Editores

04/09/2015 12h00 - Atualizado em 01/12/2017 14h10

Como tirar o fundo de uma imagem no Photoshop

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Adobe Photoshop, programa profissional de edição de imagens para Windows e Mac, oferece ferramentas completas para tirar o fundo de uma imagem. Dessa forma, você pode adicionar elementos em outra paisagem, deixar em destaque ou apenas adicionar um background branco.

Como criar a sombra de um objeto no Adobe Photoshop

Confira o passo a passo com três ferramentas fáceis de usar para realizar o processo. O recurso é ótimo para quem gosta de personalizar fotos pessoais. Veja também como salvar imagens sem fundo ou com fundo transparente.


Passo 1. Abra o Photoshop no computador, selecione “Arquivo” e depois “Abrir”. Encontre a foto que deseja e confirme em “Abrir”;

Abra a imagem que prefere remover o fundo pelo Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra a imagem que prefere remover o fundo pelo Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Crie uma nova camada da imagem. Para isso, acesse a lateral na aba “Camadas”, clique com o botão direito no ícone da foto e selecione “Duplicar Camada”. Confirme a ação em “Ok”. Depois, desmarque o “Plano de Fundo” da visão, no ícone de “olho”, para ver as mudanças. Deixe a camada do topo selecionada;

Duplique a camada e deixe a do topo selecionada (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Duplique a camada e deixe a do topo selecionada (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Recorte pela Varinha Mágica

Passo 1. No lado esquerdo há uma barra de ferramentas do Photoshop. Veja três formas de recortar e remover o fundo da sua foto. A primeira é a “Varinha Mágica”. O recurso permite selecionar superfícies semelhantes de tom na foto. Clique no fundo e depois aperte o botão de “Shift” no teclado para clicar em áreas semelhante do fundo;

Recorte pela Varinha Mágica no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Recorte pela Varinha Mágica no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Crie uma área do fundo totalmente selecionada e depois aperte o botão de “Delete” no teclado. Pronto.

Marque o fundo por completo e remova com o botão de Delete (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Marque o fundo por completo e remova com o botão de Delete (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Recorte pela Seleção Rápida

Passo 1. A ferramenta de “Seleção Rápida” também é prática para fotos com fundo de cores e características semelhantes. Basta clicar no fundo para criar a seleção completa;

Escolha a ferramenta para Seleção Rápida no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha a ferramenta para Seleção Rápida no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Faça a marcação de todas as áreas do fundo e, se necessário, aperte o botão de “Shift” para somar áreas e “Alt” para reduzir áreas, caso tenha passado de algum limite que não queira cortar. 

Remova as áreas selecionadas e use os botões do teclado para controlar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Remova as áreas selecionadas e use os botões do teclado para controlar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Finalize com o botão de “Delete”. Note que cada área ficará em quadriculado, ou seja, sem fundo.

Ferramenta de Caneta (Pen Tool)

Passo 1. Por último, e mais preciso, está o recurso de Pen Tool. Com ela o usuário cria pontos de eixos para gerar a seleção. Em alguns casos é possível circular todo o objeto ou remover uma parte do fundo que não deseja;

Escolha a Pen Tool para um corte mais preciso no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha a Pen Tool para um corte mais preciso no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Faça a marcação de cada ponto, com cuidado, ao entorno da imagem. Para as curvas, mantenha o cursor pressionado e gire o eixo da marcação. Repita o processo até fechar a área completa, encontrando o primeiro ponto com o último;

Faça as marcações dos pontos com cuidado ao entorno do objeto ou para remover o fundo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça as marcações dos pontos com cuidado ao entorno do objeto ou para remover o fundo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Clique com o botão direito na área selecionada e escolha “Criar Seleção”. Em seguida, com a área tracejada, apague o fundo no botão de “Delete” no teclado. Ele ficará quadriculado, como nos demais passos.

Crie a seleção e delete o fundo no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie a seleção e delete o fundo no Photoshop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Salvando as imagens

Passo 1. Clique em “Arquivo” e depois em “Salvar como”. Caso queira salvar a foto sem o fundo, ou em transparente para edições futuras, é ideal usar o formato “PNG”. Caso prefira com o fundo branco escolha o formato “JPEG”. Confirme em “Salvar”.

Qual é o seu editor de fotos favorito? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Bezerra
    2015-12-17T19:54:30

    Valeu Barbara! Nos ajudou bastante! :D