Redes sociais

03/11/2015 08h00 - Atualizado em 25/07/2016 16h02

Chat secreto do Telegram: entenda como as mensagens funcionam

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Um dos principais concorrentes do WhatsApp, o Telegram tem o chat secreto com um dos seus diferenciais. O aplicativo promete mais segurança ao usuário, garantindo que as conversas iniciadas dentro da janela secreta não serão invadidas e lidas por curiosos ou hackers.

Telegram no lugar do WhatsApp? Veja por que segurança do app é questionável

Além de criptografia de ponta a ponta, o chat secreto do Telegram incorpora ferramentas úteis como as mensagens que se autodestroem após certo tempo. Para entender melhor como a tecnologia funciona e como usar as principais funções, o TechTudo preparou um guia dos detalhes mais importantes do chat secreto do mensageiro. 

Telegram (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Chat secreto do Telegram: entenda como as mensagens funcionam (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O que são os chats secretos?

O chat secreto é a seção de troca de mensagens com criptografia ponta a ponta. Isso quer dizer que todo o conteúdo trocado por ali – incluindo texto, mídias e documentos – só poderá ser acessado pelo usuário e seu destinatário. Nem o servidor de internet, o administrador de rede ou mesmo o Telegram conseguem ter acesso às mensagens, apenas às pontas da conversa – ou seja, as pessoas do chat.

O segredo para que isso aconteça está na chave criptográfica. Ao iniciar uma conversa secreta, os celulares ou PCs compartilham uma mesma chave, a partir de um método conhecido como Diffie-Hellman. O procedimento é empregado em conjunto com a criptografia AES de 256 bits (ou 32 bytes), pela qual a chave compartilhada será usada para cifrar e decifrar textos e arquivos.

Em termos menos técnicos, é a chave criptográfica que transforma os conteúdos enviados em mensagens codificadas, que irão trafegar pela rede de forma ininteligível. Com isso, somente o aparelho receptor, que tem a mesma chave, consegue decodificar a mensagem. É por isso que, pelo menos idealmente, não há riscos de interceptação do que é conversado em chats secretos.

O mecanismo é idêntico ao das conversas do WhatsApp, que inclusive usa criptografia AES de 256 bits. Em comparação ao chat convencional do próprio Telegram, a diferença é que este usa criptografia cliente-servidor/servidor-cliente. Isso significa que os servidores do Telegram têm acesso às mensagens das conversas normais, que ficam armazenadas na nuvem.

Essa mudança no tratamento dos dados gera resultados perceptíveis para o usuário. No chat secreto, não é possível encaminhar mensagens para terceiros, por exemplo. Além disso, se uma pessoa apaga determinado conteúdo da conversa, ele some do dispositivo do destinatário também. A conversa com criptografia de ponta a ponta também conta com a função de mensagens autodestrutivas, que funcionam de forma similar às do Snapchat.

O que é imagem de chave criptográfica?

Os chats secretos funcionam graças às chaves criptográficas. Cada conversa secreta possui sua própria chave, que é representada pelo aplicativo por uma imagem, além de uma sequência alfanumérica.

A ideia dessa imagem é dar ainda mais segurança aos participantes do chat secreto. Quando as duas pessoas estiverem próximas, basta que comparem a figura e avaliem se ela é igual. Imagem e sequência alfanumérica idênticas significam que nenhum ataque ou tentativa de fraude ocorreu.

Para visualizar a imagem, a primeira coisa a fazer é entrar no chat secreto. Feito isso, dê um toque no nome do contato, localizado no topo da tela.

Tela de chat secreto do Telegram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de chat secreto do Telegram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

No menu com as informações do seu contato, localize a opção “Chave criptográfica” e toque nela.

Menu do contato do Telegram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Menu do contato do Telegram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Veja a imagem da chave criptográfica e a sequência formada por números e letras. Compare com a tela do segundo dispositivo e note que tanto a figura quanto o código alfanumérico são iguais.

Comparação entre imagens da chave criptográfica (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Comparação entre imagens da chave criptográfica (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como funciona a autodestruição de mensagens?

A autodestruição permite definir um período para que as mensagens fiquem disponíveis para visualização no chat secreto. O tempo começa a contar quando a mensagem é exibida na tela do destinatário, ou seja, é identificada com dois traços verdes. Após o período, o conteúdo desaparece de ambos os dispositivos.

Qualquer um dos membros do chat pode alterar o tempo de autodestruição a qualquer momento. É possível configurar o timer para os prazos de 1 a 15 segundos, 30 segundos, 1 minuto, 1 hora, 1 dia ou 1 semana. Uma vez definido, o período de autodestruição será aplicado a todos os conteúdos enviados no chat secreto, mas não afetará as mensagens anteriores.

Para configurar o tempo, basta tocar no ícone de relógio, que fica na barra superior, no aplicativo para Android, e, na caixa de texto, no iPhone (iOS). Em seguida selecione o timer e aperte o botão “Concluído” para aplicar a ferramenta.

Definição do tempo de autodestruição de mensagem no Telegram  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Definição do tempo de autodestruição de mensagem no Telegram (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O único tipo de arquivo que se comporta de forma um pouco diferente são as fotos. Quando alguém envia imagens com tempo de autodestruição de menos de 1 minuto, o destinatário só consegue visualizar se mantiver o dedo pressionado sobre a foto.

