Sistemas Operacionais

30/01/2016 10h00 - Atualizado em 30/01/2016 10h00

Como excluir a conta da Microsoft e criar login local no Windows 10

Alessandro Junior
por
Para o TechTudo

O Windows 10 permite que o usuário vincule uma conta da Microsoft para fazer login no computador. Dessa forma, informações de autenticação, configurações e aplicativos ficam registrados na nuvem e podem ser acessados rapidamente a partir de qualquer dispositivo em que a conta esteja ativa.

Windows 10 ganha nova build 14251 com novidades para a Cortana

Alguns usuários, no entanto, podem ter preocupações com privacidade ou querer manter o PC com o antigo modo de autenticação. Veja nesse passo a passo como excluir a conta de email e criar um usuário local no sistema.

Nova política da Microsoft visa forçar o upgrade para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Nova política da Microsoft visa forçar o upgrade para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Última atualização da Microsoft, Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Criando uma conta local

Passo 1. Acesse o menu de configurações do Windows 10 clicando em iniciar e depois na opção “Configurações”. Você também pode utilizar o atalho “Win + I”;

Menu de configurações do Windows 10 também pode ser acessado pelo atalho "Win + I". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior) (Foto: Menu de configurações do Windows 10 também pode ser acessado pelo atalho "Win + I". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior))Menu de configurações do Windows 10 também pode ser acessado pelo atalho "Win + I". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)


Passo 2. Quando o painel de configurações se abrir, clique na opção “Contas”;

Caminho para acessar configurações de contas no Windows 10. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior) (Foto: Caminho para acessar configurações de contas no Windows 10. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior))Caminho para acessar configurações de contas no Windows 10. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)


Passo 3. Nesse painel, selecione a opção “Seu email e contas” que fica no menu esquerdo. Depois, clique em “Entrar com uma conta local”;

A partir daqui, você criará um usuário local. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)A partir daqui, você criará um usuário local. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Uma janela irá se abrir, pedindo a verificação dos dados. Insira a sua senha atual e clique em “Avançar”;

Confirme seus dados atuais para adicionar uma nova conta. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Confirme seus dados atuais para adicionar uma nova conta. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 5. Agora, coloque o novo nome de usuário e a nova senha;

Adicionando um usuário local. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Adicionando um usuário local. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 6. Confirme os dados e clique em “Sair e concluir”. Nesse momento, a nova conta começará a funcionar;

Concluindo esses passos, a conta local já estará criada. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Concluindo esses passos, a conta local já estará criada. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Removendo a conta do computador

Agora será preciso remover o usuário antigo vinculado com a conta da Microsoft.

Passo 1. Navegue novamente pelas configurações, depois vá na opção “Contas” e na seção “Família e outros usuários”;

Passo 2. Navegue até o final da página e encontre a opção “Outros usuários”. Selecione a conta que deseja apagar, clique sobre ela e então aperte em “Remover”;

Caminho para apagar conta no Windows 10. Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para apagar conta no Windows 10. Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Uma janela será exibida, perguntando se você deseja apagar a conta e os dados. Conforme o aviso exibido, todos os dados daquele usuário são deletados do computador. Confirme a ação e espere o procedimento terminar.

Excluir a conta também removerá todos os arquivos e dados atrelados a ela. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Excluir a conta também removerá todos os arquivos e dados atrelados a ela. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Deletando a conta da Microsoft

Agora que a conta foi removida do PC, é possível apagá-la da base de dados da Microsoft. O procedimento é opcional e só deve ser feito se você não deseja utilizá-la novamente em outro momento.

Passo 1. Faça o login na conta que deseja apagar pelo endereço login.live.com;

Insira os dados da sua conta da Microsoft. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Insira os dados da sua conta da Microsoft. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. A página de início da sua conta será exibida. Clique em “Segurança e Privacidade” no menu superior;

Caminho para deletar a conta da Microsoft. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Caminho para deletar a conta da Microsoft. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. No menu da esquerda, clique em “Mais configurações de segurança”;

Opção aparece na seção Segurança da conta. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Opção aparece na seção "Segurança da conta". (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Será necessário confirmar algumas opções para prosseguir. É possível escolher receber um código via SMS ou Chamada. Se o número estiver incorreto, marque a opção “Não tenho nenhuma” e siga os passos de verificação, incluindo um novo número;

É necessário efetuar uma verificação de segurança para prosseguir. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)É necessário efetuar uma verificação de segurança para prosseguir. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 5. Após realizar a verificação de segurança, navegue até o final da página e clique no link “Encerrar minha conta”;

Opção aparece no final da página. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Opção aparece no final da página. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 6. Uma mensagem com todas as precauções necessárias antes de encerrar a conta será exibida. Leia atentamente e quando estiver pronto clique em “Próximo”;

Leia a mensagem com atenção para ter certeza que deseja excluir a conta. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Leia a mensagem com atenção para ter certeza que deseja excluir a conta. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 7. Marque as caixas de seleção para ter certeza que você está ciente de todos os acessos que serão perdidos;

Passo 8. No final da página, clique em “Marcar a conta para encerramento”.

Marque as caixas, inclua a justificativa e prossiga. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Marque as caixas, inclua a justificativa e prossiga. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Depois desses passos, a sua conta da Microsoft será apagada dentro de 60 dias. Após esse prazo, não é possível recuperar nenhum outro dado vinculado a ela.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Ferreira
    2017-07-26T14:11:54

    O meu não apareceu essa opção de criar conta local, oque eu faço?

  • Rafael Guimarães
    2017-06-07T08:58:24

    Muito bom , estava precisando muito dessa dica!

  • Regina Martins
    2017-03-13T21:33:46  

    Qual a diferença entre bloquear e sair de uma conta de usuário?

    recentes

    populares

    • Regina Martins
      2017-03-13T21:33:46  

      Regina qdo vc bloqueia o pc vc fecha o acesso ao sistema sendo necessário colocar a senha de usuário novamente! Qdo vc sai da conta de usuário te da a opção de entrar com outra conta no pc!

  • Guilherme Seba
    2016-12-09T23:29:19

    Ajudou muito. Valeu!

  • Josias Netto
    2016-08-03T21:37:43

    me ajudou ! valeu