Sistemas Operacionais

22/10/2015 12h00 - Atualizado em 22/10/2015 12h00

Como desativar o Windows Update no Windows 10

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Windows 10, por padrão, instala novas atualizações em segundo plano, sem a intervenção do usuário. O recurso visa manter o sistema sempre em dia com as correções de segurança da fabricante, mas, a necessidade frequente de reiniciar o computador pode incomodar os usuários. Se esse é o seu caso, saiba como desativar completamente o Windows Update. Caso queira, você também inibir temporariamente a instalação de apenas uma atualização específica.

Microsoft defende as polêmicas atualizações cumulativas do Windows 10

Windows 10 adotou sistema de atualizações cumulativas que desagradou uma parte dos usuários (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) (Foto: Windows 10 adotou sistema de atualizações cumulativas que desagradou uma parte dos usuários (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo))Windows 10 adotou sistema de atualizações cumulativas que desagradou uma parte dos usuários (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) (Foto: Windows 10 adotou sistema de atualizações cumulativas que desagradou uma parte dos usuários (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo))

Passo 1. Pressione “Windows + R” para abrir o “Executar” e entre com o comando “gpedit.msc” (sem as aspas);

Abra o editor de polícias locais (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o editor de polícias locais (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, expanda as chaves “Configuração do Computador”, “Modelos Administrativos”, “Componentes do Windows” e “Windows Updade”;

Acesse a chave relacionada ao Windows Update (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a chave relacionada ao Windows Update (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na parte direita da tela, clique duas vezes sobre “Configurar Atualizações Automáticas”. Por fim, marque a opção “Desabilitado” e pressione “OK”;

Desativando o Windows Update por completo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando o Windows Update por completo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira desativar a atualização automática e apenas ser alertado sobre novas atualizações, selecione “Habilitado” e, logo abaixo, escolha “Avisar antes de baixar e instalar qualquer atualização”.

Ativando o alerta de atualizações (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o alerta de atualizações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essa dica simples, o Windows 10 não instalará novas atualizações sem o seu consentimento.

O Windows 10 funciona em PC com software pirata? Comente no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Soares
    2017-07-28T12:10:20  

    No meu micro este comando não entra. Tive a ideia de ir lá no comando msconfig e tirar a marcação do Windows Update - não sei se vai funcionar. Não consigo entender porque não entra o comando informado pelo Tech Tudo porque o micro fala que não foi achado tal arquivo. É uma droga este Windows 10!

    recentes

    populares

    • Luciano Soares
      2017-07-28T12:10:20  

      O Mais provável é que sua versão do Windows seja a Home, a versão gratuita e mais básica do sistema.

  • Maria Carolina
    2017-06-20T00:26:45  

    Tenho um computador vaio de 3 anos de idade, recebeu bem o windows 10, porém a ultima atualização realizada hoje, foi um desastre, tudo travava - cuidado! a ultima atualização do windows 10 exige muito do notebook. Sorte que voltou a configuração anterior na íntegra e foi então que desabilitei o update automático, a dica valeu! Obrigada.

    recentes

    populares

    • Maria Carolina
      2017-06-20T00:26:45  

      Isso aconteceu comigo. Perdi tudo e tive que restaurar.

  • Wanderson Sousa
    2017-05-16T13:44:51  

    faço o mesmo procedimento, porém o meu n aparece a opção configurar atualizações.

    recentes

    populares

    • Wanderson Sousa
      2017-05-16T13:44:51  

      Clique com o botão direito no menu Iniciar e escolha a opção Executar. Digite services.msc e dê OK. Na listagem de serviços, ache o "Windows Update" e dê um duplo clique nele. Clique no botão "Parar" para finalizar o serviço.

    recentes

    populares

    • Wanderson Sousa
      2017-05-16T13:44:51  

      valeu Jorge Nunes você salvou minha vida, faz três dias que eu não consigo usar o windows 10 por causa de uma atualização que ele ta baixando e não termina nunca

  • William Silva
    2017-06-02T17:38:08

    esse w10 e cheio das tretas em?valeu techs

  • Carlo Roberto
    2017-05-22T00:21:08

    Muito bom, obrigado por compartilhar!

  • EDUARDO
    2017-05-10T10:24:16

    Muito bom, tava me dando maior dor de cabeça essas atualizações automáticas, ativei a opção de avisar antes de baixar.

  • João Neto
    2017-05-10T08:56:47

    Valeu!!! Essas atualizações estavam tirando a minha paciência!

