Diagnósticos e melhorias

19/12/2015 08h00 - Atualizado em 19/12/2015 08h00

Moto G: como apagar arquivos desnecessários e liberar espaço

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Android e os apps instalados no celular acumulam arquivos desnecessários ao longo do tempo, o que pode comprometer o desempenho do Moto G e ocupar espaço demais na memória do smartphone. Se você está enfrentando esse problema, aprenda a usar o Clean Master, um poderoso aplicativo grátis que examina o sistema e faz uma limpeza no dispositivo.

Moto G 3: dez acessórios para ‘turbinar’ o smartphone

Dessa forma, o seu celular ficará mais rápido e com mais espaço livre para armazenar fotos e músicas.

Moto G possui uma tela superior ao LG L Prime (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Moto G possui uma tela superior ao LG L Prime (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Dica pode deixar o seu Moto G muito mais rápido (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

– Limpando cache

Passo 1. Caso ainda não possua o aplicativo, faça o download do Clean Master na página TechTudo Downloads e instale-o em seu celular;

Passo 2. Em seguida, abra o app e toque na opção “Liberar espaço”. Aguarde até que o Clean Master analise o seu celular e, por fim, clique no botão “Limpar lixo”, na parte inferior da tela, para apagar o cache do sistema e aplicativos.

Apagando arquivos temporários do Moto G (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apagando arquivos temporários do Moto G (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

– Removendo aplicativos

Passo 1. Voltando à tela principal do Clean Master, toque em “Gerenciador de apps”. Por padrão, os aplicativos são ordenados pela data de instalação, mas você pode tocar em “Tamanho” para classificá-los por tamanho e descobrir quais são os mais pesados;

Acesse o gerenciador de aplicativos do Clean Master (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse o gerenciador de aplicativos do Clean Master (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora é só selecionar os aplicativos que você quer apagar e tocar em “Desinstalar”. Em seguida, toque em “OK” para confirmar;

Selecione os aplicativos que você quer desinstalar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione os aplicativos que você quer desinstalar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, confirme novamente a desinstalação do aplicativo e aguarde. Quando o processo terminar, o espaço liberado na memória interna do Moto G será exibido.

Espaço liberado com a desinstalação dos apps (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Espaço liberado com a desinstalação dos apps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Com essas dicas, você pode deixar o seu Moto G mais rápido e liberar espaço na memória interna do aparelho. Lembre-se de refazer os procedimentos acima com alguma frequência para manter o seu celular sempre otimizado.

Android mais recente pesa mais do que os mais antigos? Descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco
    2015-12-19T14:43:11  

    Eu particularmente odeio estes App de limpeza e economia de bateria. Além de deixarem o celular muito mais lento, são irritantes, solicitam a instalação de outros apps e o maior problema, ficam em segundo plano (maior causa da lentidão).Em todos celulares que eu vejo este App eu excluo imediatamente!

    recentes

    populares

    • Marco
      2015-12-19T14:43:11  

      Não baixem, não presta...

    recentes

    populares

    • Marco
      2015-12-19T14:43:11  

      que noticia sinistra, postam qualquer coisa afff

  • Gelson Campos
    2015-12-20T16:02:54  

    Um dia matéria pra excluir outro dia pra instalar

    recentes

    populares

    • Gelson Campos
      2015-12-20T16:02:54  

      Realmente é uma droga,haja paciência.