Editores

04/09/2015 14h00 - Atualizado em 30/08/2016 16h16

Como usar o efeito 'out of focus' no PhotoScape

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O PhotoScape é um editor de imagens gratuito para Windows com ferramentas em português. Um dos efeitos interessantes no programa é o “Região fora de foco” (out of focus, em inglês) que aplica ou retira o desfoque, sépia, brilho e muito mais em apenas uma área específica e selecionada da imagem.

Como melhorar a qualidade das fotos com o PhotoScape e 'tirar o ruído'

Confira o passo a passo para usar a função e aproveite os recursos do software. A ferramenta "out of focus" oferece mais de 18 efeitos para testar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o PhotoScape no computador e clique na aba de “Editor”. Escolha a pasta e depois a foto que deseja aplicar o filtro. Note que há uma janela mostrando as miniaturas das imagens no canto esquerdo. Ao selecionar, a imagem aparecerá em destaque no lado direito;

Selecione a foto no computador para editar no Photoscape (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a foto no computador para editar no Photoscape (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Clique na seta ao lado do botão “Filtro” e selecione “Região (fora de foco)”;

Selecione o filtro de Região fora de foco no PhotoScape (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o filtro de Região fora de foco no PhotoScape (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Uma nova janela será aberta com as opções na listagem da esquerda. A primeira é a tradicional de ajuste de foco. Note que há barras para regular o “Nível” (intensidade do efeito), “Tamanho” (expansão da área afetada pelo efeito) e “Pluma” (espessura e suavidade do ponto de aplicação do efeito). As alterações são mostradas na foto ao mesmo tempo e pode ser modificada quantas vezes quiser;

Ajuste as barras de níveis para dosar o efeito na imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste as barras de níveis para dosar o efeito na imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Passo 4. Há outros 18 efeitos com a “Região (fora de foco)”. O mesmo acontece com o item de “Sépia”. Faça os ajustes necessários e observe que há um ponto que pode ser arrastado para modificar o posicionamento do efeito nas áreas;

Observe o resultado com o filtro em sépia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Observe o resultado com o filtro em sépia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Outro recurso, o "Pastel", permite inverter as posições, ou seja, o efeito será aplicado apenas no ponto da foto e não ao entorno. Para isso, marque a caixa de texto ao lado de “Inverter área” e faça os ajustes nas barras de níveis. Ao terminar confirme em “Ok”;

Se preferir, inverta a área para a aplicação do efeito na foto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Se preferir, inverta a área para a aplicação do efeito na foto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Ao finalizar e escolher o efeito que preferir na “Região (fora de foco)” clique em “Salvar” para guardar o resultado no computador. Selecione a pasta que preferir.

Salve o resultado no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve o resultado no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora que você já sabe usar a ferramenta "out of focus" aproveite o efeito que mais gostar e edite diversas imagens.

Qual é o seu editor de imagens favorito? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares