Sistemas Operacionais

23/09/2015 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 07h00

Como deixar o Windows Phone mais rápido e evitar travamentos?

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

O Windows Phone é um dos sistemas operacionais móveis mais leves da atualidade. Porém, assim como em outros celulares Android e iOS, baixar muitos aplicativos pode causar travamentos e erros inesperados. Confira algumas dicas para deixar o seu smartphone, seja ele um Nokia Lumia 640, Lumia 535ou outro aparelho com Windows Phone, sempre fluído e rápido.

Aprenda a editar fotos no Windows Phone

1 - Feche aplicativos e jogos que não estão sendo usados

A primeira dica é a mais simples e a que possui impacto direto no sistema. Fechar aplicativos e jogos abertos ajudam a melhorar a performance de qualquer sistema operacional. 

Confira o review do TechTudo para o smart de entrada Lumia 532 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Confira o review do TechTudo para o smart de entrada Lumia 532 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Baixar muitos aplicativos pode deixar o celular com Windows Phone lento (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Para isso, toque no botão do Windows Phone referente ao “voltar” (seta para esquerda) e mantenha o dedo sobre esse botão. Ao fazer isso, serão mostrados os apps e jogos que estão sendo executados no momento.

Você pode fechar os aplicativos abertos tocando no “x”, no canto superior direito de cada tela, ou deslizando o dedo para baixo. Fazendo isso, o sistema libera memória RAM do dispositivo.

Fechar os apps que estão abertos é a primeira coisa que você deve fazer (Foto: Dario Coutinho ;)Fechar os apps que estão abertos é a primeira coisa que você deve fazer (Foto: Dario Coutinho ;)

2 - Desative a execução em segundo plano de aplicativos não essenciais

Ao contrário do iOS e Android, o Windows Phone possui uma ferramenta nativa que permite desabilitar, de forma permanente, a execução em segundo plano de vários aplicativos.

Acesse “Configurações” e, em “Sistema”, toque em “Economia de Bateria”. Ao chegar nesta opção, deslize para a direita para acessar a aba “Uso”. Lá, o usuário pode ver quais aplicativos estão sendo executados no momento.

Desative os apps que você não costuma usar muito (Foto: Dario Coutinho / Reprodução)Desative os apps que você não costuma usar muito (Foto: Dario Coutinho / Reprodução)

Com a lista de aplicativos em uso sendo mostrada na tela, você pode escolher em quais apps deseja desativar a “execução em segundo plano". Você pode fazer a configuração que desejar, mas lembre-se que parar a execução em segundo plano faz o app ficar inativo até que você o abra novamente.

3 - Desative imagem de fundo, blocos extras e blocos animados da tela inicial

É muito tentador usar uma imagem de fundo para a tela inicial do Windows Phone. Mas em dispositivos com 512 MB de RAM, por exemplo, isso pode ocasionar lentidão. Sendo assim, exclua o fundo e o substitua-o na opção “cor de destaque”. Para isso, acesse a opção “tela inicial+tema”, em “Configurações”.

Outro elemento que costuma causar lentidão em dispositivos mais modestos com Windows Phone é a opção “mostrar mais blocos”. Ela consome alguns poucos Megabytes de memória RAM, mas pode ser o catalizador que desencadeia a lentidão do sistema. Isso porque, na usabilidade do Windows Phone, é comum voltar a tela inicial várias vezes.

Em dispositivos com 512 MB de RAM desative imagens de fundo e blocos extras (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Em dispositivos com 512 MB de RAM desative imagens de fundo e blocos extras (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Blocos animados não são problema no Windows Phone, mas se mesmo assim o seu dispositivo estiver lento, recomendamos deixar os aplicativos que você não usa apenas como ícones.

4 - Limpe o cache

Em alguns dispositivos com Windows Phone, é comum que o sistema fique com muitos dados em cache. São arquivos temporários não essenciais ao sistema e que podem ocasionar lentidão, quando estiver com um grande volume de dados.

Em alguns casos, o motivo da lentidão pode ser um arquivo de cache muito grande (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Em alguns casos, o motivo da lentidão pode ser um arquivo de cache muito grande (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)


Qual é o melhor sistema operacional para smartphones? Comente no Fórum do TechTudo

Para limpar o cache, acesse “Configurações”, “sensor de armazenamento” e, em seguida, toque em “telefone”. Nesta tela, navegue até encontrar “arquivos temporários”. Acesse essa opção e clique em “excluir”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz
    2015-09-23T12:45:37

    Pra quem compra pela internet, dica eh digiar no google cuponizado

  • Linguador
    2015-09-23T18:08:06

    Pra quem não quer pegar vírus, dica é não digiar no Google cuponizado.

  • Paulo
    2016-10-22T23:51:40

    Dica pra não ter problema com o Windows Phone: Use Android ou IOS, WP é uma bosta!

  • Dimitri Delling
    2016-08-18T07:26:16

    Não resolveu

  • Danny Lopes
    2016-05-08T16:39:13

    Postagem inútil