chromecast, transmitindo a tela por exemplo. Depois volte no app de filmes, vídeos ou música e confira se o símbolo “quadrado” retornou. Por fim, basta iniciar a conexão de forma tradicional.

5) Erros de autenticação 1001

Para começar com a mensagem de erro “1001”, saiba que essa falha se refere à autenticação do Chromecast e pode acontecer enquanto estiver usando a conexão pelo computador, no Google Chrome. Dessa forma, o recurso não está conseguindo estabelecer uma conexão segura devido à um erro de autenticação.

Erro de autenticação segura do Chromecast (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Erro de autenticação segura do Chromecast (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para resolver, a primeira dica é verificar se o antivírus está atualizado. No caso do Kapersky, é necessário desativar as “Verificações de conexões criptografadas”, nas configurações da rede para resolver o erro. No AVG é necessário instalar os updates da fabricante. Ao final reinicie o computador e tente acessar novamente.

Vale a pena comprar um Chromecast? Opine no Fórum do TechTudo.

6) Erros de conexão 1002 e 1003

Essa falha indica que o Google Chrome descobriu o Chromecast na rede mas não consegue se conectar com ele. Isso pode ser causado pelo configuração de rede ou do roteador. Confira se o firewall do computador não está limitando o acesso ou se programas antivírus estão bloqueando a conexão. Tente reiniciar o Chromecast, a máquina e o roteador para resolver o problema.

Reinicie o roteador para tentar resolver o erro na conexão (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Reinicie o roteador para tentar resolver o erro na conexão (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

7) Erro de sincronização do relógio 1005

Caso o relógio do computador ou celular estejam dessincronizados dos dados da Internet, pode ser mostrado o erro 1005 na tela. O ajuste pode ser feiro manualmente, com a adição do fuso horário correto. Há opções para adquirir esses dados diretamente da rede, de forma automática, e ainda arrumar em caso de horário de verão. Reinicie os equipamentos e tente conectar novamente.

Erro na sincronização de data e hora pode causas falha de conexão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Erro na sincronização de data e hora pode causas falha de conexão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora seu equipamento deve voltar a funcionar normalmente. está com outros problemas com o Chromecast? Então confira nessas dicas  quais formatos o aparelho suporta e o que fazer se o vídeo estiver travando.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Souza
    2018-02-15T16:52:22

    Chromecast não reconhecer mais minha rede, mas dos outros sim, pôxa logo a minha rede que é mais potente.....ser eles não resolverem esses problemas, quero o meu dinheiro de volta.

  • Danielly Oliveira
    2016-01-16T16:13:45  

    O meu chromescast parou de funcionar, não reconhece mais minha rede. O que devo fazer?

    recentes

    populares

    • Danielly Oliveira
      2016-01-16T16:13:45  

      Alguém conseguiu?

    recentes

    populares

    • Danielly Oliveira
      2016-01-16T16:13:45  

      TBÉM ESTOU COM ESSE PROBLEMA

  • Hailton Paz
    2017-02-23T21:54:50

    Eu não consigo passar o video para a tv no youtube ou netflix, pelo streaming

  • Gelson Goncalves
    2016-12-08T13:27:06

    Meu app do netflix não estava carregando. A solução foi fazer o reset de fábrica no chromecast.

  • Suelen
    2016-11-30T01:47:37

    auguém sabe o endereço de ip do chromecast?

  • Romilton Nascimentoreis
    2015-09-30T22:06:36  

    Muito legal com o Chromecast!

    recentes

    populares

    • Romilton Nascimentoreis
      2015-09-30T22:06:36  

      hoje o meu chromecast consta que esta funcionando,mais a minha tv diz hdmi não suportado,sendo que até ontem funcionou sem problemas. O que fazer ?? ele só tem 2meses de uso.

  • Wilson Silva
    2016-09-19T17:55:47

    A extensão do Google cast no PC não reconhece mais meu Chromecast.Ja tentei tudo que é jeito é nada.Só uma mensagem dizendo dispositivo não encontrado.E isto começou depois que troquei de operadora de internet.Sera o modem?

  • Samuel
    2015-10-19T09:35:07

    Meu chromecast parou de espelhar os apps. Ao olhar o que poderia ser aqui no post, percebi que ele não está mas mostrando o wifi da minha casa mas no canto da tela da minha tv. O que pode ser? E o que posso fazer? Se alguem puder me ajudar, agradeço.

  • Bruna Brito
    2016-01-28T23:15:41  

    O meu chromecast transmite todos os aplicativos exceto o netflix no meu computador. Já fiz hard reset, desinstalei e reinstalei o chrome no computador e nada

    recentes

    populares

    • Bruna Brito
      2016-01-28T23:15:41  

      Olá, Bruna. Seu problema foi resolvido, estou passando por um problema similiar.