20/01/2016 06h00 - Atualizado em 20/01/2016 06h00

Descubra se sua câmera ou lente Nikon é original

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Antes de investir em uma câmera ou lente Nikon, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados para ter certeza de que está levando um modelo original para casa. Além de conferir se o aparelho está embalado e com aparência de novo, o usuário pode conferir os números de série, marcas de uso e outros detalhes que revelam se o modelo foi recondicionado, ou seja, consertado e posto novamente à venda.

Confira as câmeras fotográficas por menos de R$ 180 à venda no Brasil

Confira as dicas a seguir e descubra se a sua câmera ou lente da Nikon é original. Fique atento para não cair em ciladas. 

D5500 tem NFC e Wi-Fi embutidos (Foto: Divulgação/Nikon) (Foto: D5500 tem NFC e Wi-Fi embutidos (Foto: Divulgação/Nikon))Veja dicas para descobrir se uma câmera ou lente Nikon é original (Foto: Divulgação/Nikon)


Marcação

Para diferenciar as câmeras recondicionadas das câmeras originais, a maioria dos fabricantes utiliza um código: uma marcação física bem próxima do número de série do modelo. O sinal é um pequeno furo, que geralmente é feito batendo a ponta de um prego, derretendo um alfinete ou até mesmo furado por uma pequena broca. Caso seu aparelho possua a marcação, você já sabe que não é original.

Preste atenção se há alguma marcação física ao lado do número de série (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Preste atenção se há alguma marcação física ao lado do número de série (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Preço

Mesmo que estejam consertadas e funcionando normalmente, os modelos recondicionados não podem ser colocados à venda como novos. Muitas vezes, para conseguir se livrar desses dispositivos, as lojas fazem promoções e oferecem descontos exorbitantes, o que é um sinal de que você deve prestar atenção em todas as dicas para verificar a originalidade do produto.

Caixa completa

Câmeras originais são embaladas em caixas com gráficos, fotos e textos (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Câmeras originais são embaladas em caixas com gráficos, fotos e textos (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Outra forma de identificar se o modelo da sua câmera ou lente Nikon é original é analisando a caixa. Isso porque os dispositivos que foram recondicionados costumam ser embalados em uma caixa branca somente com o logo da marca, apesar do conteúdo dentro dela ser o mesmo. Câmeras originais são embaladas em caixas completas, com gráficos, fotos e textos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Etiquetas

Preste atenção no uso de etiquetas coladas sobre os números de série, já que esse muitas vezes é um truque para disfarçar o número original. A dica vale tanto para o número presente na caixa quanto para o gravado nas câmeras e lentes.

Número de série

Verifique se o número de série da caixa é compatível com o da câmera e o da lente (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Verifique se o número de série da caixa é compatível com o da câmera e o da lente (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Se a sua caixa for completa, outra forma de se certificar que o modelo é original é comparando o número de série da caixa com o número de série da câmera e/ou lente. Caso os números sejam iguais, sua câmera certamente é original.

Marcas de uso

Mais simples de identificar, mas não menos importante, são as marcas de uso. Se você perceber algum arranhão, por menor que seja, ou até mesmo o desgaste de algum parafuso da câmera, é sinal de que ela já foi aberta e, portanto, não é um modelo original.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares