Navegadores

06/02/2016 10h00 - Atualizado em 06/02/2016 10h00

Como baixar e instalar complementos para o Firefox

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os usuários do Mozilla Firefox têm acesso à uma página com os complementos compatíveis com o navegador. Lá é possível encontrar recurso para vídeos, fotos, deixar a navegação web mais rápida e até ferramentas de texto na seção de plugins.

Firefox Portable: como baixar e levar o navegador no pendrive

As extensões funcionam como aplicativos, que podem ser adicionados gratuitamente no browser, organizados e excluídos quando o internauta preferir. Confira como baixar, instalar e gerenciar seus complementos pelo computador.

Firefox_Tela (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Firefox fica mais legal com plugins, os complementos do navegador (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


Baixar e instalar complementos no Firefox

Passo 1. Para encontrar os complementos, clique no menu do Firefox indicado por “três linhas” e selecione “Complementos”;

Acesse o menu de complementos do Mozilla Firefox no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu de complementos do Mozilla Firefox no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, no menu da esquerda, clique em “Adicionar”. Lá é possível buscar por seu complemento favorito na barra de pesquisa no topo direito ou navegar entre as opções na tela;

Menu de Adicionar permite encontrar loja de complementos do Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Menu de Adicionar permite encontrar loja de complementos do Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao encontrar o complemento, clique no item “Instalar” para adicionar no navegador. O recurso será baixado e adicionado no Firefox em alguns segundos, dependendo do tamanho da extensão/plugin;

Inicie a instalação do complemento no navegador Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a instalação do complemento no navegador Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Na maioria dos casos, o complemento é adicionado em um ícone no topo direito do navegador e está pronto para ser utilizado, como mostrado no exemplo. Por vezes, é necessário reiniciar o Firefox para adicionar o complemento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O complemento será adicionado no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O complemento será adicionado no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Gerenciar, ativar e desativar complementos

Passo 1. Ao instalar o complemento, ele poderá ser gerenciado em um menu próprio pelo navegador. Para isso, clique no ícone de “menu” indicado por “três linhas” na direita e selecione “Complementos”;

Acesse o menu lateral para gerenciar os complementos instalados no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu lateral para gerenciar os complementos instalados no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na lateral esquerda estão opções para encontrar as extensões ou plugins adicionados e na direita ficam os itens instalados no navegador;

Tela vai exibir os complementos separados por extensões e plugins (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Tela vai exibir os complementos separados por extensões e plugins (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Não quer usar o complemento mas quer manter instalado? Então clique no botão de “Desativar”. Note que o item ficará em “cinza”. Quando quiser voltar a usar o complemento, selecione “Ativar”. 

Ative e desative complementos no navegador Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative e desative complementos no navegador Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Excluir complementos

Passo 1. É simples excluir um complemento no Firefox. Para isso, acesse o menu de gerenciamento de complementos como já mostrado neste tutorial e encontre na lista o item que deseja remover. Em seguida, clique no botão “Remover”;

Desinstale complementos que não precisar mais no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desinstale complementos que não precisar mais no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Será mostrada uma mensagem de confirmação no topo na tela. Caso se arrependa da ação, clique em “Desfazer”. É recomendado reiniciar o navegador em alguns complementos para finalizar o processo de desinstalação.

Observe a mensagem de confirmação da exclusão do complemento no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Observe a mensagem de confirmação da exclusão do complemento no Firefox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares