Edição e criação

01/10/2015 12h00 - Atualizado em 01/10/2015 12h00

Como usar efeitos no Audacity

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Audacity, editor de áudio gratuito para Windows, Mac OS e Linux, permite abrir músicas em diversos formatos e fazer gravações próprias. Entre as funcionalidades estão dezenas de efeitos para alterar a velocidade e reverberar determinada faixa e até aplicar ecos nas vozes. A função pode ser encontrada no menu do programa e permite ajustes personalizados. Confira como usar o recurso no Audacity e dar um toque pessoal nos seus arquivos de áudio.

Como salvar uma música em MP3 com o Audacity

Audacity capa (Foto: Reprodução/Audacity)Aprenda a usar efeitos no Audacity e incremente suas músicas no software (Foto: Reprodução/Audacity)


Passo 1. Abra o Audacity no PC, encontre a música em uma de suas pastas ou faça uma gravação. Para a primeira opção, selecione “Arquivo” e depois “Abrir” para encontrar o arquivo. Para a segunda, basta clicar no botão vermelho de gravação e iniciar;

Abra a faixa no Audacity ou inicie uma gravação para ter o áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra a faixa no Audacity ou inicie uma gravação para ter o áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Com o áudio já aberto no Audacity, clique em “Efeitos”, no menu de configurações do topo, e observe as diversas opções listadas. Para ver mais efeitos, clique no ícone de “seta”. Como exemplo vamos usar a função de “Eco”;

Acesse a listagem de efeitos do Audacity e veja mais itens no ícone de seta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a listagem de efeitos do Audacity e veja mais itens no ícone de seta (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Dependendo do efeito escolhido, uma tela de configurações será aberta. Ajuste os níveis nas barras de controle para personalizar. Para saber como vai ficar antes de concluir, selecione “Preview”. Alguns segundos do áudio será executado com a alteração. Caso esteja do jeito que você quer, confirme em “Ok”;

Faça os ajustes no efeito e veja o resultado no preview (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça os ajustes no efeito e veja o resultado no preview (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Cada efeito oferece ajustes conforme sua finalidade. Veja como exemplo também o efeito “Alterar velocidade”;

Todos os efeitos permitem personalização, como o de alterar velocidade do áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Todos os efeitos permitem personalização, como o de alterar velocidade do áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Arraste a barra de ajuste para a esquerda, caso prefira diminuir a velocidade do áudio e para a direita caso queria aumentar. O botão de “Preview” também está disponível para ver o resultado;

Arraste a barra de controle para ajustar e veja o resultado no botão de preview (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Arraste a barra de controle para ajustar e veja o resultado no botão de preview (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Se arrependeu? Caso o efeito aplicado não esteja do jeito que você queria, é possível reverter e removê-lo de forma simples. Para isso, clique no ícone de Desfazer, representado por uma seta para a esquerda.

O Audacity tem um botão de seta que permite desfazer a alteração no áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O Audacity tem um botão de seta que permite desfazer a alteração no áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora basta escolher o seu efeito preferido, ajustar e aplicar no áudio. Aproveite e faça mixagens interessantes no Audacity. 

Qual é o melhor streaming? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares