Edição e criação

23/11/2015 09h00 - Atualizado em 23/11/2015 09h00

Como usar o Camtasia Studio e editar vídeos para o YouTube

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O Camtasia Studio é um software conhecido por permitir capturar a tela do computador. No entanto, o programa apresenta diversas ferramentas de edição para deixar os vídeos cheios de efeitos antes de postá-los no YouTube. Entre as funções é possível adicionar vinhetas, inserir narrações com um microfone e efeitos visuais nas imagens.

Como gravar a tela do seu computador com o Camtasia Studio

Confira como usar o programa e editar vídeos antes de publicar no YouTube. Vale lembrar que as edições estão disponíveis para teste durante um mês. Após o prazo, é preciso comprar a licença do programa. 

Camtasia Studio (Foto: Divulgação/Camtasia Studio)Aprenda a usar o Camtasia e edite vídeos antes de postar no YouTube (Foto: Divulgação/Camtasia Studio)

Importando um vídeo para o Camtasia

Passo 1. Abra o Camtasia Studio e escolha “Record the screen” para criar um vídeo capturando a tela do computador ou escolha “Import media” caso queira importar um vídeo do PC. Para esse exemplo, carregaremos um arquivo já salvo;

Iniciando o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Iniciando o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Na janela do Explorer, selecione o vídeo que deseja editar e clique em “Abrir”;

Escolhendo um arquivo de vídeo para editar no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Escolhendo um arquivo de vídeo para editar no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. O vídeo será carregado no Camtasia. No entanto, será preciso habilitar a edição do software. Para isso, selecione a miniatura do vídeo, clique com o botão direito do mouse e escolha “Add to Timeline at Playhead”. Nesse momento, o arquivo estará pronto para receber as edições que veremos a seguir.

Habilitando a edição de um vídeo no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Habilitando a edição de um vídeo no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Adicionando uma vinheta

Passo 1. Clique em “Library” e arraste um dos temas para a região de tracks no canto inferior da tela, como mostra a imagem abaixo;

Adicionando uma vinheta a um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Adicionando uma vinheta a um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Rode a pré-visualização do vídeo até o início da vinheta e toque na caixa de texto para selecioná-la. Feito isso, escreva o texto que desejar;

Selecionando a área de texto de uma vinheta do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Selecionando a área de texto de uma vinheta do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Em “Callouts”, escolha o tipo de fundo para o texto que escreveu.

Escolhendo um tipo de fundo para o texto das vinhetas do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Escolhendo um tipo de fundo para o texto das vinhetas do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Inserindo efeitos de zoom no vídeo

Passo 1. Clique em “Zoom-n-Pan” e rode o vídeo até o momento em que deseja inserir o efeito. Feito isso, clique e arraste as linhas de enquadramento para o local do vídeo que deseja ampliar. Clique no play da pré-visualização para verificar como o efeito foi inserido no vídeo.

Inserindo efeitos de zoom em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Inserindo efeitos de zoom em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Editando o áudio do vídeo

Passo 1. Em “Áudio”, siga até a sessão “Editing tools”. Você pode clicar em “Volume down” para reduzir o volume do vídeo, em “Volume up” para aumentar. Clique em “Fade in” para criar o efeito de volume crescente no início do vídeo. Já a opção “Fade out” insere o efeito de volume decrescente no final do vídeo. Caso queira apenas retirar o áudio do vídeo, clique em “Silence”.

Inserindo efeitos de áudio em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Inserindo efeitos de áudio em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Inserindo efeitos de transição

Passo 1. Clique em “More” e acesse a opção “Transitions”;

Acessando opções extras do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando opções extras do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Arraste um efeito de transição para cima da faixa de vídeo, como mostra a imagem abaixo.

inserindo um efeito de transição em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)inserindo um efeito de transição em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Inserindo efeitos visuais no vídeo

Passo 1. Acesse a opção extra “Visual Effects”;

Acessando a opção visual effects do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a opção visual effects do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique na caixa de seleção para inserir um dos efeitos no vídeo. Na imagem abaixo, utilizamos o efeito de borda vermelha, mas você poderá usar outros. Os efeitos são adicionados automaticamente.

Adicionando um efeito visual em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Adicionando um efeito visual em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Adicionando uma narração ao vídeo

Passo 1. Acesse a opção extra “Voice Narration”;

Acessando a opção extra Voice Narration do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a opção extra Voice Narration do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique em “Start Recording” para gravar sua voz utilizando o microfone interno ou externo de seu computador. Para finalizar a gravação, basta tocar na opção “Stop Recording” e o novo áudio será inserido no vídeo original.

Iniciando a gravação de voz no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Iniciando a gravação de voz no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Adicionando uma gravação com a webcam ao vídeo original

Passo 1. Acesse a opção “Record Camera”;

Acessando a opção Record Camera do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a opção "Record Camera" do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique em “Start recording” para iniciar a gravação com sua webcam. Para finalizar, basta clicar em “Stop recording”.

Iniciando uma gravação de vídeo com a webcam com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Iniciando uma gravação de vídeo com a webcam com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Adicionando legendas no vídeo

Passo 1. Acesse a opção extra “Captions”;

Acessando a opção de legendas do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a opção de legendas do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Clique nas caixas de texto e escreva as legendas que deseja. Para adicionar novas legendas, clique em “Add caption media”.

Inserindo legendas em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Inserindo legendas em um vídeo com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Compartilhando o vídeo criado no YouTube

Passo 1. Clique em “Edit” e acesse a opção “Produce and share”;

Acessando a opção de compartilhamento de vídeo do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a opção de compartilhamento de vídeo do Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Em “Show me how to produce my video”, escolha a opção “Share to YouTube” e clique em avançar no canto inferior da janela;

Selecionando o YouTube como opção para salvar um vídeo editado com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Selecionando o YouTube como opção para salvar um vídeo editado com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Forneça seu e-mail de acesso a sua conta no YouTube e toque em “Next”;

Fornecendo o e-mail de acesso a uma conta do YouTube no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Fornecendo o e-mail de acesso a uma conta do YouTube no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Insira sua senha e toque em “Sign in”;

Fornecendo a senha de acesso de uma conta do YouTube no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Fornecendo a senha de acesso de uma conta do YouTube no Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Clique em “Allow” para fornecer ao Cantasia Studio acesso a sua conta no YouTube e, em seguida, clique em “Avançar”;

Fornecendo ao Camtasia Studio acesso a uma conta no YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Fornecendo ao Camtasia Studio acesso a uma conta no YouTube (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Insira o título de seu vídeo, a descrição e coloque se será público ou privado. Feito isso, clique em “Concluir” para finalizar o compartilhamento.

Finalizando o compartilhamento no YouTube de um vídeo editado com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Finalizando o compartilhamento no YouTube de um vídeo editado com o Camtasia Studio (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares