28/09/2015 19h06 - Atualizado em 28/09/2015 19h06

Como economizar bateria no Android com o aplicativo Bataria?

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

O aplicativo Bataria – Economia de Bateria, exclusivo para celulares e tablets com Android, consegue aumentar consideravelmente a duração da bateria de um dispositivo. Normalmente o smartphone começa a gastar energia logo que o aparelho é ligado, pois alguns itens de conectividade como Wi-Fi e GPS são ativados. Outros recursos do celular também ajudam a reduzir o tempo de uso.

Dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones

Pensando nisso, o aplicativo se propõe a poupar energia – tanto pelo modo automático quanto pelo manual. No tutorial abaixo, aprenda usar o app e a deixar seu smart ligado por muito mais tempo.

Modo automático

App age com autonomia no modo automático para poupar bateria do dispositivo. Foto: Reprodução/TechtudoApp age com autonomia no modo automático para poupar bateria do dispositivo. Foto: Reprodução/Techtudo

Passo 1. No modo automático, basta clicar na opção “Economia de energia ligada” para ativar a função no aplicativo.

App dá flexibilidade para reduzir Aplicativo dá flexibilidade ao usuário

Passo 2. Na mesma tela, ligue o botão “ON” para habilitar a economia de energia. Depois, basta estipular o nível de energia em que o programa deve começar a economizar a bateria: os níveis variam entre 50% e 10% de tempo restante. Deslize o dedo na régua para escolher a porcentagem.

Pronto. O dispositivo vai economizar bateria automaticamente. Vale lembrar que, de agora em diante, o aplicativo vai desabilitar algumas funções do aparelho para poupar energia.

Um dos pontos positivos dessa função é que o app age automaticamente para deixar o dispositivo ligado por mais tempo. Por outro lado, ele pode desativar funções importantes, como o acesso à internet. Se quiser fazer o processo no modo manual, siga as orientações abaixo.

Ao contrário do modo automático, no modo personalizado/manual o usuário pode escolher as opções que deseja desabilitar ou habilitar. O app lista alguns itens que podem ser desativados ou ter suas funções reduzidas a fim de poupar a bateria.

Modo manual do app Bataria traz melhorias personalizadas para poupar bateria do telefone. Foto: Reprodução/Luciana VieiraModo manual do app Bataria traz melhorias personalizadas para poupar bateria do telefone. Foto: Reprodução/Luciana Vieira

Passo 1. Vá em “Configurações de Perfil”, na parte superior esquerda da tela. A opção vai abrir uma lista com caixas de seleção de alguns processos ativos no aparelho.

Passo 2. Basta selecionar os itens que deseja desabilitar para economizar energia do aparelho. Nesta opção, o usuário pode deixar a tela hibernar a cada 15 segundos, reduzir o brilho do display para 15%, retirar animações, desativar o Wi-Fi, Bluetooth e sincronizações automáticas.

Economia de Energia Agendada

Com app Bataria, usuário pode economizar a bateria do dispositivo por um tempo determinado, usando o agendamento de energia. Foto: Reprodução/Luciana VieiraCom app Bataria, usuário pode economizar a bateria do dispositivo por um tempo determinado, usando o agendamento de energia. Foto: Reprodução/Luciana Vieira

Outra forma oferecida pelo serviço para economizar a bateria do aparelho é a “Economia de Energia Agendada”. Ela fica na tela principal, ao lado esquerdo, e serve para que o usuário poupe a bateria do dispositivo durante um determinado período de tempo.

Passo 1. Ao acessar a função, uma tela com os botões “ON” e “OFF” vai aparecer. Abaixo deles, é exibida uma tabela em que o usuário deverá estipular o início e o fim do agendamento. A opção serve para que seja escolhido o intervalo em que se deseja economizar a bateria.

Passo 2. Após escolher os horários, basta voltar para o menu ou encerrar o aplicativo. O Bataria salva todas as mudanças automaticamente.

Carregar o smartphone com o cabo USB prejudica a bateria? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Eduardo
    2015-09-28T19:43:56  

    O que ele faz é desligar vários apps. Isso eu faço manualmente, não preciso dele...

    recentes

    populares

    • José Eduardo
      2015-09-28T19:43:56  

      Luciana só se vc usar o moto g pra olhar a hora. kkk pq se vc for jogar ou ver um video adeus bateria, a sony no quesito ateria é melhor q motorola. E eu nao tenho celualr sony.

    recentes

    populares

    • José Eduardo
      2015-09-28T19:43:56  

      Luciana, já tive celulares da Motorola, Samsung, iPhone, mais nenhum fica um dia sem carregar, a Sony com o modo stamina é imbatível na duração da bateria, não sou fanboy da Sony, sou um consumidor realista, que estava cansado de carregar os celular em 8 em 8 horas, porque eu vejo vídeos, jogo e fico na Internet, se você quiser um celular que fique longe da tomada, compra um Sony, mais se você quiser outros recursos, compre da sua preferência.

  • Rodrigo
    2015-09-30T16:37:48

    Entendi foi nada, mas o proprio android ja nao faz isso nativamente com a função "Economizar Bateria" ? Pra que instalar mais um APP que faz exatamente a msm coisa que o OS faz nativamente? Fora que a maioria da galera ja deixa dados ou wi fi desligados (sempre um ou outro), bluetooth desligado, rotação desligada e etc... Esse APP e nada é a msm coisa...

