Produtividade

09/12/2015 14h00 - Atualizado em 09/12/2015 14h00

Como usar o MailTrack para rastrear e monitorar e-mails

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Rastrear e-mails enviados é uma tarefa simples com a ajuda do MailTrack, extensão gratuita para o Google Chrome. Com o plugin instalado no navegador, o usuário tem a opção de incluir um código secreto nas mensagens enviadas pelo Gmail e descobrir quando foram lidas pelo destinatário.

A história do Gmail; conheça a origem do e-mail do Google

Dessa forma, você saberá se a pessoa já visualizou o seu e-mail e está demorando para responder. Confiras as dicas e aprenda a instalar, configurar e usar o MailTrack para monitorar as mensagens no e-mail do Gmail.

teclado-faixa (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Como usar o MailTrack para rastrear e monitorar e-mails (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Como instalar

Passo 1. Acesse a página de download do MailTrack no TechTudo e clique em “Baixar”;

Acesse a página de downloads do MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a página de downloads do MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, clique em “Usar no Chrome” e, por fim, em “Adicionar extensão” para confirmar a instalação do aplicativo;

Instalando extensão no navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instalando extensão no navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como configurar

Passo 3. Depois de instalar a extensão, a página de configuração do MailTrack será aberta. Nessa parte, clique em “Entrar com o Google”;

Configurando o MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando o MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. A partir de agora, clique em “Use grátis” para continuar, ou em “Passe para for work”, para contratar a assinatura do serviço e ter acesso aos recursos adicionais do MailTrack;

Diferenças entre o plano gratuito e pago (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Diferenças entre o plano gratuito e pago (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Em seguida, acesse a conta no Gmail, clique em “Atualizar autorizações”. Depois disso, vá até “Permitir” para autorizar o acesso do aplicativo aos seus e-mails;

Permita que o app acesse os seus e-mails (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Permita que o app acesse os seus e-mails (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Após realizar os ajustes iniciais, você pode acessar as configurações do MailTrack a qualquer momento, clicando sobre o botão localizado no canto superior direito da página do Gmail;

Acessando as configurações do MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acessando as configurações do MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como usar

Passo 7. O MailTrack funciona de forma totalmente integrada ao Gmail. Para usá-lo, basta criar uma nova mensagem. O recurso já vem habilitado por padrão, mas você pode ativar ou desativar o rastreamento clicando sobre o botão à direita de “Enviar”;

Ativando ou desativando o rastreamento do MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando ou desativando o rastreamento do MailTrack (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Para saber se o e-mail que você enviou já foi lido, acesse a pasta de mensagens enviadas e observe a marcação à esquerda do assunto. O recurso funciona de forma parecida com o WhatsApp: um tique indica que a mensagem foi recebida; dois tiques significam que a mensagem foi visualizada.

Simbologia indica se mensagem foi recebida e visualizada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Simbologia indica se mensagem foi recebida e visualizada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá rastrear os e-mails enviados e descobrir se a pessoa já leu a sua mensagem e ainda não respondeu.

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudinei Costa
    2017-08-24T14:04:36

    Legal, só não gostei que a pessoa que recebe o e-mail também recebe um ícone do mail track, assim ela saberá que estou rastreando o e-mail