Roteador

30/09/2015 08h41 - Atualizado em 30/09/2015 08h41

Como atualizar o firmware do seu roteador

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Firmware é o termo utilizado para designar um conjunto de instruções operacionais embutidas no hardware de dispositivos que vão desde celulares e roteadores até controles remotos e calculadoras. O firmware controla as funções mais básicas dos aparelhos, sem as quais eles não poderiam funcionar. 

Firmware: O que é, para que serve e como atualizar

Em equipamentos que possuem funções bastante específicas, como roteadores, o firmware é uma peça chave. É por esse software que o usuário pode realizar ajustes no seu funcionamento, atualizar o firmware do roteador, bem como ter acesso a funções de segurança bastante importantes no dispositivo.

Firmwares dos roteadores podem ser atualizados para garantir mais segurança e melhor funcionamento dos dispositivos (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Firmwares dos roteadores podem ser atualizados para garantir mais segurança (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Por que devo atualizar o firmware?

Há três motivos para atualizar o firmware. Primeiro porque, com o tempo, brechas de segurança no roteador podem ser descobertas e exploradas por invasores. Nesses casos, os fabricantes costumam atualizar o sistema operacional do aparelho, vedando qualquer tipo de falha de segurança.

Outro bom motivo é que versões mais amadurecidas do firmware podem dar acesso a novas funções e aprimorar o funcionamento do dispositivo, liberando memória, permitindo acesso a configurações mais profundas ou simplesmente tornando o roteador mais estável. No geral, as atualizações também corrigem bugs descobertos posteriormente, melhorando o funcionamento do aparelho de rede.

Como saber qual é a minha versão de firmware?

O procedimento varia de acordo com a fabricante e também com o modelo do roteador. Mas, normalmente, é possível descobrir a versão do firmware acessando as configurações do aparelho remotamente, com o uso de um computador.

Acessando remotamente as configurações do seu roteador é possível encontrar a versão de firmware do dispositivo (Foto: Reprodução/FIlipe Garrett)Acessando remotamente as configurações do seu roteador é possível encontrar a versão de firmware  (Foto: Reprodução/FIlipe Garrett)

Para fazer isso, é necessário saber o endereço do aparelho dentro de sua rede de Internet. A maneira mais fácil de se fazer isso é, no Windows, acessar o Prompt de Comando e digitar o comando, sem aspas: “ipconfig/all”. Veja como descobrir o IP do seu roteador de forma simples. 

Uma lista de especificações da sua rede vai surgir na tela. Procure pela entrada “Gateway Padrão” e copie os números relacionados. Usaremos como exemplo o seguinte Gateway Padrão: 192.168.1.1

Digite o endereço numérico em seu navegador de preferência e dê enter. Uma janela de login será apresentada, use o padrão "admin/admin" para se cadastrar.  Caso seu aparelho tenha um login e senha diferentes, consulte o manual do roteador e o seu provedor de acesso à Internet.

No caso de um login bem sucedido, você será apresentado à interface de configurações do seu roteador, que permite que você controle todos os aspectos da sua rede. Se você deseja verificar a versão do firmware, basta encontrar a opção “Ajuda”, “Sobre”, ou “About” e conferir as informações. 

Onde eu encontro o novo firmware do meu roteador?

O melhor lugar para procurar uma nova versão do sistema é o site oficial da fabricante do dispositivo. Em geral, sabendo o modelo do seu roteador, o procedimento de busca do arquivo é bem simples.

Site da TP-Link tem área de Downloads que oferece firmwares dos seus produtos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Site da TP-Link tem área de Downloads que oferece firmwares dos seus produtos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A TP-Link, por exemplo, oferece uma área de downloads em que, basta selecionar o modelo do seu roteador para acessar manuais e ver os firmwares disponíveis. Em geral, procure por áreas de suporte e downloads na página oficial do seu fabricante.

Alguns tipos de roteadores, que concentram funções de distribuição de Internet e TV à cabo, podem usar procedimentos diferentes de atualização. Nesses casos, a própria operadora atualiza o firmware do equipamento sem que o usuário perceba ou tenha que fazer alguma ação específica. 

É perigoso atualizar o firmware?

Sim. Um erro no processo de atualização, queda de energia e desconexão durante a transferência dos arquivos podem fazer com que o roteador sofra um “brick”. O termo vem do inglês, significa literalmente tijolo, e remete à ideia de que o dispositivo ficou permanentemente inutilizado por um processo mal sucedido e só tem serventia como um peso de papel, ou um tijolo mesmo.

Como descobrir o gateway padrão em uma rede de Internet a radio? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Para evitar que isso aconteça é imprescindível que o usuário preste bastante atenção nos procedimentos recomendados pela fabricante nos manuais de uso e em seus sites. Seguindo as instruções ao pé da letra, a chance de algum problema desse tipo ocorrer é praticamente inexistente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Magrelo Pokokilo
    2015-10-28T20:15:34

    Aconselho a mudar o firmware , eu mesmo uso o rotiador tp link 740n , e mudei o firmware pelo o do gargoyle , mudo pra caramba , a net parou de cair , a velocidade melhorou . e so pesquisar no google , firmware gargoyle , tem pra todos modelos de rotiadoor