  • Neto Rodrigues
    2015-09-29T12:08:01

    Me pergunto se os autores recebem para escrever aqui? Se for eu vou enviar meu curriculo. Aqui é cada matéria sem proveito nenhum

  • Maria Tremedeira
    2015-09-29T10:08:24  

    eletrica... já que meu celular havia energia infinita, quer dizer, a bateria havia energia infinita graças a esse aplicativo que baixei... resolvi me apresentar para o governo deste universo dizendo ser seu Deus, e que tinha a solução para a plena escuridão deles. Hoje sou imperador daqui, e fui perdoado pela tropa intergalática que me perseguia, e agradeço muito a esse aplicativo por tudo, eu e a população do meu universo.

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2015-09-29T10:08:24  

      Não Rodrigo. O Gardernal eu deixo pra suas irmã!!

    recentes

    populares

    • Maria Tremedeira
      2015-09-29T10:08:24  

      Não... s.uuu..aas ir.m-a tomaram todos.

  • Victor Madalena
    2015-09-29T11:12:32

    Não é mais fácil ativar o modo "stamina" no celular quando ele da o aviso de bateria baixa ? Faz a mesma coisa que esse aplicativo "milagroso" faz.

  • Carlos Bernardo
    2015-09-29T11:01:43

    Gostaria de ter um Galaxi de 8" polegadas, acho que num futuro breve vamos ter!

  • Mauricio Rodrigues
    2015-09-29T10:49:03

    Mandaram um Robô movido à bateria pra Marte e o desgraçado tá lá funcionando e não conseguem fazer uma bateria de celular durar dois dias...tsc...tsc...tsc...

  • Pedro Ribeiro
    2015-09-29T10:09:34  

    Criei um app que é muito melhor que esse aí... A bateria dura muito mais... Se chama shutdown

    recentes

    populares

    • Pedro Ribeiro
      2015-09-29T10:09:34  

      tem dois shutdown, qual deles?

  • Marcos Pilat
    2015-09-29T10:15:34

    Certeza que vai ter um monte de gente correndo e instalando "outro" aplicativo milagroso....bobinhos!!!

  • Maria Tremedeira
    2015-09-29T10:08:22

    saiu um laser da filmadora que atingiu a colina mais alta do local que desabou sobre a população, matando todos que ali viviam... assustado resolvi abrir outro portal antes que alguma tropa intergalática viesse me capturar. Abri e entrei, sai num universo chamado Dark Moon, pela qual apenas a lua o banhava, não havia sol, não havia energia

  • Maria Tremedeira
    2015-09-29T10:08:15

    E tanta energia que quando tirei uma foto o flash criou um portal dimensional, pela qual saiu uma tropa interdimensional do futuro à minha procura dizendo que sou procurado em mais de 356 universos; corri e fugi, foi quando resolvi abrir outro portal com a câmera do meu celular... tirei e abri, entrei e sai no século XXXIX no planeta Anthrax, e vi várias criaturas diferentes que nunca ninguém ousou imaginar, foi quando resolvi filmar pra registrar aquilo, quando filmei,

  • Fillippi Fernandes
    2015-09-29T10:05:28

    CHUPA ESSA BATERIA FLAMENGO. KKKKKKKKKKKK

  • Polydoro Jr.
    2015-09-29T10:04:36

    INFINITA: Desligue o celular assim será infinita as broncas do chefe, mulher, credores.... simples assim!!!

  • Alexandre Tajima
    2015-09-29T10:01:47

    Todo mundo chorando por causa da bateria e eu aqui com meu Nokia 1100, com a bateria durando no mínimo 7 dias kkkkkkk

  • Willian Feitosa
    2015-09-29T09:49:29

    App" buzz lightyear"

  • Ahscell Eletronicos
    2015-09-29T09:47:38

    e ainda tem gente que acredita nisso kkkkk quando é que a techtudo vai te materias feitas por profissinais

  • Eli F.santos
    2015-09-29T09:05:12  

    um App que deixa a bateria quase infinita? Deve ser um App de algum canal que vende bateria Nuclear para smartphones kkkkk

    recentes

    populares

    • Eli F.santos
      2015-09-29T09:05:12  

      estava aqui imaginando meu celular sem por na carga uma semana já estaria mt bom.sqn

  • Luciano Diniz
    2015-09-29T09:34:09

    TEM UM ESQUEMA QUE A BATERIA FICA CHEIA O DIA TODO BASTA DEIXAR PLUGADO ELE NO CARREGADOR NA TOMADA KKKKK

  • Jonatas
    2015-09-29T09:07:59

    "quase infinita"

  • Olavo Morett
    2015-09-29T08:52:06

    Ao infinito e Alem , ...........

  • Sergio Zenimori
    2015-09-29T08:48:50

    mais um app para consumir ainda mais sua bateria !

  • Daniel Siqueira
    2015-09-29T08:22:23

    Eis o padrão G... de qualidade....kkkkkk

  • Daniel Siqueira
    2015-09-29T08:21:32

    Marte tem agua salgadaaaaa....

  • Willian Costa
    2015-09-29T07:57:36

    Palha assada isso aí!

  • Agrimas Lima
    2015-09-28T20:16:43  

    Realmente não existe milagre, mas o titulo da matéria é um tanto exagerada, você clica pensando que achou a salvação mas logo de inicio percebe que não é o que se espera, parece matéria paga do desenvolvedor do app. O negócio é andar com bateria extra ou carregador.

    recentes

    populares

    • Agrimas Lima
      2015-09-28T20:16:43  

      Ou comprar um Sony, porque tem o stamina, que faz o celular durar 1 dia mexendo normalmente.