17/12/2015 01h48 - Atualizado em 19/07/2016 14h46

Como usar o WhatsApp bloqueado com VPN no 4G, 3G e Wi-Fi

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O bloqueio do WhatsApp já foi determinado pela Justiça em diversas ocasiões. Com isso, as operadoras de telefonia celular e banda larga impedem que o aplicativo funcione no Brasil. Para continuar usando o WhatsApp, uma alternativa é a tecnologia conhecida como VPN, que faz com que o celular funcione como se estivesse conectado de um outro país. Assim, ela libera o acesso ao aplicativo nos celulares Android e no iPhone (iOS). Uma outra opção é recorrer a alternativas ao WhatsApp, como o Telegram.

Lista traz aplicativos de VPN para usar no celular

Se você não quer ficar sem falar com seus amigos, confira como usar o WhatsApp bloqueado no 4G, 3G e Wi-Fi. Vale lembrar que o mais recente caso de bloqueio do aplicativo foi ordenado pela Justiça do Rio de Janeiro em 19 de julho de 2016. Antes disso, o app foi impedido de funcionar no país em 2 de maio, bloqueado pela Justiça de Sergipe.

Como funciona a VPN

Além de saber o que é VPN, é importante ressaltar que ela funciona como uma rede privada dentro da internet. O "dono" da VPN pode, em tese, ter acesso às suas comunicações por WhatsApp e também ao histórico dos sites abertos. Utilize este recurso com moderação, preferencialmente depois de pesquisar provedores de VPN e contratar aquele que lhe parece mais interessante.

Assista a seguir ao vídeo que ensina a usar a VPN enquanto o WhatsApp fora do ar. Na sequência.


Bloqueio do WhatsApp no Brasil: qual a melhor alternativa ao mensageiro? Descubra no Fórum do TechTudo.

- Para Android e iPhone

Passo 1. Baixe o Betternet: Unlimited Free VPN no seu celular e abra o aplicativo ao fim da instalação;

Betternet é um aplicativo para Android e iOS que altera VPN e faz WhatsApp funcionar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Betternet é um aplicativo para Android e iOS que altera VPN e faz WhatsApp funcionar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. O aplicativo exibirá telas de boas vindas. Deslize o dedo da direita para a esquerda até que a opção “Lets Go” apareça;

WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na tela inicial do aplicativo, toque sobre a opção “Conect”;

WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Caso o sistema solicite autorização, faça a confirmação necessária;

Passo 5. Aguarde até que o aplicativo termine a autenticação. Um alerta será exibido no topo da tela sobre o processo;

WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Quando o escudo ficar azul e sorridente, o seu celular estará conectado à VPN;

WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp para Android e iOS pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Acesso o WhatsApp e tente mandar uma mensagem para os seus amigos;

Pronto! Agora você pode mandar mensagens no Android e iOS no WhatsApp seja no 3G ou no Wi-Fi. Caso não dê certo, reinicie o celular e repita a operação.

- WhatsApp Web

O WhatsApp Web também saiu do ar para alguns usuários de banda larga fixa. Para resolver o problema, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1. Baixe a extensão Betternet: Unlimited Free VPN no seu navegador e dê todas as confirmações necessárias;

WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Após instalá-la, ela será exibida no canto superior da tela. Abra o endereço “web.whatsapp.com”;

WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Caso não funcionar, toque sobre a extensão e escolha a opção “Conect”;

WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O processo demorará um pouco. Aguarde até o fim e recarregue a página;

WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)WhatsApp Web pode voltar a funcionar no Brasil com VPN (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora o WhatsApp Web pode ser carregado também no seu computador mesmo com bloqueio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge
    2015-12-17T11:49:18  

    Que beleza heim!!! Todo mundo reclamando de corrupção...Fora A ou Fora B....o gigante acordou....etc. Mas todo mundo querendo BURLAR uma decisão judicial. Lembrem-se disso da proxima vez que forem reclamar de corrupção! Acabar com a corrupção começa nas que praticamos.....

    recentes

    populares

    • Jorge
      2015-12-17T11:49:18  

      Jorge você não sabe o significado da palavra corrupção. Se soubesse não teria postado essa baboseira. Veja primeiro o que é VPN e se ilegal. E aí depois você refaça essa postagem. Valeu?

    recentes

    populares

    • Jorge
      2015-12-17T11:49:18  

      As pessoas não estão erradas em buscar meios alternativos "legais" pra fazer uso do aplicativo.

