Celular

21/12/2015 09h00 - Atualizado em 21/12/2015 16h44

Dicas de como usar o Zenfone 5 ajudam a turbinar o celular

Alessandro Junior
por
Para o TechTudo

O Zenfone 5 é o smartphone intermediário da Asus com lançamento em 2014 que continua sendo uma opção atraente para quem procura um celular bom e barato. O aparelho tem recursos interessantes, que podem ajudar o usuário no dia a dia.

Zenfone 5: saiba tudo sobre o smartphone antes de comprar

Diversos modos para fotos, atalhos rápidos na barra de notificações e gerenciamento de autonomia da bateria são algumas das suas principais funções. Conheça nesta matéria especial cinco dicas para aproveitar ao máximo o celular da Asus.

Zenfone 5 tem design mais compacto do que concorrente de linha (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Zenfone 5 tem design mais compacto do que concorrente de linha (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Zenfone 5: conheça as dicas para aproveitar ao máximo o celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Personalize o menu de configurações rápidas

A barra de notificações do Zenfone 5 possui um atalho que dá acesso às configurações rápidas do smartphone, com ícones para ativar ou desativar o Wi-Fi, Bluetooth, entre outros ajustes. É possível personalizar esses atalhos, adicionando mais funcionalidades ou deixando a aparência menos poluída.

Para fazer alterações, acesse a barra de notificações, selecione o ícone das configurações rápidas e aperte o primeiro ícone na parte superior. Uma nova janela se abrirá, onde o usuário pode escolher as opções que preferir. Quando terminar, aperte em “Save” na parte superior da tela.

Zenfone-5-AtalhosModificando os atalhos das configurações rápidas do Zenfone 5. (Imagem: Alessandro Junior/TechTudo)

2. Use o celular pelo PC

Os smartphones da Asus possuem o PC Link, um aplicativo exclusivo que permite usar o celular pelo computador, seja para responder mensagens ou abrir aplicativos do Android no desktop. A solução, no entanto, só está disponível para Windows. O aparelho precisa estar conectado com um cabo USB ou estar na mesma rede Wi-Fi do PC.

Zenfone-5-Usar-no-PCAplicativo PC Link permite espelhar tela do celular no computador. (Foto: Alessandro Junior/TechTudo)

Depois de instalado e aberto em ambos os dispositivos, basta estabelecer a conexão e manter o app em primeiro plano no celular.

Qual foi o melhor celular de 2015? Comente no Fórum do TechTudo

3. Melhore a bateria

O Zenfone 5 possui um recurso nativo para a economia de bateria com três modos: otimizado, ultra-econômico e personalizado. Para ativar uma dessas opções, vá até as configurações, selecione o menu “Gestão de Energia” e então “Economizador de energia”.

Zenfone-5-Otimizar-BateriaCaminho para o gestor de energia do Zenfone 5. (Imagem: Alessandro Junior/TechTudo)

No modo ultra-econômico, a conexão com a Internet é desativada sempre que a tela estiver desligada. Apesar de aumentar a autonomia de forma significativa, essa opção pode fazer com que você perca notificações do WhatsApp, Facebook e outros aplicativos que dependem da conexão. Já no modo otimizado, o aparelho vai definir algumas regras quando a bateria estiver no fim, além de fazer mudanças em alguns aplicativos. Por fim, no modo personalizado, você pode definir as próprias regras, escolhendo inclusive o nível do brilho em alguns aplicativos.

4. Aproveite os recursos da câmera

O aplicativo nativo da câmera do Zenfone 5 possui diversos modos para fotos. Selecionando o botão no canto inferior esquerdo, um menu é exibido com as opções de panorama, cena noturna, selfie, entre outros.

Zenfone-5-Modos-CameraZenfone 5: ajustes de câmera (Imagem: Alessandro Junior/TechTudo)

Uma das funções mais interessantes é o “Retrocesso de Tempo”, que mantém um registro de dois segundos antes de bater a foto e de um segundo após a captura. No final, uma sequência de imagens é exibida, permitindo salvar as melhores.

Outro modo divertido é o “Remoção Inteligente”. Após bater cinco fotos, objetos em movimento são removidos automaticamente da imagem final. Assim, não há risco da paisagem ser substituída por uma pessoa correndo, por exemplo.

5. Ative o Modo Fácil

A interface ZenUI, utilizada no Zenfone 5, pode parecer confusa para alguns usuários. Para contornar esse problema, o celular conta com um recurso chamado “Modo Fácil”, que troca a tela inicial padrão por outra com ícones maiores. Os aplicativos nativos, como o de telefone, agenda e mensagens SMS, também ganham fontes grandes, facilitando a leitura.

Zenfone-5-Modo-FacilModo Fácil do Zenfone 5 (Imagem: Alessandro Junior/TechTudo)

Para ativar a funcionalidade, navegue até as configurações, selecione o menu “Modo Fácil” e depois ative-o clicando no botão da direita superior.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares