Sistemas Operacionais

16/11/2015 11h21 - Atualizado em 16/11/2015 13h48

Windows 10: Testamos o Update 1, veja o que muda e se vale atualizar

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Windows 10 ganhou o primeiro dos grandes updates de software prometidos pela Microsoft em novembro. Sem nome específico, o pacote com a atualização traz mudanças na interface do sistema operacional, novas ferramentas de personalização, aplicativos inéditos e promete ser até 30% mais rápido do que o Windows 7 na mesma máquina. Mas, será que o sistema renovado cumpre todo o prometido?

Tudo Sobre o Windows 10

O TechTudo baixou, instalou e testou as novidades em um computador doméstico para ajudar você a decidir se vale a pena instalar ou não na sua máquina.

Windows-10-Redacao-1 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Windows 10 em computador da HP mostra tela azul inicial com janela brilhante (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Instalação

Para o alívio de muitos usuários, a instalação do Update 1 é bem menos “traumática” do que a mudança do Windows 7 e 8.x para a versão 10. Não é preciso reservar lugar na fila, esperar muito tempo, nem configurar conta Microsoft ou dar outro passo mais complicado que um clique. Basta abrir o Windows Update e começar e baixar os pacotes lançados pela Microsoft até então. 

Windows 10 pode ter primeira atualização baixada através do Windows Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 pode ter primeira atualização baixada através do Windows Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Antes de começar a atualização, porém, tenha em mente que ela não é das mais rápidas e, em nossos testes, chegou a durar cerca de uma hora e meia. Portanto, evite atualizar seu PC durante o trabalho ou antes de uma tarefa importante.

Interface e personalização

A Microsoft decidiu eliminar algumas incoerências entre a Interface do Windows 10 e a de sistemas antigos. A partir de agora, ao clicar com o botão direito na barra de tarefas ou no Menu Iniciar, um novo menu contexto aparecerá com interface mais amigável ao toque, com fundo mais escuro.

Windows 10 Update 1 trouxe mudanças à interface do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Update 1 trouxe mudanças à interface do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ainda no Menu Iniciar, o Windows 10 ganhou duas novidadades. A primeira é a possibilidade de adicionar uma quarta coluna de blocos dinâmicos ou usar dois blocos largos lado a lado. Já a outra são os novos menus contextos das Live Tiles, que são mais intuitivos para redimensionamento e agora permitem que o usuário execute tarefas sem abrir o aplicativo, como no 3D Touch do iPhone 6S.

Para quem gosta de personalizar, o Windows 10 agora reproduz a cor escolhida pelos usuários também na barra de título do Explorador de Arquivos. Anteriormente, o espaço ficava apenas em branco.

Windows 10 Update 1 agora apresenta cores no Explorer que combina com as do sistema (Foto: Divulgação/Elson de Souza)Windows 10 Update 1 agora apresenta cores no Explorer que combina com as do sistema (Foto: Divulgação/Elson de Souza)

A Microsoft liberou também que o usuário troque o papel de parede do Windows na tela de login por um fundo colorido. Já os donos da versão 10 Pro poderão ativar o Spotlight para trocar o wallpaper da tela de bloqueio diariamente. Por fim, alguns ícones do sistema foram modificados.

Usabilidade

No modo desktop, a Microsoft incluiu uma ótima mudança no Snap View, que divide aplicativos lado a lado. Agora, ao redimensionar um, o outro também será redimensionado e seu tamanho ficará do jeito que o usuário quiser. Anteriormente, as janelas acabavam separadas.

Windows 10 Update 1 teve multitarefas melhorados tanto no desktop como no modo tablet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Update 1 teve multitarefas melhorados tanto no desktop como no modo tablet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o modo tablet trouxe algumas características do Windows 8 de volta. Agora, é possível fechar um app com um movimento para baixo. Além isso, ao exibir dois apps ao mesmo tempo e abrir um terceiro, esse flutuará no meio da tela até que o usuário decida para qual canto ele vai.

