Jogos de esporte

26/10/2015 07h00 - Atualizado em 26/10/2015 07h00

Aprenda como marcar e defender para mandar bem em PES 2016

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PES 2016 requer um bom equilíbrio entre jogadas ofensivas e defensivas para vencer as partidas. A marcação é peça chave do game, já que evita gols dos oponentes e ainda prepara o terreno para contra-ataques fulminantes. Confira algumas dicas para marcar em PES 2016, mandar bem na retranca e fechar as portas para os adversários usando marcação dobrada, desarmes precisos, carrinhos, saídas do goleiro e diversas estratégias.

PES 2016: testamos o game com comemorações e provocações inusitadas

Cuidado na hora de desarmar

Desarmes são a função defensiva mais básica de PES 2016, mas não são exatamente fáceis de usar. Para roubar uma bola com eficiência é necessário pressionar o botão de passe duas vezes rapidamente enquanto estiver próximo do oponente.

Pes 2016 (Foto: Divulgação)PES 2016: aprenda como marcar no game de futebol. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O grande problema é que um pequeno erro no planejamento ou atraso na hora de executar o comando pode fazer com que o oponente passe por seu jogador facilmente, ou até mesmo que o seu atleta cometa uma falta dura. Para evitar isso, procure ficar atento à hora exata para pressionar o botão.

Lembre-se dos carrinhos

Visto como jogadas violentas e desleais, os carrinhos também podem ser usados de forma limpa como uma bela maneira de recuperar a bola ou evitar um gol da equipe adversária.

Para isso, tente aplicar carrinhos laterais ou diagonais, sempre com o seu jogador voltado para a bola. Assim será muito mais fácil evitar faltas e desviar para uma área mais segura do gramado.

Pes 2016 (Foto: Reprodução)PES 2016: use carrinhos laterais para desarmar. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Chame reforços

Além de perseguir o oponente com um jogador, também é possível pressionar o adversário com outro atleta, que diminuirá os espaços e tornará a tarefa de recuperar a bola muito mais fácil e segura.

Basta segurar o botão de chute enquanto estiver sem a bola. Mas vale lembrar que isso deixará uma abertura na sua defesa, podendo ser aproveitada por adversários mais experientes.

Pes 2016 (Foto: Reprodução)PES 2016: dobre a marcação para complicar os atacantes. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)


Posicione-se manualmente

Jogar com o botão de desarme pressionado enquanto está sem a bola é uma grande mania dos jogadores de PES 2016, mas essa não é exatamente a melhor maneira de tomar a bola dos adversários.

A melhor opção é controlar seus zagueiros manualmente em direção ao oponente, e só então tentar um desarme. Assim você conseguirá cobrir melhor os espaços vagos do campo.

Pes 2016 (Foto: Reprodução)PES 2016: posicione-se manualmente. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Feche o ângulo com o goleiro

Mais do que só tentar proteger a meta de chutes dos rivais, o goleiro também pode ter um papel importante na sua zaga, se avançando e tentando bloquear as investidas dos atacantes usando os pés.

Para avançar o goleiro, segure Y/Triângulo. Tome cuidado com bolas por cobertura, que poderão deixar seu goleiro sem reação e resultar em um gol fácil para o outro time.

Pes 2016 (Foto: Reprodução)pes 2016: feche o ângulo com o goleiro. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)


Economize nas corridas

Cravar o botão de corrida para fazer com que seus defensores cheguem rapidamente ao atacante rival pode parecer uma ótima ideia, mas fará com que seus jogadores percam muito desempenho ao longo da partida.

Além disso, seus zagueiros também ficarão muito expostos a dribles dos oponentes, dificultando a recuperação depois de uma finta. Procure controlar o tempo de corrida, e evitar piques ao se aproximar do adversário.

Pes 2016 (Foto: Divulgação)PES 2016: poupe o fôlego de seus jogadores. (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Qual o melhor jogo online de futebol? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Vinicus
    2016-01-07T01:24:12  

    Os goleiros são muito fracos, quase todas bolas entram, pode ser chute muito fraco, que passa quase todas.

    recentes

    populares

    • Hugo Vinicus
      2016-01-07T01:24:12  

      Tem que jogar no nível craque ou estrela, os goleiros melhora um pouco...mais ainda assim tem gol defensável

  • Renato Carvalho
    2015-10-27T23:18:03

    achei os goleiro muito fracos,quando o adversário entra na área e chuta fraco o goleiro aceita quase todas.Tem algum esquema pra controlar o goleiro e não tomar esses gols?

  • Serafim Mundo
    2015-10-27T10:31:41  

    Não há receita.

    recentes

    populares

    • Serafim Mundo
      2015-10-27T10:31:41  

      Vdd

  • Neto Rodrigues
    2015-10-27T10:37:57

    O autor dessa materia começou a jogar PES agora. Essas dicas são desde o PSOne

  • Armandinho Junior
    2015-10-26T18:36:34  

    Vocês poderiam ensinar a ganhar mundial sem libertadores... Faz um tutorial aí!

    recentes

    populares

    • Armandinho Junior
      2015-10-26T18:36:34  

      Se um time mexicano for campeão da Libertadores o vice vai para o Mundial. Assim, é possível ser campeão Mundial sem Libertadores.

    recentes

    populares

    • Armandinho Junior
      2015-10-26T18:36:34  

      Essa foi ODA....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Augusto Horta
    2015-10-27T10:18:58

    Os goleiros acabaram com o pes 2016......tá pior que o 2010.....

