Armazenamentos

20/09/2015 06h00 - Atualizado em 20/09/2015 06h00

Veja dicas de como tirar o melhor proveito do SSD e turbinar seu PC

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A troca do tradicional HD por um SSD pode ter um impacto extremamente benéfico ao PC, como velocidade de inicialização e carregamento mais rápido de programas e jogos. Porém, apesar de muitos se sentirem satisfeitos com os resultados desta simples troca, há algumas práticas que podem fazer você tirar mais proveito ainda de seu SSD. 

O que é TRIM, como ele beneficia o seu SSD e como saber se está ativo?

Pensando nisso, o TechTudo fez uma lista de coisas que você precisa saber. Veja agora algumas dicas de como aproveitar melhor o seu SSD.

Com as configurações certas, os SSDs podem ser três vezes melhor que os HD (Foto: Divulgação/Samsung) Com as configurações certas, os SSDs podem ser três vezes melhor que os HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Compre SSDs SATA 3

Quando for comprar um SSD, fique atento para a interface que ele usa. Procure sempre comprar discos com interface SATA 3 que, atualmente, é o padrão mais rápido do mercado. Se você comprar um SSD SATA 2, além de perder velocidade, você não poderá desfrutar de placas-mãe mais modernas no futuro.

Cada arquivo no seu quadrado

Em comparação com os HDs, os SSDs são muito mais rápidos e confiáveis. Porém, a grande desvantagem deles em relação àqueles é o seu custo por gigabyte. Apesar desta tecnologia estar se tornando mais acessível, o preço de um SSD ainda é bem maior do que o de um HD com o dobro ou triplo de capacidade.

Assim, uma dica preciosa é usar uma combinação de SSD e HD. Compre o SSD de maior capacidade que o seu bolso permitir e então use-o em conjunto com o seu HD. O segredo está em colocar os arquivos certos no SSD, como o sistema operacional, os programas e os jogos. Os demais arquivos, como músicas, filmes, séries, fotos, documentos e qualquer outro tipo de arquivo, salve no HD.

Com o sistema operacional, software e jogos instalados no SSD, eles serão inicializados e executados muito mais rapidamente. Quando você precisar executar alguma mídia, ela estará salva no HD, que tem muito mais espaço para armazenar esse tipo de coisa.

SSDs são muito mais rápidos que os HDs (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)SSDs são muito mais rápidos que os HDs (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Use symlinks para mover programas do HD para o SSD

É natural que você já tivesse muitos programas instalados em seu HD. Se você não quiser desinstalar todos eles e instalar novamente no SSD, pode usar symlinks para mover um disco para outro. Essa técnica é utilizada para “enganar” o Windows, fazendo-o ‘pensar’ que a pasta do programa está no local original, mesmo sem estar.

Para usar symlinks, abra o prompt de comando como Administrador e use o comando mklink. Depois, é só indicar para qual disco você quer mover (indicando a letra dele) e depois especificar o caminho original do arquivo e o caminho final.

Mova as pastas do sistema para o HD

HyperX Savage é SSD com interface SATA de alta velocidade (Foto: Divulgação/HyperX)HyperX Savage é SSD com interface SATA de alta velocidade (Foto: Divulgação/HyperX)

As bibliotecas do Windows, que contém as pastas Documentos, Imagens, Vídeos e Músicas; são configuradas por padrão para salvarem seus arquivos no mesmo disco onde o sistema operacional se encontra. Se você usar um SSD, logo ele estará lotado de arquivos. É possível alterar o local de salvamento dessas pastas.

Para isso, clique com o botão direito sobre a pasta, como por exemplo “Vídeos” e depois clique em “Propriedades”. Na janela que surge, vá para a aba “Local” e clique no botão “Localizar destino”. Depois, navegue pela árvore de pastas e selecione uma pasta que se encontra em seu HD. Daí, é só clicar em “Ok” que a partir de agora, todo arquivo salvo nesta pasta, será automaticamente enviado para o disco rígido, não ocupando espaço em seu SSD.

Habilite o AHCI (Advanced Host Controller Interface)

A função AHCI (Advanced Host Controller Interface), criada pela Intel e que tem por objetivo aproveitar ao máximo os recursos das unidades de armazenamento que usam a interface SATA. Essa função garante um desempenho de 10 a 15% maior.

A AHCI pode ser ativada por meio de um driver, que a fabricante da placa-mãe fornece. Basta acessar o site e buscar pelo driver mais recente para dispositivos SATA. Aproveite também para atualizar o driver do seu SSD e instalar a versão mais recente do site da fabricante.

Deixe um espaço livre

HD vs. SSD (Foto: Reprodução/Internet)HD vs. SSD (Foto: Reprodução/Internet)

Os SSDs funcionam melhor se tiverem um certo espaço livre. Quando eles atuam com a capacidade quase cheia, o seu desempenho diminui, pois eles terão muitos blocos parcialmente preenchidos. Escrever sobre blocos parcialmente cheios é mais lento que escrever sobre blocos totalmente vazios.

Portanto, o recomendado é que você deixe pelo menos 25% do espaço total do SSD livre. Eu sei, é uma pena diminuir mais ainda a capacidade deste componente. Mas é melhor aproveitá-lo com toda a sua performance do que tê-lo cheio, mas lento. Assim sendo, num SSD de 128 GB, procure deixar cerca de 32 GB livres. Num SSD de 256 GB, deixe 64 GB livres.

Muitos programas e o próprio sistema operacional costumam deixar muito ‘lixo’ salvo nas pastas do sistema. Isso é uma coisa comum e que acontece com praticamente qualquer software. Nesses casos, sempre tenha em mãos programas limpadores, como o CCleaner, que buscam e deletam esses arquivos temporários e inúteis. Assim, você pode liberar ainda mais espaço em seu SSD.

Não desfragmente o seu SSD

Uma prática comum de quem usa HDs e quer melhorar o desempenho, é desfragmentar o disco. Isso reorganiza os arquivos gravados no prato magnético, deixando-os em ordem sequencial e diminuindo o tempo de leitura. Porém, isso não é necessário em um SSD, já que a sua velocidade de leitura é constante, pois os arquivos são gravados em chips de memória Flash.

Desfragmentar um SSD só terá efeitos prejudiais, como aumentar o número de operações de escrita, o que eventualmente diminui desnecessariamente a vida útil do dispositivo.

Habilite o TRIM em seu SSD

O TRIM é um recurso que mantém a performance do SSD estável mesmo depois de muitas operações de escrita. Para entender o TRIM, é preciso entender como funciona a gravação de arquivos no SSD.

O SSD só pode gravar em blocos vazios. Se ele precisa gravar em determinado bloco que já está preenchido, ele precisa ler este bloco, copiar o conteúdo para a memória Memória RAM esvaziar o bloco, escrever a nova informação sobre ele e depois gravar o conteúdo que está na RAM em outro bloco. Se for o caso de sobrescrever um bloco, o SSD ainda adiciona o passo extra de apagar o conteúdo deste bloco.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

O TRIM faz com que os SSDs enxerguem arquivos deletados da mesma forma que os HDs. Quando você apaga um arquivo, o sistema operacional simplesmente marca os blocos do HD que guardavam aquele arquivo como vazios. Mas os dados continuam lá. Posteriormente, quando o sistema precisar daqueles blocos, ele simplesmente grava os novos dados por cima dos antigos.

Com o SSD é a mesma coisa. Se o TRIM estiver ativado, ele vai apagar e consolidar as células que não estão mais em uso simplesmente marcando-as como “vazias”. Assim, da próxima vez que ele precisar escrever sobre aquele bloco, a velocidade será tão rápida quanto era quando você comprou o SSD. Em outras palavras, o TRIM mantém o seu disco de estado sólido rápido e eficiente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Neto
    2015-10-28T12:55:13  

    Inves de ser um HDD pode ser um SAS para armazenar vídeos e pastas com o SSD para programas e jogos?

    recentes

    populares

    • Elias Neto
      2015-10-28T12:55:13  

      SAS é HDD, você quis dizer invés de um SATA?