  • Vitor Nicioli
    2017-02-23T13:22:58  

    Não entra o "gpedit.msc" no w10

    recentes

    populares

    • Vitor Nicioli
      2017-02-23T13:22:58  

      Você certamente possui a versão Windows Home, esta não contém este serviço. O gpedit.msc está disponível apenas para a versão Windows PRO!

  • Thiago Loureiro
    2017-04-15T17:02:28

    Valeu cara !!! Muito bom !!!

  • Diogo
    2017-03-23T08:27:30

    Muito bom!

  • Amanda Silva
    2017-01-22T13:05:57

    Obrigada!!!! s2

  • Marcelo Alves
    2017-02-24T01:24:14

    a matéria é tão boa, tão inteligente e bem escrita que a solução a gente acha nos comentários, poderiam falar que esta opção só serve no Win10 Prof, na versão mais comum que é a Home nao funciona esse comando, não explicam nada, sendo que é só ir no comando services.msc

  • Wanderson Benigno
    2017-01-20T02:39:07

    Muito Satisfeito com a Ajuda.

  • Matheus Garcia
    2016-12-25T13:24:08

    Muito bom. Obrigado, Techtudo!

  • Antonio Caser
    2016-08-10T18:02:17  

    Engraçado, meu windows 10 não tem gpedit.msc...

    recentes

    populares

    • Antonio Caser
      2016-08-10T18:02:17  

      Vc procura Windows Update sofia. então desativa e aplica.

    recentes

    populares

    • Antonio Caser
      2016-08-10T18:02:17  

      só na versão professional se for home não tem

  • André Loureiro
    2016-11-11T16:59:16  

    quando escrevo "gpedit.msc" aparece a msg que o Windows não pode encontrar. Certifique-se se o nome foi digitado corretamente. o que eu faço??

    recentes

    populares

    • André Loureiro
      2016-11-11T16:59:16  

      Vai no services.msc e desativa o serviço windows update e pronto a mágica está feita.... o gpupdate só funciona na versão professional na versão home (maioria do usados na casas) não tem está opção!

    recentes

    populares

    • André Loureiro
      2016-11-11T16:59:16  

      quer dizer gpedit.msc...

  • Fausto Vieira
    2016-12-10T11:52:56

    Obrigado. Assim não ficamos manipulados na mão do "Tio Bill".

  • Renato
    2016-10-29T17:38:25  

    Não consigo. Ao dar o comando gpedit.msc aparece a mensagem "o windows no pode encontrar o gpedit.msc, verifique se foi digitado corretamente.

    recentes

    populares

    • Renato
      2016-10-29T17:38:25  

      o que fazer então??

    recentes

    populares

    • Renato
      2016-10-29T17:38:25  

      renato achei, digita services.msc

  • Andre Sader
    2016-11-09T03:00:31

    consegui desativar, com a informação abaixo, do Edivando Ribeiro. vlw. obrigado

  • Edivando Ribeiro
    2016-11-07T11:53:26

    Pessoal, e apenas pressionar "Windows + R" Digitar "services.msc" procurar "windows update" e Desativar o serviço.

  • Lindomar Pereira
    2016-10-17T17:21:11  

    Não funciona o comando "gpedit.msc" diz apenas que o Windows não pode encontrar "gpedit.msc".

    recentes

    populares

    • Lindomar Pereira
      2016-10-17T17:21:11  

      Se sua versão do Windows 10 for home edition não funciona esse comando. Pois o gpedit só esta disponível no Windows pro

  • Claudio Oliveira
    2016-10-22T11:34:50

    Não resolveu ! Após acessar o Editor de Política de Grupo e ajustar essas configurações, o Windows ainda continua a baixar as atualizações automaticamente...

  • Henrique
    2016-08-10T21:12:26  

    não funciona comigo. O comando executar não é encontrado.

    recentes

    populares

    • Henrique
      2016-08-10T21:12:26  

      Tem q baixar e instalar manualmente

    recentes

    populares

    • Henrique
      2016-08-10T21:12:26  

      O Gpedit no caso...

  • Antonio Caser
    2016-09-05T15:48:12

    Também no windows 10 tem que fazer GAMBIARRA para desativar esse serviço INÚTIL QUE SÃO AS ATUALIZAÇÕES. - NUNCA usei isso, sempre desativei e NUNCA fez falta, sempre funcionou 100% desde o windows XP. - Sou forçado em algumas situações a ativar, por que a MS bloqueia alguns serviços no windows quando a atualização está desativada.

  • Ana Ferreira
    2016-08-23T17:29:02

    Deu certo,só que agora a lista não aparece muita coisa,só 3 opções.