14/09/2015 11h00 - Atualizado em 14/09/2015 14h40

Como criar um canal no YouTube

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Os canais do YouTube estão cada vez mais populares e mais fáceis de criar. Em julho, a necessidade de ter uma conta no Google + para criar um perfil na plataforma de vídeos deixou de ser obrigatória e agora só acontece se o usuário desejar. Além disso, informações sobre curtidas e novos vídeos só serão sincronizadas com a rede social do Google caso o usuário quiser. 

Como colocar marca d'água em vídeos do YouTube

Confira o passo a passo para criar e administrar um canal no YouTube e aproveite as funcionalidades que o site oferece.

YouTube-No-Ar-03 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Aprenda a criar um canal do YouTube e personalize do jeito que preferir (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Canal pessoal e canal empresarial

A forma de criar um canal empresarial é a mesma para criar um canal pessoal, basta selecionar “Empresa, instituição ou organização” na hora de definir a categoria. Porém, um canal empresarial tem a opção de ser vinculado à uma página do Google +. Sendo assim, o mesmo pode ser gerenciado através de qualquer conta de gerente.

Passo 1. Faça login na sua conta no YouTube e clique em “Configurações do YouTube”;

Clique em "Configurações do YouTube" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Clique em "Configurações do YouTube" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 2. Em “Recursos adicionais”, clique em “Criar um novo canal”;

Clique em "Criar um novo canal" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Clique em "Criar um novo canal" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 3. Escolha um nome e, em seguida, uma categoria para o canal. As opções são “Artes, entretenimento e esportes”, “Produto ou marca”, “Empresa, instituição ou organização” e “Outro”. Depois, concorde com os termos e condições para continuar;

Escolha um nome para o canal e selecione uma das categorias disponíveis (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Escolha um nome para o canal e selecione uma das categorias disponíveis (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 4. Ao abrir a página, clique no ícone indicado no canto superior direito e selecione seu canal;

Selecione seu canal para poder editá-lo (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Selecione seu canal para poder editá-lo (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 5. Clique em “Adicionar arte do canal”;

Clique em "Adicionar arte do canal" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Clique em "Adicionar arte do canal" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 6. Você pode fazer upload de uma foto do seu computador, usar algum que esteja no seu perfil do Google+ ou escolher uma das opções da Galeria. As dimensões recomendadas para a imagem são de no mínimo 2560 x 1440 pixels e tamanho máximo de 4 MB;

Adicione uma foto como desejar (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Adicione uma foto como desejar (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 7. Ao escolher a imagem, uma tela mostrará como ela vai ficar em diferentes dispositivos. Caso queira ajustar, clique em “Ajustar o corte”. Quando estiver como deseja, clique em “Selecionar”;

Ajuste o corte como quiser e depois clique em "Selecionar" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Ajuste o corte como quiser e depois clique em "Selecionar" (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 8. Depois de adicionar a foto, clique em “Sobre” para editar as informações do canal;

Clique em "Sobre" para editar as informações do Canal (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Clique em "Sobre" para editar as informações do Canal (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 9. Adicione uma descrição, detalhes como e-mail para contato e links do seu site ou favoritos. Essa informações serão exibidas na arte do canal;

Adicione descrição e outras informações sobre o canal (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Adicione descrição e outras informações sobre o canal (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 10. Você pode editar diversas informações e configurar preferências para o seu canal. Porém, a URL, que antes poderia ser personalizada por qualquer usuário, agora tem novas regras. Para criar uma URL personalizada, seu canal precisa estar em situação regular, ter mais de 30 dias, mais de 500 inscritos, foto e arte;

Gerencie as preferência do seu canal (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Gerencie as preferência do seu canal (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 11. Agora que seu canal já está pronto, basta clicar em “Carregar” no canto superior direito da página para enviar seu primeiro vídeo.

Clique em "Carregar" para adicionar seu primeiro vídeo (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Clique em "Carregar" para adicionar seu primeiro vídeo (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Pronto. Agora você já pode criar seu canal do YouTube e editá-lo como quiser. Pense em um tema interessante e aproveite as funcionalidades do site. 

Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares