24/09/2015 07h00 - Atualizado em 24/09/2015 07h00

Como configurar teclado estrangeiro de notebook para usar acentuação?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os notebooks ou computadores com teclados estrangeiros precisam de uma configuração especial para o uso da acentuação brasileira. Eles vêm sem a tecla de “ç” e os acentos agudos, circunflexo, til e outros caracteres especiais possuem outros comandos para serem utilizados nos seus textos. Mas, com alguns ajustes no sistema, é possível usar o acessório no dia a dia sem muita dor de cabeça. 

Conheça os novos atalhos de teclado do Windows 8; veja as dicas

Confira o passo a passo para configurar o seu teclado estrangeiro e deixá-lo em português.

Confira os atalhos de teclado para deixar funções mais rápidas (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo) (Foto: Confira os atalhos de teclado para deixar funções mais rápidas (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo))Veja como configurar o seu teclado estrangeiro para transforma-lo em português (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Passo 1. Abra o menu Iniciar e selecione “Configurações”;

Acesse as configurações no menu Iniciar do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações no menu Iniciar do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha no menu “Hora e Idioma”;

Acesse o item de hora e idioma nas configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o item de hora e idioma nas configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione “Região e Idioma” . Depois clique em “Adicionar um idioma”;

Selecione o item de Região e Idioma e adicione o idioma (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item de Região e Idioma e adicione o idioma (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4 Clique em “Inglês” e depois em  “Inglês (Estados Unidos)”;

Selecione o pacote de Inglês dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o pacote de Inglês dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5.Agora selecione “Inglês (Estados Unidos)” dentre a lista de adicionados e clique em “Opções”;

Selecione as opções do idioma adicionado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione as opções do idioma adicionado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Selecione “Adicionar um teclado” e marque Estados Unidos (Internacional);

Adicione o teclado de Inglês Internacional (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione o teclado de Inglês Internacional (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Em seguida você poderá selecionar o botão de “Remover” no item “US” anterior;

Exclua o item de teclado anterior para manter tudo organizado (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Exclua o item de teclado anterior para manter tudo organizado (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Para selecionar o teclado, basta clicar no botão na barra de menu, no canto direito, e selecionar Inglês Estados Unidos Internacional.

Altere a opção do teclado para ENG (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere a opção do teclado para ENG (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dicas para usar os atalhos

Passo 1. Para usar a acentuação aguda, basta pressionar: “tecla com apóstrofo + letra que deseja” No resultado: “á, é, í, ó, ú”;

Dica para adicionar o acento agudo no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Dica para adicionar o acento agudo no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Adicionar o til, circunflexo basta pressionar “Shift + tecla com o acento + letra” Como resultado será exibido: “ã ou â”;

Selecione o til ou circunflexo na acentuação do teclado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o til ou circunflexo na acentuação do teclado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para adicionar a exclamação e interrogação. Pressione “Shift + tecla que deseja” O resultado será: “? e !”.

Adicionando interrogação e exclamação no teclado estrangeiro (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicionando interrogação e exclamação no teclado estrangeiro (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora é só aproveitar para digitar seus textos de forma mais rápida com o teclado estrangeiro do notebook ou computador. O ponto final, virgula, ponto e vírgula, barras, aspas e demais itens são acessados nos botões com o símbolo deles no teclado.

Como corrigir teclado desconfigurado? Confira no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Vasconceloscoimbra
    2018-02-07T06:08:36

    Poxa obrigado Barbara.Já estava me vendo maluco vlw mesmo.

  • Adonai Vásquez
    2018-01-30T03:28:23

    Maravilhoso. Esta é uma explicação perfeita. Este texto foi digitado em meu notebook DELL (americano) com os acentos e cedilha usando o bom resultado. Fantástico! Como não elogiar?

  • Professor Kodama
    2017-08-09T10:51:17

    Melhor não perder tempo e comprar um no Brasil.

  • Edu Souza
    2015-09-24T10:10:49  

    Mas.. e o Ç...p/ os mais leigos..?

    recentes

    populares

    • Edu Souza
      2015-09-24T10:10:49  

      tecle acento agudo, segure a tecla shift e tecle c

  • Rokan Kudlinsk
    2017-06-30T15:30:15

    Ótimo e completo descritivo. Estava com uma configuração diferente da padrão, mas com a explicação didática consegui que funcionasse perfeitamente. Obrigada

  • André Moraes
    2016-10-30T00:28:00

    Funcionou perfeitamente!

  • Ricardo Heletrico
    2016-07-27T13:42:21

    Errado... O teclado com layout Estados Unidos (Internacional) deve ser adicionado no idioma Portugues BR. Se for adicionado no idioma em Ingles, os acentos não funcionarão...