Novos aplicativos e funcionalidades

Com o Update 1, donos de notebooks com pouca memória poderão optar por instalar novos apps em HDs externos ou cartões microSD, como já fazem no celular. O Windows 10 agora alerta se há algum problema com o USB conectado ao PC. Além disso, o usuário pode definir sempre a última impressora usada como a padrão.

Para quem costuma esquecer o notebook por aí ou tem medo de ser assaltado, a Microsoft adicionou a função “Localizar meu Dispositivo” ao sistema. O recurso funciona de forma semelhante ao Find My iPhone da Apple e salva localizações periodicamente para que usuário possa encontrar o computador.

Windows 10 chega com novo aplicativo de chat do Skype e opções para vídeo e chamadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 chega com novo aplicativo de chat do Skype e opções para vídeo e chamadas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft incluiu, na surdina, três novos apps com a marca Skype , sendo cada um com uma funcionalidade do mensageiro principal: Telefone (ligações), Mensagens (texto) e Video do Skype (videochamadas). O uso deles ainda não é claro, mas o trio estará no Windows 10 Mobile, o que pode indicar que a Microsoft trabalha em ferramentas como a Continuidade do Mac.

O Sway agora vem incluído no sistema, mesmo para quem optou por não baixá-lo anteriormente. Fora isso, os apps do e-mail, Xbox, calendário, Microsoft Fotos, Microsoft Groove e outros receberam pequenas melhorias, sem grande destaque.

Microsoft Edge renovado

Dos apps do sistema, o Microsoft Edge foi o que recebeu mais novidades - aquelas prometidas hás tempos. Para começar, agora ele exibe os previews das abas abertas quando o usuário posiciona o mouse sobre elas. Além disso, todos os favoritos, senhas e listas de leituras podem ser sincronizado com outros dispositivos conectados à mesma conta, incluindo celulares.

Microsoft Edge agora exibe miniatura das abas e sincroniza informações com outros dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft Edge agora exibe miniatura das abas e sincroniza informações com outros dispositivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O navegador agora também é capaz de transmitir vídeos do YouTube e outros sites para aparelhos com DLNA e Miracast , como o Chromecast funciona. Para os usuários com a Cortana ativada, também será capaz de perguntar coisas à assistente em arquivos PDF.

Cortana mais smart

Para quem usa o Windows em inglês, a Cortana agora permite que o usuário faça uma nota com uma caneta ou os dedos na tela. Além disso, ela é capaz de rastrear ingressos comprados pelo usuário e informar trajetos para o local de evento para garantir que a pessoa chegará a tempo. Por fim, a assistente emite alertas de chamadas perdidas no Windows Phone.

Afinal, vale a pena instalar?

Se você daqueles usuários sedentos por novidades, a primeira atualização do Windows 10 pode decepcionar. O Update trouxe apenas ferramentas para polir o funcionamento do sistema e aumentar o poder do usuário no que diz respeito à personalização. Funcionalidades mais elaboradas ficaram para os próximos meses.

Windows 10 Update 1 trouxe novidades ao menu iniciar, como a fileira adicional de blocos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Update 1 trouxe novidades ao menu iniciar, como a fileira adicional de blocos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por essa razão, usuários mais desconfiados não perderão muita coisa em aguardar alguns dias até tiverem certeza que o update está funcionando normalmente. Nos testes do TechTudo, tudo correu de forma bem tranquila, mas é impossível garantir isso para um sistema tão diverso como o Windows.

Em resumo, o Update 1 é recomendado para quem deseja melhorar ainda mais a sua experiência no PC.

Windows 10 travando sem parar, o que pode ser? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jackson Silva
    2016-04-20T13:46:00

    Prefiro o windows 8.1

  • Leandro Oliveira
    2015-11-16T16:24:11  

    Tive problema com o Windows 10, ele queimou a placa-mãe do meu notebook. Possuo um Dell, mas já vi que usuários do hp também estão tendo problemas...

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2015-11-16T16:24:11  

      Eu tive problemas com a placa de som do meu inspiron 15r, poucos dias após atualizar do 7 para o 10, os auto falantes pararam de funcionar, funcionando apenas com fones de ouvido, tentei atualizar os drivers mas a dell não disponibilizava para o win10. Só consegui resolver o problema formatando e voltando ao win7. Agora win10 só se vier de fábrica.

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2015-11-16T16:24:11  

      De um colega meu, ferrou o HD do not. Eu ainda estou na dúvida de baixar ou não o w10. :/

  • Rafael Souza
    2015-11-16T19:45:44  

    É sempre bom lembrar que qualquer atualização é obrigatória no W10

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-11-16T19:45:44  

      Pra parar sim, mas evitar não! Não tem configurações no Windows Update do Windows 10 que desative as atualizações.

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2015-11-16T19:45:44  

      O meu eu configurei para avisar quando tem atualização, mas não baixar automaticamente, eu atualizo manual, quando quero! Dá pra desativar sim!

  • Felipe Freitas
    2015-11-18T16:45:48

    BUGOU MINHA PLACA NVIDIA E NÃO CONSIGO JOGAR E NEM VER VÍDEOS COM ALTA RESOLUÇÃO. AFFS...

  • Felipe Souza
    2016-01-09T07:49:40  

    TEchTudo, me tira uma dúvida, o Win 10 em si ao ser lançado já era mais rápido na inicialização do que o win 7. O win 10 está agora 30% mais rápido que o Win 7 ou mais rápido que a sua primeira versão antes dessa atualização.? Obrigado

    recentes

    populares

    • Felipe Souza
      2016-01-09T07:49:40  

      Obrigado TECHtudo pela resposta que vocês me deram, fiquei sem duvida nenhuma, SQN! Obrigado ao site.

  • Charles Silva
    2015-11-18T04:41:44

    gostei da atualizaçao.

  • Rennê M
    2015-11-17T17:32:55

    Alguns sons do sistema também mudaram....

  • Juninhosonics
    2015-11-17T11:24:51  

    Cerca de uma hora e meia? Esse pc de vcs deve ser uma carroça então, no meu não levou mais que meia horaa!!!

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2015-11-17T11:24:51  

      serio ? eu procuro feito doido aqui e nada de atualizações novas

  • Tiago Resende
    2015-11-17T10:40:28  

    As atualizações da M$ tinham que voltar a se chamar SP, neste caso: Serviço de Porco. Por acaso já resolveram o problema de 100% do uso do disco ou ainda vamos ter que continuar nas gambiarras?

    recentes

    populares

    • Tiago Resende
      2015-11-17T10:40:28  

      Cara, nunca tive problema com 100% de disco. Não generalize o seu problema...

    recentes

    populares

    • Tiago Resende
      2015-11-17T10:40:28  

      isso acontece pq está marcado a opção de manutenção, desmarque isso e o problema estará resolvido, já aconteceu comigo!

  • Alexandre Rodrigues
    2015-11-16T22:37:59  

    Pergu ta 2: Se eu formatar e instalar via MediaCreationTool , consigo ativar com o meu serial OEM do Windows 8?

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2015-11-16T22:37:59  

      Beleza..

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2015-11-16T22:37:59  

      Eu instalei uma VM do zero, e ativou com uma chave do Win 7 OEM. Pela MAK (Corporativa) não rolou, mas pela OEM foi de boa, sem precisar de upgrade de uma versão anterior...

  • Zionn Colby
    2015-11-17T11:55:39

    Alguns bugs chatos foram corrigidos com essa atualização. Pra mim valeu à pena

  • Alexandre Rodrigues
    2015-11-16T22:36:51  

    Pergunta 1: Fiz update do Windows 8 para Windows 8.1 e depois para Windows 10. Dessa forma não recebo update 1 ou só recebo se aderir ao Windows Insider?