  • Jonathan Santos
    2015-12-17T09:02:10  

    Vocês acham correto burlar uma Lei, por mais idiota que seja? Se é Lei, tem que se cumprir; então parem de dar dicas as esses hipócritas que falam daqueles que estão lá em cima, mas não se preocupam em cumpri-las.

    recentes

    populares

    • Jonathan Santos
      2015-12-17T09:02:10  

      Jonathan Santos, já ouviu falar de abuso de poder? então, é isso. Quanto que o governo contribuiu com a internet? Desde quando a internet tem dono? Sabe o porque deles ficarem desesperados querendo criar o que eles chamam de Marco Civil? porque o povo se comunicou e eles não querem isso.

    recentes

    populares

    • Jonathan Santos
      2015-12-17T09:02:10  

      Mas eles não vão alegar isso, vão dizer que é pra manter a ordem e segurança dos que utilizam ela. CONVERSA PRA BOI DORMIR.

  • Jesse James
    2016-07-19T15:09:11  

    BAIXEM VPN, ( VIRTUAL PRIVATE NETWORK) , ON = WHATSAPP FUNCIONANDO NORMALMENTE. INFORMAÇAO LIBERTA !!!!!!!

    recentes

    populares

    • Jesse James
      2016-07-19T15:09:11  

      ja ja vai perder seus dados ..

    recentes

    populares

    • Jesse James
      2016-07-19T15:09:11  

      beleza o papagaio de internet, tipo "leite com manga ma,ta "tbm neh ? kkkk

  • Victor Almeida
    2016-07-19T15:57:02  

    Alguém sabe quando volta o whatsapp?

    recentes

    populares

    • Victor Almeida
      2016-07-19T15:57:02  

      Nem sei onde ele foi, imagina quando ele volta!

    recentes

    populares

    • Victor Almeida
      2016-07-19T15:57:02  

      viu .. voltou mesmo dia !!

  • Marcos Kobi
    2016-07-19T19:50:57

    Existem outros aplicativos, tão bons quanto...

  • Roniel Oliveira
    2016-07-19T14:11:21  

    incrível!!!!!!...........caiu mais do que o vasco....e deixou ele em segundo!!!

    recentes

    populares

    • Roniel Oliveira
      2016-07-19T14:11:21  

      flavela detected!!

    recentes

    populares

    • Roniel Oliveira
      2016-07-19T14:11:21  

      parabéns a todos que pegaram ar!

  • Andrade Batista
    2016-07-19T18:24:42  

    Nem quiseram postar meu comentário...

    recentes

    populares

    • Andrade Batista
      2016-07-19T18:24:42  

      Só postam o que lhes convém...

  • Paulo Rocatto
    2016-07-19T18:49:29

    Os juízes que determinam o bloqueio ao zapzap, são menos importantes que o proprio zapzap para a população que nada tem a ver com a briga infantil do judiciário e o zapzap.

  • Bruno Magalhães
    2016-07-19T18:35:46

    Isso, usa VPN mesmo, depois não sabe o que de terem seus dados roubados. :)

  • Marcus Mendonca
    2016-07-19T17:48:51  

    Novamente a justiça comete um erro, o Whatsapp é usado por várias empresas comercialmente para trocar de informações entre os grupos corporativos, agilizando os processos e melhorando a performance das empresas. Facilita o custo das empresas atraves das ligações pela Internet e agiliza o acesso a diversos fornecedores e clientes. O prejuízo não é do whatsapp e sim corporativo.

    recentes

    populares

    • Marcus Mendonca
      2016-07-19T17:48:51  

      Enquanto isso em Brasília, a Pizzaria Planalto solta um novo sabor a cada dia. Conclusão: executivo, legislativo e judiciário todos desacreditados!!!