Por que o Telegram não deixa o chat secreto por padrão?

Diferentemente do rival WhatsApp, em que a encriptação de ponta a ponta é o padrão, o Telegram opta por oferecer a opção apenas no chat secreto e deixar as conversas normais sem a camada extra de segurança. O motivo para isso, segundo a companhia, é possibilitar que as mensagens possam ser acessíveis de qualquer dispositivo do usuário, o que não seria possível, caso as informações não fossem guardadas na nuvem do servidor. Em comunicado oficial, a empresa explica:

“Enquanto todas as mensagens do Telegram são sempre criptografadas seguramente, mensagens em Chats Secretos usam criptografia cliente-cliente; chats na nuvem utilizam a criptografia cliente-servidor/servidor-cliente e armazenadas, seguramente criptografadas, na Nuvem do Telegram. Isso permite que as mensagens na nuvem do Telegram sejam tanto seguras como imediatamente acessíveis de qualquer de seus dispositivos. Você também pode facilmente pesquisá-las usando busca no servidor — o que é muito útil às vezes.”

Telegram (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Telegram: saiba tudo sobre o chat secreto do app (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Na continuação, a companhia afirma que um dos seus objetivos é trazer um serviço seguro às massas, mesmo que as pessoas não entendem de segurança. “Ser apenas seguro não é suficiente para atingir isto — você também precisa ser rápido, poderoso e de uso fácil. Isto permite que o Telegram seja adotado amplamente em grandes círculos, não apenas por ativistas ou dissidentes, de forma que o simples fato de usar o Telegram não marque usuários como alvos de maior vigilância em certos países”, conclui a nota.

Via TelegramWhatsApp

Como adicionar novos administradores no Telegram? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Silveira
    2016-04-19T12:55:55

    Sou muito mais o Orkut :)

  • Jefferson Martins
    2015-11-03T18:58:32  

    O telegram é anos luz melhor que o whatsapp! O whatsapp até hoje não fizeram um app para PC.

    recentes

    populares

    • Jefferson Martins
      2015-11-03T18:58:32  

      o whatsapp pc eh uma palhaçada...tem ki estar com o celular conectado no wifi ou 3g pra funcionar no telegram eh so entrar e nem precisa do celular conectado...essa eha a vantagem ki o jeferson dise kkkk

    recentes

    populares

    • Jefferson Martins
      2015-11-03T18:58:32  

      e o iphone nao funciona no pc, soh celular android

  • Sinto Autorizado
    2015-11-04T09:10:56

    Por isso uso viber. E até prefiro que ninguém use pra não decair o serviço que é muito superior. Faz uns 3 anos que não sei o que é gastar créditos em ligação... Esses outros aplicativos não passam de SMS de luxo

  • Alexandre Kalil
    2015-11-04T09:09:25

    programinha tosco, ruim, e ninguem usa. Prefiro o facetime. KAKAKAKAAKAKAKAKAAKAAKAKAKAAKAK.... morram pobrezas

  • José Junior
    2015-11-03T17:24:27  

    Quanto seis tao ganhando pra falar mal do Whats ? é a quinta materia em 1 mes que vejo sobre o mesmo tema...

    recentes

    populares

    • José Junior
      2015-11-03T17:24:27  

      Whatsapp dominou, e por ser o mais usado ele se da ao luxo de não evoluir, todos ficam preso ao seu poder. No mínimo, vocês deveriam testar e ter mais uma opção para se comunicar. Quando perderem o celular ou quando a bateria acabar, vocês vão dar muito valor ao Telegram. E se o Telegram ficar tão famoso quanto, teremos milhares de funcionalidades novas no Whatsapp, ou seja, usando só temos a ganhar.

    recentes

    populares

    • José Junior
      2015-11-03T17:24:27  

      Falando mal? Tá louco?

  • Jorge Moreira
    2015-11-03T16:26:37  

    Balela. Todo mundo sabe que se um dado é enviado de um aparelho, existe ou rapidamente existirá uma forma de gravar. Uma solução tosca, mas eficiente, que qualquer Zé Mané com nenhuma noção de informática pode usar é filmar a tela do celular com outro aparelho. Pronto. A conversa "secreta" estará salva.

    recentes

    populares

    • Jorge Moreira
      2015-11-03T16:26:37  

      Jorge o problema não é a segurança ao armazenar no aparelho, isso você pode controlar da sua forma. O problema é a intercepção sem você saber da sua mensagem no meio do caminho, usando o chat secreto é praticamente impossível fazer essa interceptação.

  • Kaio
    2015-11-03T12:23:27  

    Ninguém usa isso

    recentes

    populares

    • Kaio
      2015-11-03T12:23:27  

      So o Marvin

    recentes

    populares

    • Kaio
      2015-11-03T12:23:27  

      E eu!! E mais uns 50 amigos. Fale para seus amigos usarem e seja feliz. No mínimo terá mais uma opção para comunicar.

  • Nina Lottaspaghetti
    2015-11-03T17:38:00

    e os print screen?rsrs

  • Gustavo Souza
    2015-11-03T09:54:50

    Acho que faltou uma funcionalidade bastante interessante em questão de privacidade e segurança que é "Nome de Usuário".

  • Gustavo Souza
    2015-11-03T09:54:23

    teste