  • Guilherme Machado
    2015-09-20T15:02:02  

    Um sonho montar um PC ou note com um SSD fica muito mais rápido para tudo, e para os endinheirados tem o SSD mais rápido do mundo, e com a maior capacidade é este Intel DC P3500 2 TB com taxa de leitura de 2.7 GB sim GB e grava a 1.8 GB.. por segundo... tem uns videos no youtube o cara instala o windows 10 e apenas 2 minutos.....este modelo é PCI 3.0

    recentes

    populares

    • Guilherme Machado
      2015-09-20T15:02:02  

      É um sonho... não demora 3 meses tem um muito mais rápido, com o Windows em apenas 15 segundos.

    recentes

    populares

    • Guilherme Machado
      2015-09-20T15:02:02  

      Tem coisas que são desperdício de dinheiro. Claro, se você for filho de algum bandido de Brasília ou príncipe europeu, que se dane. Eu reles-mortal fico no SSD mais básico, e não me arrependo

  • Sidney Santos
    2015-09-20T12:07:08  

    Não muda nada, dinheiro jogado fora!

    recentes

    populares

    • Sidney Santos
      2015-09-20T12:07:08  

      Sidney Santos não muda nada ??? Você não deve ter noção do que é um desempenho de um SSD de verdade.

    recentes

    populares

    • Sidney Santos
      2015-09-20T12:07:08  

      Compra "ssd" do Afeganistão e acha que entende do assunto, é dose...

  • Augusto
    2015-09-20T22:39:22  

    Todo mundo deveria ter um SSD. Faço que diz a dica, uso no sistema operacional, nos programas e jogos. Não precisa ser muito grande pra isso. Pra guardar arquivos uso o hd. Têm que usar em conjunto.

    recentes

    populares

    • Augusto
      2015-09-20T22:39:22  

      Exatamente, até de 64 já resolve par windows e alguns games, eu uso um de 60 para o sistema e 2 TB para a steam e as bibliotecas do PC, negócio é ágil, 10, 15 segundos o PC está pronto para o uso.

    recentes

    populares

    • Augusto
      2015-09-20T22:39:22  

      Todo mundo deveria ter um SSD, então inclui na cesta básica. Dá o dinheiro que eu compro um.

  • Marcelo Souza
    2015-09-21T07:18:58

    Parabéns tech, uma matéria que condiz com a proposta do site. Continuem assim!

  • Cláudio Lobo
    2015-09-21T00:06:17  

    Mudou drasticamente a performance do meu pc, antes carregava completamente o sistema em 1min 30seg, agora leva 1min27seg. Muito bom ! aconselho p/ todos.

    recentes

    populares

    • Cláudio Lobo
      2015-09-21T00:06:17  

      Tem alguma coisa errada. Mesmo no se 486 DX2 fax uma diferença gigante. Acho que na verdade você nunca usou um ou esta confundindo com esses ultrabooks que prometem inicialização rápida com uma pequena participação SSD. Coisa que geralmente so funciona quando o usuário tem alguma experiência e configura da forma correta.

  • Zander Saul
    2015-09-20T21:48:42

    Comprei esse de 512mb da Samsung (o da primeira imagem), que muitos concordam ser o modelo mais avançado do mercado (até lançaram uma versão de 2TB recentemente). Foi bem caro mas o investimento valeu a pena, está tudo rodando mais rápido do que nunca. Vale cada centavo na minha opinião.

  • Silmar Silva
    2015-09-20T13:11:39  

    Puxa, mas não tenho dito; cadê o tal do TRIM que vcs comentam, onde pegar instalar, etc? Caraca, assim qualquer um escreve "artigos"; falei?

    recentes

    populares

    • Silmar Silva
      2015-09-20T13:11:39  

      Eu até poderia entender o comentário de "onde pegar instalar, etc", pois nem todos sabem que isso é nativo do sistema operacional. Mas não custa nada colocar esse termo no Google e pesquisar né? Aqui vc ganha informação, não um curso completo.