  • Elton
    2016-07-19T13:38:43  

    Bom que a Justiça tome providência em relação a esta reportagem também, que desrespeita o judiciário brasileiro.

    recentes

    populares

    • Elton
      2016-07-19T13:38:43  

      Rafael, cuidado no que você escreve, a coisa mais fácil e localizar o seu IP, e você ser processado..

    recentes

    populares

    • Elton
      2016-07-19T13:38:43  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Felipe Neves
    2016-07-19T14:38:07  

    Parabéns Globo por ensinar as pessoas a burlar a lei e o pior, colocando os dados das pessoas em risco. Depois brasileiro vem reclamando de político corrupto. Esse país é uma vergonha!

    recentes

    populares

    • Felipe Neves
      2016-07-19T14:38:07  

      Que lei ??? Felipe que lei tem neste Pais ???? Desde quando uma ONIPOTENTE Juiza ferra com a vida de MILHÕES de brasileiros porque não conseguem descobrir nada... O WhatsApp é criptografado para nossa segurança... PENSA é se a pessoa da qual quebraram o sigilo for inocente ???? Amanhã será vc , eu , todos... Vão trabalhar e desvendar o crime sem cometer outro ...

    recentes

    populares

    • Felipe Neves
      2016-07-19T14:38:07  

      Fernando, não estou julgando a determinação da lei, mas sim o comportamento da Globo e das pessoas diante a isso

  • Leandro Chamoro
    2016-07-19T17:58:59

    É só esperar...tem mais juízes viciados em whatsapp do que nós...logo derrubam a liminar..

  • Luan Ferraz
    2016-07-19T16:53:56

    pronto doutora já teve seus minutinhos de fama, agora libera o aplicativo e bota os policiais na rua p trabalhar

  • Silvio Godinho
    2016-07-19T17:38:12

    Amigos e so baixar o telegran , nunca vai ser bloqueado a base e nos USA kkkkk séra que os bandidos não sabem kkkkkkk

  • Rodrigo Xavier
    2016-07-19T15:52:15  

    Que isso veii, conheci uma mina hoje já tava trocando ideia pra marcar um sapeca pra sábado e me fazem isso, a crise já não ajuda e esta juíza já ferra de vez, se eu perder o sapeca vou procurar meus direitos.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Xavier
      2016-07-19T15:52:15  

      kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Xavier
      2016-07-19T15:52:15  

      kkkkkkkkkk...vai ficar se o sapecaiaiá...kkkkkkk

  • José Soares
    2016-07-19T17:36:30

    Vamos deixar de falcatrua e respeitar a justiça brasileira e o STF do PT !

  • Mariana
    2016-07-19T17:31:32

    Ameeeei as dicas ! Obg ;) Deu certo

  • Mike Santos
    2016-07-19T17:25:54

    Povo ta doente por causa dessa porcaria.. viva os anos 90.. eu era feliz e não sabia!

  • Rick
    2016-07-19T17:08:03  

    Nossa 12 pessoas aqui do meu prédio acabaram de se suicidar pq n tem whatsapp....calma gente parece que o mundo ta acabando, vcs viviam antigamente sem essas porcarias e conseguem viver sem tbm agora.... se que falar com a pessoa liga p ela...vai na casa dela manda uma carta...pelo amor de Deus n vejo ninguem reclamando da saude, dos hospitais, da educação no facebook...mas p meter a boca na queda do whatsapp td mundo se une né...tenha dó

    recentes

    populares

    • Rick
      2016-07-19T17:08:03  

      Manda uma carta kkkkkkk ótima ideia

  • Ivo Lopes
    2016-07-19T16:58:11

    Valeu techtudo, deu certo. :D

  • Daniel Cormier
    2016-07-19T14:25:50  

    SOU ENVANGELICO E WHATSS UMA VERDADE ARMA NA MAO DE SATANAS DESTRUINDO CASAMENTOS, AMEM JESUS

    recentes

    populares

    • Daniel Cormier
      2016-07-19T14:25:50  

      O Cornomier teve o casamento destruido pq ela usava o com outro

    recentes

    populares

    • Daniel Cormier
      2016-07-19T14:25:50  

      o whats nao pula a cerca ja quem usa...

  • Silvio Tário
    2016-07-19T16:51:07

    liberem vpn sim......em breve invadirão seu aparelho......baixem o telegram, infinitamente melhor....

  • Claudio Neto
    2016-07-19T16:49:39

    Será que em outros países, mais ou menos desenvolvidos do que o nosso, acontece a mesma coisa?

  • Mauro Bidoia
    2016-07-19T16:49:35

    Todos já conhecem Daniela Assumpção Barbosa. Pode liberar