Produtividade

29/09/2015 11h00 - Atualizado em 29/09/2015 11h00

Como criar sumário automático e índice analítico no Microsoft Word

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Microsoft Word permite que o usuário adicione sumários automáticos aos seus documentos. Com o recurso, o número da página e título dos capítulos são atualizados automaticamente após qualquer alteração no corpo do texto. A função é útil especialmente para quem está fazendo trabalhos grandes, como artigos acadêmicos e TCCs.

Office 365 Planner: saiba o que é e como ele pode ajudar a se organizar

Confira a dica e saiba como criar e usar um sumário automático no processador de textos da Microsoft.

Como salvar textos do Microsoft Word Online em PDF (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Como salvar textos do Microsoft Word Online em PDF (Foto: Divulgação/Microsoft))Saiba como criar um sumário automático no Word (Foto: Divulgação/Microsoft)


Passo 1. Selecione o título dos capítulos e escolha um dos estilos de “Título”, na aba “Página inicial”;

Adicione o estilo de título aos títulos do seu trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicione o estilo de título aos títulos do seu trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Faça o mesmo com os subtítulos do seu trabalho. Para visualizar mais opções de títulos e subtítulos, clique sobre a seta à direita do campo de estilos para abrir todas os itens;

Configure corretamente os subtítulos do trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configure corretamente os subtítulos do trabalho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Após configurar todos os títulos, abra a guia “Inserir” e adicione uma página em braco. Ela será usada para adicionar o sumário ao seu trabalho;

Adicione uma página em branco para ser usada como sumário (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicione uma página em branco para ser usada como sumário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Posicione o cursor de texto sobre a página em branco que você acabou de criar. Em seguida, na guia “Referências”, clique em “Sumário” e escolha uma das opções de sumário automático;

Inserindo sumário automático no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Inserindo sumário automático no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. O sumário será adicionado, já com todos os títulos e páginas. Caso tenha adicionado um novo tópico ao seu trabalho ou alterado algum título, basta clicar em “Atualizar Sumário…”;

Atualizando sumário (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Atualizando sumário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, selecione se deseja apenas atualizar o número das páginas ou todo o conteúdo – o que incluí adicionar novas entradas, alterar os títulos existentes e corrigir o número da página.

Selecione quais itens deseja atualizar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione quais itens deseja atualizar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas simples, o sumário será criado com todos os títulos e páginas do seu trabalho. Mas, ele não se atualiza automaticamente. Lembre-se de fazer isso após realizar qualquer alteração no corpo do texto.

O que esperar do Office 2016? Comentar no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares