Sistemas Operacionais

02/09/2015 10h00 - Atualizado em 02/09/2015 10h00

Como mudar o idioma e a localização do Android sem fazer root?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Android não conta com opção de mudar o idioma do sistema de forma nativa, mas isso é possível com a ajuda do MoreLocale 2. Já ensinamos como fazer isso nesse tutorial, mas o procedimento funciona apenas em aparelhos rooteados. Agora, para utilizar o app sem precisar de root ou softwares de fabricantes, é preciso instalar o Android SDK no computador. O programa é gratuito e roda em qualquer modelo de smartphone Android.

Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky

Pesquisa aponta que medidas de segurança das lojas de apps para Android são insuficientes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Pesquisa aponta que medidas de segurança das lojas de apps para Android são insuficientes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Aprenda a trocar o idioma e o local do Android sem precisar de root no aparelho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Habilitando a depuração USB

Passo 1. É necessário configurar previamente a habilitação da depuração USB para o funcionamento do MoreLocale 2. Para fazer isso, ative o modo desenvolvedor do Android, conforme ensinado neste tutorial;

Android com modo programador ativado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Android com modo programador ativado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Agora que seu Android já tem o menu “Programador”, acesse-o e, no canto direito superior de tela, altere a chave para a posição "Ativado". Depois, marque a caixa “Depuração USB”. Clique em “OK” para confirmar a operação.

Telas de habilitação da depuração USB no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas de habilitação da depuração USB no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alterando as confugurações do Android

Passo 1. Com o MoreLocale 2 já baixado no seu smartphone, faça o download do Android SDK e instale-o no seu computador. Ao terminar, abra o programa e role a barra para baixo até achar a pasta “Extras”. Selecione a opção “Google USB Driver” e clique no botão “Install”;

Destaques para pasta Extras, opção Google USB Driver e botão Install (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaques para pasta 'Extras', opção 'Google USB Driver' e botão 'Install' (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na janela a seguir, confira se a opção “Google USB Driver” consta na lista à esquerda. Se sim, marque a caixa “Accept Licence” e pressione “Install”;

Indicações de botões de instalação e aceitação da licença do Android SDK (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Indicações de botões de instalação e aceitação da licença do Android SDK (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Aguarde a instalação do “Google USB Driver” e de outros pacotes que eventualmente tenha selecionado;

Processo de instalação pode demorar alguns minutos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Processo de instalação pode demorar alguns minutos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na caixa de pesquisa do Windows Explorer, procure o termo “android sdk”. Ao encontrar a pasta, abra o diretório “platform-tools”;

Setas apontam para caixa de pesquisa no Windows Explorer e pasta platform-tools, presente no diretório do Android SDK (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Setas apontam para caixa de pesquisa no Windows Explorer e pasta platform-tools, presente no diretório do Android SDK (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Note que nesta pasta aparecem os arquivos "adb". Pressionando o botão “Shift”, clique com o botão direito do mouse e selecione “Abrir janela de comando aqui”;

Destaque para opção Abrir janela de comando aqui (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para opção 'Abrir janela de comando aqui' (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Plugue o celular no PC, caso ainda não tenha feito, e dê “OK” na mensagem a seguir para permitir a depuração USB;

Mensagem para conceder permissão de depuração USB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Mensagem para conceder permissão de depuração USB (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Digite o comando “adb devices” e pressione "enter". Você verá uma lista de dispositivos conectados ao computador, na qual constará seu celular;

Prompt de comando mostra lista de dispositivos Android conectados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Prompt de comando mostra lista de dispositivos Android conectados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Digite o comando “adb shell” e pressione enter;

Janela de comando após adb shell (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de comando após 'adb shell' (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Ao lado da sequência de caracteres que aparecerá abaixo (indicado com uma seta, variando conforme o dispositivo), digite (seguindo os espaçamentos e caps):
“pm grant jp.co.c_lis.ccl.morelocale android.permission.CHANGE_CONFIGURATION”;

Comando final para configuração do MoreLocate 2 no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Comando final para configuração do MoreLocate 2 no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 10. Agora que o seu Android está devidamente configurado para que o MoreLocale 2 funcione, basta abrir o app e selecionar a língua ou região de sua preferência.

MoreLocate 2 funcionando após configuração via Android SDK (Foto: Reprodução/Raquel Freire)MoreLocate 2 funcionando após configuração via Android SDK (Foto: Reprodução/Raquel Freire)


Pronto. Agora, você pode mudar o idioma e a localização do seu smartphone Android sem precisar de root.

Qual celular bom e barato é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rômullo Silva
    2017-08-11T16:15:58

    um simples minimal adb resolve isso. Melhor que instalar essa tranqueira do Android studio pra fazer algo mínimo

  • Jorge Azevedo
    2017-08-04T18:26:07

    Raquel! estamos muito agradecidos pela orientação: Segura e eficaz!

  • Antonio Caser
    2017-07-13T13:47:56

    *Não esqueçam de conectar o cabo usb no computador e no aparelho.*

  • Paulo Campos
    2016-07-16T17:20:13  

    tentei fazer o passo a passo, mas mesmo instalando o Android SDK ele não reconhece meu telefone quando conecto o USB, porque será?

    recentes

    populares

    • Paulo Campos
      2016-07-16T17:20:13  

      Aqui também deu esse erro.

    recentes

    populares

    • Paulo Campos
      2016-07-16T17:20:13  

      aqui tbm :/

  • Marcos Silva
    2017-06-14T12:56:39

    Parabéns Techtudo problema resolvido

  • Paula Pimentel
    2016-09-30T21:52:44  

    Nao consigo instalar o Android SDK pois fica acusando a falta do Java JDK... Já instalei o JDK mas ele continua dizendo que falta... Alguem teve o mesmo problema? Windows 10 64 bits

    recentes

    populares

    • Paula Pimentel
      2016-09-30T21:52:44  

      Instale a versao 32 bits do Java. Pra mim funcionou...

    recentes

    populares

    • Paula Pimentel
      2016-09-30T21:52:44  

      Você deve baixar o programa chamado Java SE Development Kit, pra que o android SDK funcione...

  • Roberto Brito
    2017-02-23T20:49:14

    002

  • Lucas Marttins
    2016-04-30T18:39:59  

    caramba! a muito tempo eu queria ajeitar isso, valeu mesmo!

    recentes

    populares

    • Lucas Marttins
      2016-04-30T18:39:59  

      PERFEITO!!!!! OBRIGADO!!!

  • José Marcos
    2016-08-22T21:05:23

    Tenho uma dúvida estou instalando um software em meu aparelho fazendo isso ? Esse é um desbloqueio Bootloader ? Não quero perder a garantia de meu telefone recem comprado

  • Wladimir Froes
    2016-06-06T23:05:42

    Valeuuuuuu!!!!!

  • Felipe
    2016-05-15T20:57:14

    Não achei a pasta '''android sdk'' e agora?

  • Edson Bezerra
    2016-04-10T20:57:42

    Faltou informar que se deve baixar um programa de uma tonelada chamado Java SE Development Kit, pra que o android SDK funcione...

  • Mara Mendonça
    2016-03-03T09:39:55

    Excelente, parabéns a quem fez o tutorial. Sou totalmente leiga e consegui resolver o problema sozinha.