  • Adriano Oliveira
    2015-10-27T10:17:09

    que apelativo o título da matéria.

  • Renato Silva
    2015-10-27T10:03:35

    Quer dizer que se todos lerem esta matéria, nunca mais será possível fazer gols no PES 2016? :-O

  • Hugo Souza
    2015-10-27T09:41:04

    FIZ TUDO CONFORME INFORMADO NA MATÉRIA E LEVEI GOLS, POSSO PROCESSAR A GLOBO POR PROPAGANDA ENGANOSA?

  • Marcio Gama
    2015-10-27T09:25:15

    Palmeiras primeiro campeão mundo de clubes.

  • Neto Cardoso
    2015-10-27T09:22:24

    Izo non ecziste.

  • Marcus Cacetinho
    2015-10-27T08:56:07  

    Arena Corinthians já está disponivel ?

    recentes

    populares

    • Marcus Cacetinho
      2015-10-27T08:56:07  

      Palhacada esse jogo nem atualkização do PES para ps3 tem.....

    recentes

    populares

    • Marcus Cacetinho
      2015-10-27T08:56:07  

      projeto de jogo.

  • Iron Marçal
    2015-10-27T08:54:52

    alguém sabe se para ps 3 vai ter a arena Corinthians

  • Rodrigo R
    2015-10-27T08:29:21

    Piada .com Alguém ai ja viu ou ouvi-o falar kkk cada uma ...

  • Flávio Fernandes
    2015-10-26T22:10:53  

    VERDADE MESMO O QUE EU LI? APRENDA A NUNCA MAIS TOMAR GOL NO PES? HUM, POR ISSO CONTINUO JOGANDO FIFA DESDE 1994!!!

    recentes

    populares

    • Flávio Fernandes
      2015-10-26T22:10:53  

      ATRASADO

    recentes

    populares

    • Flávio Fernandes
      2015-10-26T22:10:53  

      Retardado...kkk

  • Raphael Gomes
    2015-10-27T07:08:43  

    Essas matérias do Techtudo são demais kkkkkkkkk... "Nunca mais tomar gol."

    recentes

    populares

    • Raphael Gomes
      2015-10-27T07:08:43  

      Nossas essas dicas conheço desde o wing eleven do ps1

  • Thiago Oliveira
    2015-10-27T07:44:58

    Oswaldo e a Diretoria do Mengão podiam ver essas dicas infalíveis. Kkkk' vai que cola. Só rindo pra não chorar.

  • Thiago Oliveira
    2015-10-27T07:41:14

    Tomara que o Oswaldo e a Diretoria do Flamengo olhe essas dicas infalíveis!! Kkkkk" vai que cola. Só rindo pra não chorar.

  • Gabriel
    2015-10-26T16:56:53  

    de verdade? nunca mais vou tomar gols?

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-10-26T16:56:53  

      Isso mesmo! Se você leu a reportagem e jogar comigo, que também li, qual será o placar? Hã? Hã?

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2015-10-26T16:56:53  

      Emerson Martins.... Ri demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eterno 0x0

  • Valentin Terra
    2015-10-26T23:22:34

    a matéria diz que nunca mais se toma gols mas o jogo ta 1-1 vai entender ...

  • Ademar Junior
    2015-10-26T19:17:50  

    Defender no PES é facil. Quero ver defender no FIFA Ultimate Team!

    recentes

    populares

    • Ademar Junior
      2015-10-26T19:17:50  

      Melhor jogo da história, só precisam melhorar os goleiros. Muito fácil fazer gol. Mas o realismo ta show demaaaais Atualiza aeee beira rio no game jaaa

  • Diego Lima
    2015-10-26T22:01:05

    Poderia passar essas instruções para o Marcelo Oliveira, pois nosso verdão vem tomando muitos gols.

  • Marcelo Ferreira
    2015-10-26T15:40:42  

    Esse PES 2016 ficou excelente! Bem melhor que o FIFA.

    recentes

    populares

    • Marcelo Ferreira
      2015-10-26T15:40:42  

      melhor q o fifa não, mas q ficou mto bom ficou sim... (não sou fanboy prefiro fifa mas tenho ambos) no PES 16 cresceu mto, mas ainda tem q melhorar nos comandos de marcação e a deficiência dos goleiros... tu faz gol facil e toma gol facil tb, e gol bobo... goleiros parecem q são retardados...

    recentes

    populares

    • Marcelo Ferreira
      2015-10-26T15:40:42  

      Eu também jogo os dois e achei bem melhor que o FIFA. Quanto a marcação e goleiros, vai me dizer que os goleiros na realidade não tomam gols bobos? A marcação dos times reais são perfeitos? Aliás, tanto a zaga quanto os goleiros também fazem grandes defesas e dificultam a marcação em algumas jogadas. Achei que evoluiu muito, principalmente o efeito "fantasma" (jogador passando por dentro do outro) que ainda continua no FIFA. Chega a irritar.

  • Roberto Pereira
    2015-10-26T19:57:01

    o cara que fez essa matéria, deve ser o maior pato!!! que dicas ridículas, todas básicas nada de novo.

  • Thiago Santos
    2015-10-26T17:36:35  

    os goleiros são todos ruins . coloca tudo 99 neles .. e ainda tomam gols fáceis ... gols toda hora ..

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2015-10-26T17:36:35  

      As vezes os goleiros fazem umas defesas mt boas, mas cansei de tomar gol de rebote do goleiro.