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2015-11-16T22:36:51  

      Mas só saiu ante ontem o update kkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2015-11-16T22:36:51  

      Tem razão. Mas desconfio que para atualização do Windows 8 single language não vai aparecer.... Somente se eu aderir ao Windows Insider OU via Windows Media Tool......

  • Milton Junior
    2015-11-17T07:14:44  

    Gostei do W10, mas estou com o problema do menu iniciar que não abre. Já tentei todas as dicas dos Fóruns e da Microsoft, mas nada funciona! Espero que com essa atualização que farei mais tarde, ele volte a funcionar !

    recentes

    populares

    • Milton Junior
      2015-11-17T07:14:44  

      Amigo, o meu estava com o mesmo problema, devido eu ter feito a Upgrade do 8 para o 10, formatei e fiz uma instalação limpa e o problema foi resolvido.

    recentes

    populares

    • Milton Junior
      2015-11-17T07:14:44  

      No meu caso atualizei todos os drivers e resolveu! Acredito que seja o driver de vídeo!

  • Lucas Kort
    2015-11-16T18:31:32  

    Vcs esqueceram de comentar quanto ao desempenho! Eu percebi uma certa melhora aqui, mas queria saber se ela é universal

    recentes

    populares

    • Lucas Kort
      2015-11-16T18:31:32  

      Conseguiu usar o serial do Windows 7 para ativar?

    recentes

    populares

    • Lucas Kort
      2015-11-16T18:31:32  

      Alexandre. Nesse caso eu primeiro fiz o update e depois a instalação limpa. É um pouco mais trabalhoso.

  • Diego Vieira
    2015-11-17T09:57:58

    Depois de instalar essa atualização meus programas (não os aplicativos) continuam funcionando normalmente?

  • Julio Jorge
    2015-11-17T09:45:34

    Eu havia instalado o Windows 10. Mesmo com o sistema de compatibilidade, não consegui rodar alguns programas que eu vinha rodando no Windows 7. Assim, tive retornar para este sistema operacional.

  • Andre Czpak
    2015-11-17T09:25:04

    Uma porcaria...

  • Ivaldo Santos
    2015-11-17T06:00:39

    Bom! Eu sempre usei o Windows 10 desde a liberação, e notei muita diferença no primeiro Update, Tecmundoo!

  • Silvia
    2015-11-16T19:16:31  

    Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

    recentes

    populares

    • Silvia
      2015-11-16T19:16:31  

      quanto voce ganha ?

  • William Welff
    2015-11-16T13:53:38  

    O negócio é acertar o icone de wifi. Se você precisar "zerar" a senha pq mudou ela no Roteador, é uma luta sem fim.

    recentes

    populares

    • William Welff
      2015-11-16T13:53:38  

      William Noob. Poupe-me.

    recentes

    populares

    • William Welff
      2015-11-16T13:53:38  

      uma coisa que observei é que a bateria parece estar durando menos. E observei também, que a mensagem de bateria fraca 10% não está aparecendo mais.

  • Bruno Ribeiro
    2015-11-16T23:27:28

    Aqui são 6 computadores ( 1 desktop e 5 notebooks). Em 5 computadores o desempenho ficou mais rápido, agora justamente no computador que é mais potente ( i7 , 12gb ram, 2gb geforce...) o sistema ficou extremamente lento, ta parecendo que estou usando um pentium 3. Vou ter que formatar =/

  • Carlos Mink
    2015-11-16T15:48:03  

    AINDA não vale a pena. Não há "drivers" para muitos dispositivos que utilizamos HOJE. A tal "compatibilidade retroativa" não é 100%. É preciso aguardar pelo menos 1 ou 2 anos... Instalei por aki e tive um trabalhão pra "voltar" pro Windows 8.1 (aí os sites dos bancos "voltaram a funcionar", além de outros equipamentos).

    recentes

    populares

    • Carlos Mink
      2015-11-16T15:48:03  

      Muuuito lenta!

    recentes

    populares

    • Carlos Mink
      2015-11-16T15:48:03  

      n há drivers?